Sábado, 26 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Audiência Concentrada no Lar do Bebê atende 35 famílias


O Lar do Bebê, da Prefeitura de Porto Velho, recebeu ontem, quarta-feira, 09, a audiência concentrada, organizada por diversas secretarias municipais, pela Justiça da Infância e Juventude, Ministério Público e Defensoria Pública que tem como objetivo agilizar a reinserção de crianças ou adolescentes às suas famílias de origem, ou familiares extensivos (outros parentes) e em último caso a famílias substitutas (adotivas). Nesta audiência foram atendidas 35 famílias no local.

A secretária municipal de Assistência Social, Edna Vasconcelos explica que a prefeitura possui quatro instituições de acolhimento e quando as crianças são encaminhadas para estes locais inicia-se um trabalho de fortalecimento de vínculos familiares. “E este trabalho começa assim que estes menores são recebidos e fazemos um levantamento das necessidades e buscamos sanar de forma em que a criança permaneça o menor tempo possível na instituição”, disse.

A diretora do Lar do Bebê, Salete Paganini, fala que a instituição está atualmente atendendo a 55 crianças e explica que o os critérios para reintegração é que a família tenha um mínimo de estrutura material, emocional e afetiva. “Quando identificamos falta de estrutura, a prefeitura se disponibiliza a atender com o auxílio aluguel e inscrevemos estas famílias nos programas sociais da Semas. Além de uma análise realizada, por meio de várias visitas, pelos os psicólogos e assistentes sociais sobre a afetividade desses pais e parentes para com as crianças e adolescentes”, conta.

Nova Lei

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) recomenda que as audiências concentradas devem ocorrer periodicamente para proporcionar a melhoria do atendimento à crianças e adolescentes em instituições de acolhimento, e principalmente, diminuir o tempo em que estas crianças permanecem nestes locais. A Nova Lei da Adoção Lei 12.010/09, determina a revisão, a cada seis meses, da situação das crianças e adolescentes acolhidos.

Marcos Tessila, promotor da Infância e Juventude, disse que as audiências concentradas acontecem duas vezes ao ano, mas que diariamente são trabalhados diversos casos para que não haja morosidade nas decisões. “Concentramos todos os envolvidos, poder público e famílias. Caso não haja a reintegração, começa o processo de adoção. Lembrando que adoção não é caridade e sim para aqueles que desejam realmente ser pais”, comenta.

A comitiva já esteve na Casa Juventude que atende meninos de 12 a 17 anos; na Casa Moradia, para meninas 12 a 17; e na Casa Cosme e Damião que atende meninos de 07 a 12.

Fonte: Rebeca Barca

Gente de OpiniãoSábado, 26 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

Com fala contundente durante a audiência pública realizada em Alta Floresta do Oeste nesta quinta-feira (24), o deputado Ismael Crispin (MDB) reforç

Deputado Cirone Deiró destina R$ 100 mil para abertura do Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal

Deputado Cirone Deiró destina R$ 100 mil para abertura do Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal

Com o apoio do deputado Cirone Deiró, a abertura do Campeonato Estadual de Motocross será realizada neste sábado, 26 e domingo 27 de abril em Cacoal

Cristiane Lopes participa de entrega histórica de água tratada em União Bandeirantes

Cristiane Lopes participa de entrega histórica de água tratada em União Bandeirantes

União Bandeirantes vive um marco histórico, o distrito rural de Porto Velho agora conta com um moderno sistema de abastecimento de água tratada, gar

Vereador Everaldo Fogaça visita ECO PARQUE Porto Velho e conhece como é o destino do lixo da capital

Vereador Everaldo Fogaça visita ECO PARQUE Porto Velho e conhece como é o destino do lixo da capital

Nesta sexta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) e outros membros da Câmara Municipal fizeram uma visita ao ECO PARQUE Porto Velho, que é o desti

Gente de Opinião Sábado, 26 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)