Quarta-feira, 6 de junho de 2018 - 19h02
Avança a mobilização para tornar o Aeroporto Internacional Jorge Teixeira, em Porto Velho, apto a receber voos internacionais. Na manhã desta quarta-feira (6/6), o governador Daniel Pereira recebeu no Palácio Rio Madeira o diretor de Operações e Serviços Técnicos da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), João Márcio Jordão, acompanhado da deputada federal Marinha Raupp, para alinhar as ações para alfandegamento.
O recurso está garantido pelo governo do Estado. São mais de R$ 6 milhões. De acordo com o diretor, existe um cronograma para que sejam feitas as adequações necessárias para tornar o aeroporto apto a receber voos internacionais. ‘‘Nós queremos ainda este ano estar com esse aeroporto alfandegado’’, disse o diretor.
A previsão é que em cerca 30 dias os projetos de adequações fiquem prontos; e com o recurso já disponível será iniciada a obra. É preciso instalar Raio-X e Controle Automático de Pesagem (Coap) internacional.
Para o governador, a internacionalização do aeroporto trará um impacto positivo para o desenvolvimento do Estado. ‘‘Rondônia tem se consolidando como estado da produção agropecuária, mas nós também temos um potencial turístico para ser difundido, seja em relação a monumentos como o Forte Príncipe da Beira, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, o legado de Rondon em relação as Linhas Telegráficas, nós também temos recursos naturais que nos permitem fomentar o turismo, mas para isso é preciso ter acesso’’, disse o governador.
Daniel destacou ainda que o Estado tem estreitado relações com diversões países. ‘‘Nós acabamos de fazer um grande evento, que foi a 7ª Rondônia Rural Show, onde nós tivemos representantes de 11 nacionalidades, então Rondônia não pode ser mais um Estado que, para chegar a ele, tem que deslocar para São Paulo, Brasília ou Manaus, pelo trabalho que nós estamos fazendo de nos aproximar de países de todos os continentes, se faz necessário que o aeroporto seja internacionalizado’’, avalia o governador.
De acordo com o superintendente Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), Basílio Leandro de Oliveira, há países que já sinalizaram interesse em rotas aéreas internacionais no aeroporto de Porto Velho. ‘‘Companhias aéreas da Bolívia e também do Peru estão interessadas em fazer a rota Cuzco/Porto Velho e Santa Cruz de La Sierra/Porto Velho, e temos a plena convicção que esses voos serão um sucesso’’, disse Basílio.
CONECTORES
A mobilização para que a internacionalização aconteça de fato acontece em um momento que o aeroporto passa por modernização. Ainda nesta manhã foi realizada solenidade de inauguração do Sistema ELO, conectores de embarque e desembarque de passageiros.
A obra durou cinco meses, foram investidos R$ 5,5 milhões, recurso da Infraero, e trouxe para Porto Velho uma das estruturas mais modernas do país com conectores modulares e acoplado com elevador. ‘‘Um projeto inovador que visa conforto e acessibilidade’’, explica o diretor. ‘‘Com isso, teremos um serviço mais humanizado, principalmente para aqueles que tem dificuldade de locomoção’’, disse o governador. Ele ainda apresentou pedido a Infraero para que estruturas como essa também sejam instaladas nos aeroportos de Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena.
Lei garante validade indeterminada para laudos de TEA e deficiências permanentes
Para aliviar a burocracia e respeitar as condições irreversíveis de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências permanentes, a d
Vereador Everaldo Fogaça vai presidir Comissão de Honrarias da Câmara Municipal de Porto Velho
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) se destaca como presidente da Comissão de Honrarias da Câmara Municipal de Porto Velho, uma das comissões mais dinâ
Vereador Everaldo Fogaça discute projetos de inclusão na rede municipal de ensino de Porto Velho
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) esteve em reunião com o secretário de educação de Porto Velho, Leonardo Leocadio, e o secretário adjunto, Walter Na
O governador de Rondônia Coronel Marcos Rocha sancionou a Lei nº 5.976/25, que estabelece validade indeterminada para laudos médicos periciais que a