Quarta-feira, 28 de maio de 2008 - 14h47
"Essa obra não é minha, essa é uma obra do povo de Rondônia, que marca o bom momento econômico que o nosso Estado atravessa", assim o governador Ivo Cassol iniciou sua fala na solenidade de assinatura da ordem de serviço para a construção do Centro Político Administrativo (CPA). O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (28), na quadra do Sesc Esplanada, que recebeu um grande público, entre autoridades civis e militares, políticos, secretários, assessores e servidores públicos. "Não basta ter uma boa idéia, sem que haja a iniciativa de executá-la, de transformá-la em realidade. Em nossa administração, temos planejado cada ação com responsabilidade. Nenhuma obra é iniciada sem que a haja o recurso garantido para finalizá-la. E o dinheiro para a construção do CPA já está na conta do Governo e por isso estamos assinando a ordem de serviço", destacou Cassol.
A expectativa do governo é de que a construção do CPA seja concluída em 18 meses. "Sem dúvida, o CPA vai representar mais conforto e agilidade nos serviços, assegurando ainda uma redução de custos ao Governo, por concentrar tudo em um só lugar", observou o senador Expedito Júnior, presente ao evento.
Também participaram da solenidade o vice-governador João Cahulla, a primeira-dama, Ivone Cassol, os deputados federais Lindomar Garçom e Moreira Mendes, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Neodi, deputados estaduais, prefeitos e vereadores de municípios do interior.
"Quero agradecer ao esforço de toda a nossa equipe, pois tivemos que desocupar as antigas salas da Esplanadas, que não ofereciam as mínimas condições aos servidores e aos cidadãos. O sacrifício de todos serão recompensado com uma nova e moderna estrutura", completou Cassol.
Construção do CPA vai transformar a capital - De acordo com o projeto do Governo, elaborado pelo Departamento de Obras e Serviços Públicos (Deosp), o CPA deverá ser concluído até 2010 e sua estrutura será formada por cinco prédios dotados de arquitetura moderna e tecnologia avançada, incluindo elevadores, um deles (o do palácio) panorâmico, com uma área construída superior a 49 mil metros quadrados, no espaço da atual Esplanada das Secretarias, na avenida Farqhuar.
Para agilizar a execução do projeto, a licitação será feita em cinco lotes para que cada um fique sob a responsabilidade de empresas diferentes. Os recursos para a construção do CPA foram garantidos com a assinatura de contrato com o Banco do Brasil, no valor de R$ 85 milhões, para obras estruturais.
Pelo projeto, que atende à determinação do governador Ivo Cassol de oferecer espaço mais confortável aos servidores e usuários do serviço público estadual, o palácio governamental será instalado em um prédio de 13 andares, dois dos quais (o 12º e o 13º) destinados à residência oficial, enquanto as demais repartições serão distribuídas por dois prédios de cinco andares e outros dois de sete, ambos em condições de receber mais dois novos andares, de acordo com a necessidade da administração pública no futuro.
O Palácio do Governo, de acordo com o projeto do CPA, está montado sobre o seguinte perfil: subsolo (garagem oficial com 380 lugares; pavimento de CPD); térreo (recepção, identificação e protocolo); nove andares administrativos; um pavimento técnico, um pavimento de transição (segurança e serviços de apoio); dois pavimentos duplex (residência oficial do Governo); cobertura (heliporto).
Fonte: Decom
Deputada Dra. Taíssa destaca asfaltamento ao redor do hospital Regional de Guajará-Mirim
Na terça-feira (16), a deputada Dra. Taíssa Sousa (Podemos) visitou o Hospital Regional de Guajará-Mirim, obra de grande importância para a saúde pú
Deputado Lucas Torres solicita lotação de delegado na Polícia Civil de Extrema
O deputado estadual Delegado Lucas (PP) apresentou uma indicação ao governo de Rondônia e à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (S
Recursos na conta da Prefeitura para nova rodoviária de Cacoal
O deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil) disse nesta segunda-feira (13) que os recursos para a construção da nova rodoviária intermunicipal d
Com apoio do deputado Alan Queiroz, Festival Rondônia de Música será realizado no ano de 2025
O deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) destinou uma emenda parlamentar que viabilizou a realização do Festival Rondônia de Música (Rondofest), u