Quarta-feira, 20 de dezembro de 2017 - 09h02
O Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Conder) aprovou na tarde de segunda-feira 18.12, em sua 58ª Reunião Ordinária, o aporte de R$ 6.830.956,80 (seis milhões, oitocentos e trinta mil, novecentos e cinquenta e seis reais e oitenta centavos), para as obras de alfandegamento de cargas e passageiros do Aeroporto Internacional Jorge Teixeira, em Porto Velho.
A reunião contou com a presença do Presidente da Fecomércio-RO, Raniery Coelho, que ressaltou a importância da decisão para a economia e o desenvolvimento de Rondônia. Ele também destacou o trabalho realizado pela Infraero-RO, em parceria com a Fecomércio-RO, a Fiero, ABAV, Associação Brasileira de Táxi Aéreo, Suder e Sindicato Nacional de Táxi Aéreo.
Segundo o Presidente, o alfandegamento era uma das obras mais aguardadas pelo setor produtivo. “Há dois anos, a Infraero e os parceiros iniciaram um estudo junto à Anvisa e Receita Federal para o alfandegamento do aeroporto da capital. Esse estudo foi entregue pessoalmente ao Governador, aos membros das bancadas estadual e federal, ao prefeito da capital, vereadores, ao Ministro dos Transportes, Maurício Quintella. Felizmente, o Governo estadual abraçou essa causa e agora nosso aeroporto começa a viver um novo tempo”, disse o Presidente.
Raniery Coelho disse ainda que há um mês, a deputada federal Marinha Raupp anunciou a construção dos ELO´s do aeroporto da capital, que é mais uma obra de infraestrutura necessária ao alfandegamento. O ELO é um conjunto de conectores climatizados que ligam as aeronaves às salas de embarque e desembarque, garantindo a chegada ou partida de passageiros com conforto, segurança e acessibilidade.
No dia 23 de novembro, a Presidência da Fecomércio-RO enviou uma Carta ao govenador Confúcio Moura, que também é presidente do Conder, solicitando o recurso para o alfandegamento. Na Carta, Raniery Coelho destacou a importância do alfandegamento para o desenvolvimento da aviação regional e do turismo. “O aeroporto alfandegado vai estreitar ainda mais o intercâmbio comercial e cultural já estabelecido com as nações andinas. É a concretização de um trabalho que já vem sendo construído pelo Governador Confúcio Moura nos últimos anos”.
CONDER
O Conder é um conselho formado por representantes das Secretarias estaduais e Federações ligadas ao setor produtivo. É um fórum que debate e autoriza políticas de incentivos para o desenvolvimento do Estado. Além da Fecomércio-RO fazem parte desse conselho, as Federações da Indústria (Fiero), Agricultura (Faperon), Associações Comerciais (Facer), Banco do Brasil, Basa, Caixa Econômica e as Secretarias de Planejamento (Seplan), Finanças (Sefin) e Desenvolvimento Econômico (Sedes). Essas entidades foram fundamentais para a aprovação do recurso do alfandegamento do aeroporto.
Deputada Dra. Taíssa destaca asfaltamento ao redor do hospital Regional de Guajará-Mirim
Na terça-feira (16), a deputada Dra. Taíssa Sousa (Podemos) visitou o Hospital Regional de Guajará-Mirim, obra de grande importância para a saúde pú
Deputado Lucas Torres solicita lotação de delegado na Polícia Civil de Extrema
O deputado estadual Delegado Lucas (PP) apresentou uma indicação ao governo de Rondônia e à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (S
Recursos na conta da Prefeitura para nova rodoviária de Cacoal
O deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil) disse nesta segunda-feira (13) que os recursos para a construção da nova rodoviária intermunicipal d
Com apoio do deputado Alan Queiroz, Festival Rondônia de Música será realizado no ano de 2025
O deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) destinou uma emenda parlamentar que viabilizou a realização do Festival Rondônia de Música (Rondofest), u