Quarta-feira, 2 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputada Ieda Chaves recebe homenagem por ações em defesa da igualdade e contra a violência às mulheres

Moção de Aplausos foi uma proposta do vereador Nilton Souza e aprovada por unanimidade.


Deputada Ieda Chaves recebe homenagem por ações em defesa da igualdade e contra a violência às mulheres - Gente de Opinião

Em reconhecimento pela luta por igualdade e contra a violência contra as mulheres em Porto Velho, a deputada Ieda Chaves (União Brasil) recebeu, nesta segunda-feira (31), uma Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Porto Velho (CMPV). A honraria foi proposta pelo vereador Nilton Souza (PSDB) e aprovada por unanimidade.

Segundo a homenageada, a causa de defesa da mulher é uma pauta importante, inclusive que os homens precisam abraçar. “Precisamos fazer com que os homens entendam que não dá mais para a gente aguentar qualquer tipo de violência. A gente está falando, está mostrando, está fechando, e não acaba. Em Rondônia, principalmente, figuramos como o segundo maior estado em índice de violência contra a mulher, criança e adolescentes. Isso é uma realidade e não podemos os olhos. A gente precisa unir forças e nós temos”, destacou Ieda Chaves.

Em seguida, uma deputada falou da felicidade em reencontrar outras mulheres que também se dedicam, que tiram um tempo da sua vida e do seu trabalho. “Muitas trabalham com isso, muitas não trabalham, e ainda assim estão apoiando a causa, estão liderando esse compromisso por todos nós”.

RECONHECIMENTO

Em um discurso, Nilton Souza prestou homenagem às mulheres que dedicam suas vidas à luta por igualdade e justiça. Ele destacou a coragem e a determinação dessas mulheres que enfrentam diariamente desafios como a desigualdade no trabalho, a falta de oportunidades, o assédio e a violência física e psicológica.

“São vozes que se levantam contra a injustiça e desafiam padrões e que, com sua força, transformam o mundo. Sabemos que a caminhada rumo à igualdade ainda é longa”, afirmou o vereador que também falou da importância da união e da resistência feminina diante das adversidades. "Todos os dias, milhares de mulheres enfrentam desafios apenas por serem mulheres. Desigualdade no trabalho, falta de oportunidades, assédio, violência física e psicológica. Mas, ao mesmo tempo, vemos a resistência, a união e a esperança crescendo em cada iniciativa", complementou Souza.

O vereador expressou sua gratidão às mulheres que se dedicam a proteger outras mulheres, muitas vezes em situações de vulnerabilidade.

Casa da Mulher Brasileira ainda sem licitação

Na ocasião, Ieda Chaves também reiterou seu compromisso com a Casa da Mulher Brasileira (CMB) e lembrou que já foram garantidos R$ 19 milhões pelo governo Federal, para este fim, que será um equipamento público conhecido por ser um farol de esperança para tantas vítimas de violência. Porém, o cumprimento de etapas pela Prefeitura ainda não foram cumpridas. .

“Nós, na gestão passada, conseguimos oficializar a doação do terreno. Eu, como deputada, estivemos em Brasília diversas vezes, e quero deixar registrado o quão rápido fui atendido na solicitação, que será um marco. Porém, ainda não iniciei o processo da licitação por conta que ainda não foram cumpridas diversas etapas e, a gente sabe, que demora. É muito importante que a gente consiga fazer com que a CMB se torne realidade no menor tempo possível. E para isso, basta cobrar o Poder Executivo”, disse ela aos vereadores presentes e ao público.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 2 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente Alex Redano celebra credenciamento de clínicas para cirurgias ortopédicas e exames de imagem em Ariquemes

Presidente Alex Redano celebra credenciamento de clínicas para cirurgias ortopédicas e exames de imagem em Ariquemes

Os moradores de Ariquemes e de toda a região do Vale do Jamari agora terão acesso a cirurgias ortopédicas e exames de imagem sem a necessidade de de

Nota da ASPRORURAL JEQUITIBÁ sobre votação na Câmara Municipal de Porto Velho

Nota da ASPRORURAL JEQUITIBÁ sobre votação na Câmara Municipal de Porto Velho

A ASPRORURAL JEQUITIBÁ vem por meio desta nota expressar sua profunda preocupação e lamentar a votação da Câmara dos vereadores que aprovou a Marqui

Cristiane Lopes destina 360 mil para ampliar atendimento aos Autistas em Rondônia

Cristiane Lopes destina 360 mil para ampliar atendimento aos Autistas em Rondônia

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, a deputada federal Cristiane Lopes reafirmou seu compromisso com a causa ao v

Deputado Jean Mendonça destaca importância da Eucatur na colonização de Rondônia

Deputado Jean Mendonça destaca importância da Eucatur na colonização de Rondônia

Durante a sessão solene em homenagem aos 61 anos da Eucatur, o deputado Jean Mendonça (PL) destacou o pioneirismo da família Gurgacz no processo de

Gente de Opinião Quarta-feira, 2 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)