Terça-feira, 15 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputado Alex Redano convida população para a leitura de relatório da CPI das Reservas

Sessão será realizada no dia 16 de abril, às 14h, no prédio da Assembleia Legislativa em Porto Velho.


Deputado Alex Redano convida população para a leitura de relatório da CPI das Reservas - Gente de Opinião

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) está convidando a população rondoniense para participar da Sessão Extraordinária, onde será feita a leitura oficial do relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito, que analisou a criação de 11 reservas ambientais no Estado de Rondônia. Essa sessão acontecerá na quarta-feira (16 de abril), às 14h, no Plenário Lúcia Tereza, no prédio da Assembleia Legislativa rondoniense. 

A presidência da CPI ficou a cargo do deputado Alex Redano, que contou também com a participação dos deputados Jean Oliveira (vice-presidente), Pedro Fernandes (Relator), Lucas Torres, Cirone Deiró e Taíssa Sousa. A leitura do relatório é a finalização dos trabalhos de investigação realizados pela comissão que tiveram inicio em abril de 2023 e terminaram em março de 2024. 

Nesse período, a comissão ouviu moradores das áreas que foram afetadas pelos decretos de criação das reservas; representantes do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-RO); servidores da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM-RO) entre outros atores envolvidos com a criação dessas áreas. 

Tira o sono

A CPI também teve como alvos das apurações os contratos feitos com as empresas Permian Brasil Serviços Ambientais Ltda e Biofilica Investimentos Ambientais S.A. Elas teriam investidos R$ 50 milhões, com a perspectiva de lucrar R$ 80 bilhões em 30 anos em nosso Estado, atuando no mercado de carbono.

O deputado Alex Redano declarou que as onze unidades de conservação foram criadas na calada da noite e afetaram muitas famílias. Ele lembrou que, na época, tentou suspender o decreto que instituiu essas reservas. Juntas, elas possuem uma extensão três vezes maior que o município de São Paulo.  Isso ocorreu na época do ex-governador e hoje senador Confúcio Moura (MDB), em 2018. 

“Quando apresentaram essa ideia eu, como deputado estadual, apresentei uma emenda contra a criação de reserva por decreto. Da noite para o dia, apareceram onze decretos sem se observar os critérios técnicos, como fazer audiências ou indenizar famílias. Pessoas que estão há 20 ou 30 anos na área e com títulos de propriedade, de uma hora para outra, veem as terras se tornarem reservas ambientais. Isso tem tirado o sono das famílias”, lamentou.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 15 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes Solicita e o DNIT Realiza o Alteamento da BR-425

Deputada Cristiane Lopes Solicita e o DNIT Realiza o Alteamento da BR-425

No início deste mês a deputada federal Cristiane Lopes esteve em Brasília com o Diretor-Geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transpor

Deputado Alex Redano propõe prioridade em matrícula escolar para vítimas de violência doméstica

Deputado Alex Redano propõe prioridade em matrícula escolar para vítimas de violência doméstica

Está em tramitação na Assembleia Legislativa de Rondônia um importante Projeto de Lei de autoria do deputado Alex Redano (Republicanos), que visa ga

Projeto de Lei de Alex Redano garante prioridade em matrícula escolar para mulheres vítimas de violência doméstica e seus dependentes

Projeto de Lei de Alex Redano garante prioridade em matrícula escolar para mulheres vítimas de violência doméstica e seus dependentes

Está em tramitação na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) o projeto de lei de autoria do deputado estadual Alex Redano (Republicanos) que ass

Vereador Everaldo Fogaça visita praça do Bairro Eletronorte a pedido de moradores

Vereador Everaldo Fogaça visita praça do Bairro Eletronorte a pedido de moradores

Nesta quinta-feira 10/04, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) realizou uma visita à praça do bairro Eletronorte, localizada na Avenida Campos Sales, na

Gente de Opinião Terça-feira, 15 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)