Terça-feira, 29 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Barco Floriano Rivas bate recorde em atendimento


Pela segunda vez este ano, o barco Floriano Rivas, da prefeitura municipal de Porto Velho, percorreu algumas localidades do Baixo Madeira, para levar vários serviços de saúde para os ribeirinhos. Durante os dias 14 e 26 de maio, a equipe de profissionais da secretaria municipal de Saúde realizou 11.306 atendimentos, entre consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, além da aplicação de vacinas, realização de exames laboratoriais, como hemograma e glicose. Ainda como parte do atendimento, o Barco Floriano Rivas também faz a distribuição de medicamentos e avaliação básica pelas assistentes sociais.

Nesta viagem, o barco Floriano Rivas atendeu a população de Demarcação, São Carlos, Terra Caída, Calama e, Nazaré além de outras dezenas de localidades menores. “O procedimento realizado antes do barco chegar a cada localidade é feito com o apoio das unidades de saúde locais, que emitem um pequeno levantamento dos casos que possivelmente os profissionais do barco vão encontrar, assim é possível prever uma média de atendimentos que serão necessários” explica o administrador hospitalar, Igor Domingos Araújo de Amorim, coordenador da equipe e representante do Departamento de Atenção Básica, da Semusa.

Mulheres e Crianças

As crianças também têm uma atenção especial da equipe de médicos do Floriano Rivas. Com palestras e informativos sobre os cuidados com a escovação e com os dentes, 378 crianças foram orientadas, sobre as técnicas de escovação. As mulheres são informadas sobre os cuidados com a saúde, prevenção de doenças e incentivadas ao exame periódico de prevenção dos cânceres de mama e do colo de útero. Homens e mulheres propensos a hipertensão arterial são orientados sobre os cuidados com a aferição periódica de pressão, além de cuidados com alimentação.

Buscativa

Ao chegar às localidades, logo cedo a equipe começa a buscar a população, que deverá ser atendida. Em alguns casos, os moradores já consultaram ou foram atendidos em algum procedimento nas unidades de saúde local, mas fazem questão de ser atendidos novamente no barco Floriano Rivas. “Em algumas localidades menores, como Papagaio e Conceição do Galera, onde não há uma unidade de saúde ainda, os moradores pedem que a nossa equipe volte mais vezes, se possível uma vez por mês”, diz o coordenador da equipe.

Nas localidades de Santa Catarina e Lago do Cuniã a população foi trazida em embarcações menores e encaminhada ao barco Floriano Riva, para que recebessem o atendimento médico e odontológico.

Cartão SUS

Recentemente lançado na capital, o cartão magnético do SUS que permite que o usuário seja identificado através da rede do Sistema Único de Saúde, ainda não chegou a estas localidades por uma questão de logística, mas todos os moradores que desejam, são registrados no SUS e atendidos sem nenhuma burocracia.

O secretário municipal de Saúde, Williames Pimentel, um dos grandes incentivadores para que o barco Floriano Rivas voltasse a funcionar, ressaltou a importância deste atendimento itinerante levado às comunidades ribeirinhas. “O atendimento dado a estas famílias através do Barco da Semusa é de uma importância vital a essa população que muitas vezes não consegue chegar até a unidade de saúde mais próxima. Em muitos casos a doença não se agrava, pois o barco vai complementar o trabalho feito previamente pelos nossos PSFs e tudo é resolvido preventivamente. Temos inúmeros profissionais que trabalham para manter o funcionamento deste barco Floriano Rivas, são médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e agentes, que fazem um trabalho importantíssimo”, disse Pimentel.

Participaram desta viagem, os técnicos em enfermagem Jair Rodrigues de Souza e Arlene Jose Pedrosa, a auxiliar se farmácia que atuou como vacinadora, Kelcilene da Conceição Rodrigues de Souza, a assistente social, Samia Karla Godoy C. da Rocha, a médica Ana Letícia Maiorquin e a agente de endemias, Jociane Monteiro Botelho, além de uma tripulação formada por comandante, marinheiros e cozinheiros.

Fonte:
 Nara Vargas
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 29 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Motocross em Rondônia: Cacoal recebe primeira etapa do Campeonato Estadual

Motocross em Rondônia: Cacoal recebe primeira etapa do Campeonato Estadual

O motocross em Rondônia vive um momento de destaque e evolução, impulsionado pelo apoio de figuras políticas que acreditam no potencial do esporte p

Deputado Alex Redano prestigia reunião nacional de presidentes de Assembleias Legislativas em Belém

Deputado Alex Redano prestigia reunião nacional de presidentes de Assembleias Legislativas em Belém

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), deputado Alex Redano, marcou presença na Reunião Ordinária do Colegiado de Presidentes

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

Com fala contundente durante a audiência pública realizada em Alta Floresta do Oeste nesta quinta-feira (24), o deputado Ismael Crispin (MDB) reforç

Deputado Cirone Deiró destina R$ 100 mil para abertura do Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal

Deputado Cirone Deiró destina R$ 100 mil para abertura do Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal

Com o apoio do deputado Cirone Deiró, a abertura do Campeonato Estadual de Motocross será realizada neste sábado, 26 e domingo 27 de abril em Cacoal

Gente de Opinião Terça-feira, 29 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)