Segunda-feira, 28 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Conselho pretende diminuir índice de crianças de ruas


Representantes do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente, da secretaria municipal de Assistência Social e sociedade civil organizada reuniram-se na sede dos conselhos tutelares, no Bairro Embratel, ontem,  quinta-feira, 22, para conhecer a ferramenta e uma plataforma virtual que possibilita o cadastro e lançamento de dados de crianças e adolescentes em situação de Rua em Porto Velho.

O palestrante Manuel Torquato, secretário executivo nacional na campanha ‘Criança não é de Rua’, disse que a ferramenta terá sucesso se todos aderirem e que é importante traçar o perfil e quantificação de crianças nas capitais brasileiras que se encontram nessa situação.

“Queremos mensurar estas crianças. O Governo Federal ainda não tem dados oficiais. E a proposta é ter estas estatísticas. Esta é uma ferramenta de controle social, com ela teremos como agir especificamente. Saberemos se usam drogas, por que saíram de casa e com estes números teremos respaldo para ver políticas públicas que solucionem estas situações”, afirma.

Fernanda Rocha, secretária executiva do Conselho da Criança e do Adolescente conta que a primeira iniciativa que o conselho vai tomar é apresentar esse observatório para os demais membros do colegiado e buscar parcerias. “Juntamente com a secretaria municipal de Assistentência Social encabeçamos a campanha ‘Criança não é de Rua’ em Porto Velho. Vamos estudar a tese do observatório e trabalhar em parceria. Pois a secretaria já trabalha com população de rua, a intenção é estar fortalecendo a abordagem voltada para crianças e adolescentes”, disse.

Segundo João Pedro, secretário adjunto da Sema, dados da própria secretaria afirmam que não existe números de crianças moradoras de rua e sim, que trabalham nelas. “São crianças que olham carros ou vendem algo. Para esta situação estamos entrando em contato com as famílias em trabalho nos Centros de Referência de Assistência Social. A Semas agradece essa itinerância do comitê nacional em busca de mecanismos para erradicar esta situação”, conta.

Mobilização

A apresentação da ferramenta já foi feita em diversas capitais do país e agora esta sendo feita na região Norte. O ritmo é de uma capital por dia, foi apresentada em Belém, Macapá, Boa Vista, agora, Porto Velho e depois Manaus e Rio Branco, fechando assim, a região.

Fonte: Rebeca Barca

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 28 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

Com fala contundente durante a audiência pública realizada em Alta Floresta do Oeste nesta quinta-feira (24), o deputado Ismael Crispin (MDB) reforç

Deputado Cirone Deiró destina R$ 100 mil para abertura do Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal

Deputado Cirone Deiró destina R$ 100 mil para abertura do Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal

Com o apoio do deputado Cirone Deiró, a abertura do Campeonato Estadual de Motocross será realizada neste sábado, 26 e domingo 27 de abril em Cacoal

Cristiane Lopes participa de entrega histórica de água tratada em União Bandeirantes

Cristiane Lopes participa de entrega histórica de água tratada em União Bandeirantes

União Bandeirantes vive um marco histórico, o distrito rural de Porto Velho agora conta com um moderno sistema de abastecimento de água tratada, gar

Vereador Everaldo Fogaça visita ECO PARQUE Porto Velho e conhece como é o destino do lixo da capital

Vereador Everaldo Fogaça visita ECO PARQUE Porto Velho e conhece como é o destino do lixo da capital

Nesta sexta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) e outros membros da Câmara Municipal fizeram uma visita ao ECO PARQUE Porto Velho, que é o desti

Gente de Opinião Segunda-feira, 28 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)