Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Controle Interno será tema no Encontro do TCE sobre Transição nesta sexta



A "Importância do Controle Interno no Âmbito da Administração Pública" será o tema do conselheiro substituto Hugo Costa Pessoa, nesta sexta-feira, 14, durante o "Encontro de Transição de Governo", que o Tribunal de Contas do Estado vai realizar, em sua sede, com apoio da Associação Rondoniense dos Municípios – AROM, tendo como público-alvo prefeitos, atuais e eleitos, e presidentes de Câmaras Municipais, que podem se inscrever até à hora da abertura, às 7h30.

"O Controle Interno na administração pública ganhou importância a partir da promulgação da Constituição de 1988. Vou mostrar as principais atribuições do sistema, bem como as conseqüências da sua não implementação, que podem gerar problemas como a rejeição de contas e imputação de débitos e multas", explicou Hugo Pessoa.

O presidente do TCE, conselheiro José Gomes de Melo, fará a abertura do Encontro, seguindo-se as palestras técnicas: "Processo de Transição de Governo (TCE, Art. 42 da LRF. PPA) e Planejamento de Governo", pelo conselheiro Valdivino Crispim; "Medidas Irremediáveis para uma boa Gestão", pelo procurador do MP de Contas Paulo Curi; "A Importância do Controle Interno no Âmbito da Administração Pública", pelo conselheiro substituto Hugo Costa Pessoa; "Prestação de Contas na Transição de Governo e Aspectos Fundamentais do Planejamento", pelo diretor técnico da 1ª Relatoria Omar Pires Dias. A última palestra será do Gerente Geral do Setor Público do Banco do Brasil, Fernando Favoreto, sobre "Soluções de Apoio à Gestão Municipal".

Antecipando-se ao Encontro, visando melhor orientação para a atual fase em que os eleitos buscam informações a respeito dos cargos que vão assumir a 1º de janeiro, e aos atuais mandatários sobre o que a legislação lhes permite fazer, o TCE aprovou e já colocou em vigor a Decisão Normativa número 02/08, que recomenda providências aos atuais e futuros (eleitos) gestores municipais, com relação à essa etapa.

"A intenção do Tribunal é que o futuro gestor tome ciência dos variados detalhes da administração, incluindo os inventários físico, patrimonial, de pessoal, etc, e possa, dessa forma, realizar seu planejamento e tomar as providências iniciais, sendo que as palestras vão chamar a atenção com relação às exigências da legislação, oferecendo aos dois lados um conhecimento mais detalhado que lhes permita evitar qualquer possível erro", explicou o presidente José Gomes de Melo.

Fonte: Lúcio Albuquerque

Gente de OpiniãoSexta-feira, 24 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mudanças no governo Marcos Rocha deve começar pela Casa Civil

Mudanças no governo Marcos Rocha deve começar pela Casa Civil

Uma substituição muito importante deve acontecer o mais breve no governo Marcos Rocha. O atual Chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, deve ser subst

Projeto vidas, alcançados para alcançar recebe apoio do vereador Everaldo Fogaça

Projeto vidas, alcançados para alcançar recebe apoio do vereador Everaldo Fogaça

Na manhã desta quarta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) recebeu em seu gabinete representante do projeto social Vidas, Alcançados para Alcança

Projeto de Lei de autoria do deputado Alex Redano é sancionado e garante direitos aos mototaxistas de Rondônia

Projeto de Lei de autoria do deputado Alex Redano é sancionado e garante direitos aos mototaxistas de Rondônia

O governador em exercício de Rondônia, Sérgio Gonçalves da Silva, sancionou a Lei Nº 5.956/2025, de autoria do deputado Alex Redano (Republicanos).

 Deputado Jean Mendonça investe em capacitação profissional

Deputado Jean Mendonça investe em capacitação profissional

Apoiar e incentivar iniciativas que promovam a geração de renda para as mulheres é um compromisso do deputado Jean Mendonça, que tem se dedicado à i

Gente de Opinião Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)