Sexta-feira, 20 de abril de 2012 - 16h33
Segundo Jacson Pessoa, coordenador de Tecnologia da Casa da Juventude usar copo descartável não pode ser visto como comodidade. “Isto é uma geração desnecessária de resíduos. Em qualquer ambiente que existam copos descartáveis a cena é a mesma. Bateu a vontade de beber alguma coisa, lá se vai mais um copo. O problema desta comodidade é que a fabricação desses copos emite CO2 e outros gases na atmosfera. E sua decomposição pode levar até cem anos. Isso porque este tipo de material é um dos mais nocivos ao meio ambiente”, relatou.
Jacson afirma que neste contexto, todos os funcionários já estão usando canecas ou garrafinhas contribuindo e incentivando os mais de 500 alunos da Casa a aderirem a campanha, diminuindo o uso do descartável. “Estamos finalizando o Plano de Educação Ambiental da Casa. E os alunos têm papel importante na criação deste documento. Uma das primeiras ações do Plano é o não uso de copos descartáveis”, disse.
Ele conta que outras ações estão sendo executadas, mesmo antes do plano estar concluído. “A Casa possui um funcionário que realiza a faxina do espaço, mas já adotou a ideia de limpeza coletiva. Incentivamos os alunos a cuidarem e manterem as salas de aulas limpas. Além disso, vamos fazer a coleta seletiva de lixo, mais uma etapa do nosso Plano de Educação Ambiental”, acrescenta Jacson.
A atendente Jéssica Façanha Gutierres achou ótima a campanha. “Acho maravilhosa a ideia. Muitas pessoas cada vez que tomam água utilizam um copo diferente. Aqui realizo o atendimento e já percebi a diferença nas atitudes dos frequentadores da Casa. Estamos contribuindo para o meio ambiente”, comenta.
Jacson ressalta que se cada um levar a sua caneca, a redução no gasto com copos plásticos já será considerável. E que isso pode ser difundido para outros órgãos e demais empresas públicas ou particulares. “Se no local onde você trabalha não há esse incentivo, comece por vontade própria. Carregue na bolsa ou mochila uma garrafinha de água ou uma caneca. Mesmo que seja de plástico, você pode usar a mesma por muito tempo, sem precisar jogar fora”, disse.
Fonte: Rebeca Barca
“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência
Com fala contundente durante a audiência pública realizada em Alta Floresta do Oeste nesta quinta-feira (24), o deputado Ismael Crispin (MDB) reforç
Deputado Cirone Deiró destina R$ 100 mil para abertura do Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal
Com o apoio do deputado Cirone Deiró, a abertura do Campeonato Estadual de Motocross será realizada neste sábado, 26 e domingo 27 de abril em Cacoal
Cristiane Lopes participa de entrega histórica de água tratada em União Bandeirantes
União Bandeirantes vive um marco histórico, o distrito rural de Porto Velho agora conta com um moderno sistema de abastecimento de água tratada, gar
Vereador Everaldo Fogaça visita ECO PARQUE Porto Velho e conhece como é o destino do lixo da capital
Nesta sexta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) e outros membros da Câmara Municipal fizeram uma visita ao ECO PARQUE Porto Velho, que é o desti