Quinta-feira, 25 de janeiro de 2018 - 11h42
Em dois meses de funcionamento, o aplicativo de celular Controle Cidadão – RO contabilizou 44 registros, sendo as maiores demandas nas áreas de educação e saúde. O Controle Cidadão foi desenvolvido pelos técnicos de transparência da Controladoria Geral do Estado (CGE) para permitir que o cidadão tenha acesso direto aos órgãos do governo estadual. A plataforma permite fazer denúncias, reclamações ou elogios, com possibilidade de envio de foto.
O cidadão, quando acessar o dispositivo e encaminhar sua sugestão ou denúncia, vai receber um protocolo para acompanhar diariamente o seu desenrolar. “Toda informação que chega através do aplicativo passa por uma triagem e depois as demandas são encaminhas para as respectivas áreas de atuação do estado”, explicou Rodrigo César Silva Moreira, diretor Executivo da CGE, acrescentando que todas as pessoas recebem respostas dos seus questionamentos.
Segundo ele, a utilidade do aplicativo para o cidadão é muito grande. Antes as pessoas não sabiam com quem falar para fazer uma reclamação ou até mesmo uma denúncia, e agora, de qualquer lugar que elas estejam e na palma da mão, elas fazem valer a sua cidadania. “O aplicativo é um complemento a transparência das ações de governo. Ele facilita o acesso e dá oportunidade da pessoa ser ouvida”.
Conforme destacou Daniel Andrade, da Gerência de Controle de Processos, vários elogios foram recebidos através do aplicativo e até um desafio foi feito para saber se o aplicativo funcionava mesmo. “Teve um caso de um cidadão que, além de fazer o desafio enviou a foto de toda família dele, achando que não ia receber resposta e que o aplicativo não funcionava. Depois que entramos em contato com ele explicando o funcionamento do Controle Cidadão RO e nos colocando à disposição, recebemos muitos elogios”, acrescentou Andrade.
Qualquer pessoa pode ter acesso ao aplicativo Controle Cidadão – RO. Ele está disponível nas plataformas Android e IOS com quatro ícones de serviços: fiscal cidadão, portal transparência, consulta fiscalização e o manual de uso do aplicativo. “As informações do aplicativo chegam direto para o banco de dados da CGE, que tomará todas as providências necessárias”, assegurou Daniel Andrade.
Fonte
Texto: Marilza Rocha
Fotos: Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia
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