Segunda-feira, 1 de outubro de 2007 - 07h21
Censo 2007: Vilhena sobe e Ouro Preto desaba. Com 311.791 habitantes, o município de Porto Velho (que completa amanhã, dia 2 de outubro, 93 anos de emancipação), conforme os dados preliminares do Censo 2007 do IBGE, é o maior de Rondônia e o terceiro da Amazônia, perdendo somente para Manaus e Belém. Já, Pimenteiras, na fronteira com a Bolívia, no extremo sul do estado, é o menor município rondoniense com apenas 2.341 habitantes. Vilhena foi o que mais cresceu, ultrapassando Jaru, ficando agora na 5ª colocação do ranking das maiores cidades rondonienses.
Embora haja uma enorme gritaria dos prefeitos com relação aos números preliminares do censo e o eleitorado de municípios como Porto Velho 240 mil eleitores sinalize para uma população de pelo menos 360 mil, valores bem maiores do que os auscultados pelo IBGE, sabe-se que o Estado de Rondônia foi objeto de deslocamentos migratórios internos e externos nos últimos anos.
Alguns municípios, toma-se como exemplo Ouro Preto do Oeste, perderam habitantes para novas frentes de colonização em Rondônia, Mato Grosso, Acre e Sul do amazonas e, também, exportou mão de obra operária para os Estados Unidos, Portugal e Espanha. Atualmente milhares de pedreiros empregadas domésticas, eletricistas e azulejistas da região central estão trabalhando em grandes empreiteiras americanas, espanholas e portuguesas.
O mesmo problema ocorrido na Bacia Leiteira de Jaru e Ouro Preto também foi detectado em Ji-Paraná, cujas perdas demográficas tem a ver com o avanço da exploração da madeira e da pecuária nas regiões da Ponta do Abunã, Buritis e Nova Mamoré, onde pipocaram várias localidades em plena selva nos últimos dois anos.
A rigor, poucos municípios conseguiram números positivos. A própria Buritis, campeã nacional de crescimento na última década, também acabou cedendo migrantes para a Ponta do Abunã e Vale do Guaporé. Mesmo assim teve força para ultrapassar Pimenta Bueno conquistando a décima colocação entre os 52 municípios do estado.
Os números definitivos do Censo 2007 serão divulgados no próximo dia 05, mas já existem vários pedidos de revisão porque muitos municípios se sentem prejudicados com a contagem para efeito de repasses do Fundo de Participação dos Municípios FPM, conforme revela hoje reportagem especial do jornalista Luiz Martins, no Diário da Amazônia. Veja a seguir o ranking dos principais municípios do estado:
1 Porto Velho...............311.791 (região Norte)
2 Ji-Paraná ..................106.461 (região central)
3 Ariquemes.................. 78.763 ( Vale do Jamari)
4 Cacoal ........................75.301 ( Região do Café)
5 Vilhena.......................65.350 (Cone Sul)
6 Jaru ............................51.651 (Bacia Leiteira)
7 Rolim de Noura..........48.359 (Zona da Mata)
8 Guajará-Mirim............38.135 (Vale do Guaporé)
9 Ouro Preto .................34.603 (Bacia Leiteira)
10 Buritis......................32.678 (Vale do Jamari)
11 Pimenta Bueno .........32.631 (Cone Sul)
12 Espigão do Oeste ......27.536 (Cone Sul)
13 Alta Floresta .............23.140 (Zona da Mata)
14 Presidente Médici.....22.568 (região central)
15 São Miguel ..............22.446 (Médio Guaporé)
Fonte: Carlos Sperança - Gentedeopinião
Vereador Everaldo Fogaça vai presidir Comissão de Honrarias da Câmara Municipal de Porto Velho
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) se destaca como presidente da Comissão de Honrarias da Câmara Municipal de Porto Velho, uma das comissões mais dinâ
Vereador Everaldo Fogaça discute projetos de inclusão na rede municipal de ensino de Porto Velho
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) esteve em reunião com o secretário de educação de Porto Velho, Leonardo Leocadio, e o secretário adjunto, Walter Na
O governador de Rondônia Coronel Marcos Rocha sancionou a Lei nº 5.976/25, que estabelece validade indeterminada para laudos médicos periciais que a
DER atende indicação e inicia recuperação da RO-420 entre Buritis e Nova Mamoré
Redano, comemorou a recuperação da RO-420 que está sendo feita pelo Governo do Estado via Departamento de Estradas de Rodagem (DER), no trecho que l