Quarta-feira, 4 de julho de 2018 - 10h30
O Sebrae em Rondônia vem atuando de maneira bem próxima dos municípios no fortalecimento de políticas públicas voltadas para o micro e pequeno empresário no que se refere a compras públicas, gerando oportunidades e desenvolvimento regional para os municípios que fizeram adesão e estão implementando a Lei nº 123/2006, a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Para o diretor-superintendente do Sebrae em Rondônia, Valdemar Camata Junior, esta ação junto dos municípios é de fundamental importância, uma vez que “o desenvolvimento ocorre nos municípios, dentro de suas potencialidades e vocações, e nada mais oportuno do que os empreendedores locais participarem desse processo, inclusive fazendo negócios com o Poder Público local e o Sebrae é o grande articulador deste processo, em parceria com diversas instituições, como Jucer, Arom e TCE, além, claro, das Prefeituras”.
Na última semana de junho, consultores do Sebrae em Rondônia estiveram dando continuidade ao acompanhamento de vários municípios do interior de Rondônia que já entenderam os benefícios que a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa pode trazer para o desenvolvimento local. Por meio da implementação da lei, está sendo feita a nomeação dos agentes de desenvolvimento – servidores municipais, capacitados pelo Sebrae, que têm a atribuição de fazer a interface entre empreendedores e órgãos oficiais, entre outras atribuições, além da disponibilização de Salas do Empreendedor nas estruturas municipais, e inúmeras outras ações –, e várias cidades já vêm conseguindo grandes avanços.
Para o consultor Oscar Moreira, que vem atuando desde maio nos municípios de Ouro Preto do Oeste, Vale do Paraíso e Mirante da Serra, o auxílio tem sido bem recebido: “Noto o interesse tanto dos gestores como dos servidores em ampliar o índice de participação das micro e pequenas empresas locais nas compras governamentais. Neste momento, estamos mapeando as compras oficiais dos municípios e, num futuro bem próximo, as Salas do Empreendedor serão o elo entre a prefeitura e os empreendedores locais.
O prefeito de Mirante da Serra, Adinaldo de Andrade, acredita que qualquer benefício para a comunidade é sempre bem-vindo: “Vamos dar total apoio, disponibilizar os técnicos para se capacitarem, pois nosso objetivo é o município crescer”.
Segundo a analista-técnica do Sebrae, Maria Tereza Marangon, esse projeto de articulação institucional visa desburocratizar o serviço público, tornando-o um ambiente cada vez mais favorável ao empreendedorismo: “A Lei Geral e sua implementação de fato e de direito nos municípios pode ser um grande vetor de desenvolvimento, especialmente no âmbito do pequeno empreendimento e nossa atuação visa fortalecer também o corpo técnico das prefeituras para lidarem com os Pequenos Negócios sob a luz da Lei 123/2006”.
Saiba mais sobre a atuação do Sebrae em Rondônia pelo site sebrae.ro ou entre em contato com nossa Central de Relacionamento pelo 0800 570 0800 ou por mensagem pelo WhatsApp (69) 98130-5656.
Lei garante validade indeterminada para laudos de TEA e deficiências permanentes
Para aliviar a burocracia e respeitar as condições irreversíveis de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências permanentes, a d
Vereador Everaldo Fogaça vai presidir Comissão de Honrarias da Câmara Municipal de Porto Velho
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) se destaca como presidente da Comissão de Honrarias da Câmara Municipal de Porto Velho, uma das comissões mais dinâ
Vereador Everaldo Fogaça discute projetos de inclusão na rede municipal de ensino de Porto Velho
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) esteve em reunião com o secretário de educação de Porto Velho, Leonardo Leocadio, e o secretário adjunto, Walter Na
O governador de Rondônia Coronel Marcos Rocha sancionou a Lei nº 5.976/25, que estabelece validade indeterminada para laudos médicos periciais que a