Sexta-feira, 20 de abril de 2012 - 19h39
Em solenidade realizada no teatro Banzeiros, em Porto Velho (RO), na tarde desta sexta-feira (20), o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), Federação Nacional de Enfermagem (FNE) e Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) deram início à pesquisa nacional para traçar o perfil da enfermagem no Brasil, que vai apontar as políticas mais adequadas para o SUS. 
A pesquisa é financiada pelo Cofen, com apoio do Ministério da Saúde e das organizações representativas da enfermagem brasileira, mas coube à Fiocruz a sua coordenação. Os resultados vão ser compartilhados com todas as instituições envolvidas nas políticas públicas de saúde e organizações representativas da enfermagem.
A pesquisa, segundo a coordenadora Maria Helena Machado Diniz (Fiocruz), será aplicada em todos as regiões brasileiras, o que permitirá traçar o perfil de cada região e de cada Estado. “Começamos a pesquisa de campo pela Região Amazônica, em especial em Rondônia, estado com uma complexidade ímpar e de uma diversidade robusta. Além das organizações conveniadas, agradecemos o apoio da OPAS, CNTSS, CNTS, ANATEL e o Fórum Nacional dos Auxiliares de Enfermagem”, informou Diniz.
O primeiro questionário respondido na pesquisa foi o do enfermeiro rondoniense Manoel Carlos Neri da Silva, presidente do Cofen. “Aproveitamos este evento de início dos trabalhos aplicando o questionário ao presidente do Cofen, Manoel Carlos Neri: uma pessoa corajosa, digna e líder. Este ato simboliza, portanto, toda equipe de enfermagem do Brasil e uma nova era na história da profissão”, disse.
Em sua última solenidade pública como presidente do Cofen (Márcia Krempel assume a presidência do Cofen nesta segunda-feira, 23), Manoel Carlos Neri da Silva, agradeceu as homenagens que recebeu nos últimos dias e lembrou que a pesquisa 'Perfil da enfermagem Brasileira' foi possível depois que as organizações representativas da profissão voltaram a trabalhar uma pauta comum. “Os problemas políticos e éticos provocados pelos antecessores da presidência do Cofen afastaram-nos, provocando prejuízos incomensuráveis às lutas da enfermagem brasileira. Reaproximamos nossas instituições, construímos caminhos de luta comum e unimos a enfermagem brasileira. O início da pesquisa é fruto dessa união”, avaliou Neri.
Para Neri, a nova presidente do Cofen, Márcia Krempel, é comprometida com a mesma linha política adotada por ele e as relações com as demais representações da profissão continuarão firmes e fortes. “Márcia conhece o sistema e tem sinalizado que vai fortalecer ainda mais os laços do Cofen com as demais instituições da enfermagem. Não tenho dúvida de que vai ser uma gestão de grandes avanços”, observou.
Fonte: Robson Souza de Oliveira
Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputado Alex Redano destaca necessidade de construção de novo Grupamento Policial em Theobroma
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, apresentou indicação ao governo do estado, com enc

O Grande Oriente do Brasil – Rondônia (GOB, RO) recebeu, na tarde desta quinta-feira, às 16h30, no Palácio Maçônico Euclides Sampaio Froes, a deputa

Deputada Sílvia Cristina comanda grande evento de filiação do partido Progressistas em Porto Velho
O auditório da Unipar, em Porto Velho, recebeu um grande público para prestigiar o ato de filiação de novas lideranças ao partido Progressistas, na

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, por unanimidade, o projeto de lei do deputado Luís do Hospital (MDB) que autoriza a oferta dos
Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)