Quarta-feira, 2 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputada Ieda Chaves é nomeada presidente da Procuradoria Especial da Mulher em Rondônia

Regulamentação facilita o início das atividades do Centro Humanizado de Atendimento à Mulher.


Deputada Ieda Chaves é nomeada presidente da Procuradoria Especial da Mulher em Rondônia - Gente de Opinião

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) foi nomeada, há alguns dias, presidente da Procuradoria Especial da Mulher (PEM). Com essa notícia, está garantida a adoção de providências para a retomada das atividades pelo Centro Humanizado de Atendimento à Mulher do Estado de Rondônia (Chameron). O PEM busca manter a defesa dos direitos do público feminino, após a publicação do ATO Nº 003/2025-MD/ALE, assinada pelo presidente da Assembleia Legislativa (Alero), Alex Redano (Republicanos).

A proposta já instituída pela Resolução nº 424, de 26 de abril de 2019, em atendimento aos Requerimentos Nº 1370/24 e Nº 1683/2025. O PEM, de acordo com o parlamentar, tem como objetivo específico a defesa dos direitos das mulheres, a fiscalização das políticas públicas voltadas à equidade de gênero e ao enfrentamento à violência e discriminação contra as mulheres em Rondônia.

Para Ieda Chaves, “a sua orientação é essencial para garantir a efetividade dessas ações, garantindo atendimento especializado, orientação e suporte às vítimas, bem como a fiscalização da implementação de políticas de igualdade de gênero e de cooperação com organismos nacionais e internacionais”.

O novo presidente destacou ainda que a Procuradoria tem, entre suas atribuições, a responsabilidade de receber, examinar e encaminhar denúncias de violência e discriminação contra a mulher aos órgãos competentes, além de fiscalizar a execução de programas do Governo Federal voltados à promoção da igualdade de gênero. “Ela deverá atuar na implementação de campanhas educativas e antidiscriminatórias e na realização de pesquisas sobre a violência de gênero e a sub-representação feminina na política, fornecidas subsídios para a formulação de novas políticas públicas”, justificou.

A vice-presidência do PEM ficou com a carga da deputada estadual Rosangela Donadon (União Brasil).

Leis

A Legislação Federal apresenta importantes marcos normativos para proteção das mulheres, como a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), que estabelece mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica, e a Lei do Feminicídio (Lei nº 13.104/2015), que qualificou o homicídio motivado por questões de gênero. Por conta dessas legislações, Ieda Chaves considera a necessidade de estruturas locais especializadas que proporcionam acolhimento, orientação e o encaminhamento das vítimas, como previsto na estruturação do PEM.

Centro Humanizado de Atendimento à Mulher

Com a regulamentação do PEM, há uma previsão de integração com o Chameron, que prevê a ampliação do escopo de atendimento especializado para mulheres vítimas de violência. Desta forma, a regulamentação da estrutura garantirá que os profissionais das áreas de Psicologia, Assistência Social e Saúde sejam designados para oferecer suporte adequado, podendo incluir servidores cedidos de outros poderes ou voluntários, conforme previsto na resolução nº 452/2019.

Deputada Ieda Chaves é nomeada presidente da Procuradoria Especial da Mulher em Rondônia - Gente de Opinião

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 2 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente Alex Redano celebra credenciamento de clínicas para cirurgias ortopédicas e exames de imagem em Ariquemes

Presidente Alex Redano celebra credenciamento de clínicas para cirurgias ortopédicas e exames de imagem em Ariquemes

Os moradores de Ariquemes e de toda a região do Vale do Jamari agora terão acesso a cirurgias ortopédicas e exames de imagem sem a necessidade de de

Nota da ASPRORURAL JEQUITIBÁ sobre votação na Câmara Municipal de Porto Velho

Nota da ASPRORURAL JEQUITIBÁ sobre votação na Câmara Municipal de Porto Velho

A ASPRORURAL JEQUITIBÁ vem por meio desta nota expressar sua profunda preocupação e lamentar a votação da Câmara dos vereadores que aprovou a Marqui

Cristiane Lopes destina 360 mil para ampliar atendimento aos Autistas em Rondônia

Cristiane Lopes destina 360 mil para ampliar atendimento aos Autistas em Rondônia

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, a deputada federal Cristiane Lopes reafirmou seu compromisso com a causa ao v

Deputado Jean Mendonça destaca importância da Eucatur na colonização de Rondônia

Deputado Jean Mendonça destaca importância da Eucatur na colonização de Rondônia

Durante a sessão solene em homenagem aos 61 anos da Eucatur, o deputado Jean Mendonça (PL) destacou o pioneirismo da família Gurgacz no processo de

Gente de Opinião Quarta-feira, 2 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)