Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputada Mariana Carvalho é autora de propostas favoráveis à saúde da mulher


Projetos apresentados pela deputada visam garantir acesso aos serviços de saúde - Gente de Opinião
Projetos apresentados pela deputada visam garantir acesso aos serviços de saúde

A deputada federal Mariana Carvalho defende ações favoráveis à saúde das mulheres. Na Câmara, a parlamentar é autora de projetos que visam garantir o acesso a serviços fundamentais para a saúde feminina. 

“Como médica, sei o quanto as políticas públicas voltadas para as mulheres são importantes no que diz respeito à saúde”.

Entre as propostas, está o Projeto de Lei 3169/15, que garante o tratamento gratuito do câncer de mama metastático. O objetivo é sanar uma brecha na legislação. Mariana Carvalho explica que o SUS já oferece o tratamento para o câncer de mama, mas a lei que trata desse serviço não fala sobre o câncer de mama metastático, ou seja, aquele que se espalhou para outras partes do corpo. 

Por saber das dificuldades enfrentadas pelas pacientes, a deputada quer garantir em lei que elas não sejam desamparadas pelo Estado no momento em que mais precisam. Dessa forma, o projeto estabelece que as mulheres portadoras de câncer de mama, receberão, gratuitamente, do Sistema Único de Saúde, quando houver indicação clínica, para o tratamento de câncer de mama metastático. A proposta também garante o fornecimento dos medicamentos para o tratamento. 

“O câncer de mama é o que mais tira a vida de mulheres no Brasil. Garantir em lei o tratamento é uma forma de assegurar os cuidados necessários no momento em que essas pacientes mais precisam”, destacou Mariana. 

PRÉ-ECLÂMPSIA 

O Projeto de Lei 11.008/18, também de autoria da deputada, define que o SUS terá que realizar os exames para detecção do risco de pré-eclâmpsia em todas as mulheres que fazem o pré-natal na rede pública de Saúde para protegermos a vida de mães e bebês. 

A pré-eclâmpsia ocorre quando a mulher grávida apresenta pressão arterial elevada, o que pode gerar sérias complicações. O exame deve ser realizado até a 14ª semana de gestação e engloba cinco procedimentos diferentes para identificar a condição. As gestantes com alto risco para pré-eclâmpsia devem iniciar o tratamento adequado até, no máximo, a 16ª semana. “Nossa proposta determina a oferta dos exames e que os profissionais de saúde recebam capacitação profissional para prestar atendimento adequado”, aponta a deputada. 

TROMBOFILIA

Para reconhecer o direito de gestantes e mulheres em idade fértil à realização do exame de trombofilia gratuitamente pelo SUS, a deputada apresentou o PL 6232. A trombofilia é um risco durante a gravidez. Essa condição pode provocar a perda do embrião e vários outros problemas.  

“Por isso, os exames laboratoriais e de apoio diagnóstico são essenciais para a saúde das gestantes e dos fetos e, em consequência, para a proteção familiar. Exames de sangue e pesquisa genética podem ser necessários, principalmente quando presentes algumas circunstâncias que servem de alerta, como a ocorrência anterior de trombose, abortos espontâneos, nascimentos prematuros, pré-eclâmpsia e casos de tromboembolismo familiar”.

DOENÇAS DO CORAÇÃO

Já está em vigor a Lei 14.320 que estabelece o Dia Nacional de Conscientização das Doenças Cardiovasculares na Mulher, anualmente no dia 14 de maio.  A nova legislação é fruto de um projeto de lei de Mariana, que alerta para a necessidade de conscientizar a população sobre as doenças que afetam o coração, especialmente nas mulheres que passaram a ser acometidas cerca de cinco vezes mais que há duas décadas. “Nosso objetivo foi o de criar ações do poder público para organizar palestras, eventos e treinamentos sobre o tema, antecipando assim o diagnóstico”. 

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

DER atende indicação e inicia recuperação da RO-420 entre Buritis e Nova Mamoré

DER atende indicação e inicia recuperação da RO-420 entre Buritis e Nova Mamoré

Redano, comemorou a recuperação da RO-420 que está sendo feita pelo Governo do Estado via Departamento de Estradas de Rodagem (DER), no trecho que l

Secretarias de Inclusão e de Segurança vão garantir direitos aos mais vulneráveis, modernizar o trânsito e proteger vidas em Porto Velho

Secretarias de Inclusão e de Segurança vão garantir direitos aos mais vulneráveis, modernizar o trânsito e proteger vidas em Porto Velho

O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, com foco no cuidado das pessoas mais vulneráveis, garantia dos direitos humanos e na proteção de vidas no trâns

Vereador Everaldo Fogaça destaca iniciativas institucionais em visita ao superintendente de comunicação de Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça destaca iniciativas institucionais em visita ao superintendente de comunicação de Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (PSD) realizou uma visita ao Superintendente de Comunicação da Prefeitura de Porto Velho, Paulo Afonso, junto com Zezinho

Deputado Alex Redano Lidera Pedido pela Prorrogação de Isenção Tributária para o Setor de Pescados em Rondônia

Deputado Alex Redano Lidera Pedido pela Prorrogação de Isenção Tributária para o Setor de Pescados em Rondônia

O setor produtivo de pescados em Rondônia enfrenta um momento de grande preocupação devido ao encerramento, em 31 de dezembro de 2024, da isenção tr

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)