Segunda-feira, 10 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Deputado defende legislação única para agroindústrias

O parlamentar atende reivindicação de produtores rurais que enfrentam dificuldades para a instalação dos empreendimentos.


Deputado defende legislação única para agroindústrias  - Gente de Opinião

O deputado estadual Lazinho da Fetagro (PSB) reuniu-se, nesta terça-feira (14), com representantes da Seagri, Sefin, Sedam, Seduc, Emater, Idaron e Associação das Agroindústrias do Estado de Rondônia para defender a instituição de uma legislação única para abertura e regulamentação de agroindústrias.

O parlamentar atende reivindicação de produtores rurais que enfrentam dificuldades para a instalação dos empreendimentos, devido a cada secretaria e autarquia vinculada ao processo de abertura e regulamentação apresentar uma normativa diferente, tornando burocrático, moroso e, até inviável, a efetivação do processo.

A reivindicação tem sido reportada ao deputado Lazinho da Fetagro pela Associação das Agroindústrias, que na reunião esteve representada pelo presidente da Câmara Setorial das Agroindústrias de Rondônia, Jackson Aparecido, e que reafirmou que as exigências atuais causam conflito de entendimentos em relação as normas, tanto para novas aberturas quanto para manter regularizadas as agroindústrias já em funcionamento, principalmente, pela burocracia para deferimento de licenças junto aos órgãos pertinentes.

“Nossa proposição de uma legislação específica, unificando as normas em uma legislação única, atende um apelo da Associação e seus associados. Propomos a criação de um Grupo de Trabalho para criar a lei, levando em conta as especificidades de cada órgão, mas que, no final, desburocratize o processo de regulamentação das agroindústrias”, informou o deputado.

A situação foi compreendida pelos presentes e a proposta acatada. O grupo de trabalho terá um representante de cada secretaria e da Associação das Agroindústrias. A primeira reunião de trabalho já está marcada para o dia 24 de junho, em Ji-Paraná.

Participaram da reunião, ocorrida pela manhã, no gabinete do deputado, o Secretário de Agricultura, Janderson Rodrigues, o Secretário de Finanças, Luis Fernando, o Presidente da Emater, Arimatéia Silva, a Gerente de Agroindústrias da Seagri, Cristiane Teixeira, Presidente da Câmara Setorial das Agroindústrias, Jackson Aparecido, além de representantes da Idaron e Seduc. Com o secretário da Sedam, Marco Antônio Lagos, a questão foi discutida em nova encontro, no período da tarde.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 10 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Partidos políticos de Rondônia se articulam para as eleições 2026, visando Assembleia Legislativa

Partidos políticos de Rondônia se articulam para as eleições 2026, visando Assembleia Legislativa

Eleições 2026 em Rondônia: Articulações Partidárias e Projeções para a Assembleia LegislativaCom a aproximação das eleições estaduais de 2026, as ar

Deputada federal Cristiane Lopes destaca ações concretas para garantir direitos e apoio às mulheres

Deputada federal Cristiane Lopes destaca ações concretas para garantir direitos e apoio às mulheres

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, vai além das homenagens. É um momento de reflexão sobre as conquistas e desafios enfrentados

Deputado Ismael Crispin participa de agenda produtiva ao lado do vice-governador Sérgio Gonçalves

Deputado Ismael Crispin participa de agenda produtiva ao lado do vice-governador Sérgio Gonçalves

Em uma intensa agenda de compromissos nesta quinta-feira (06), o deputado Ismael Crispin (MDB) esteve acompanhado do vice-governador de Rondônia, Sé

Deputado Cássio Gois destaca potencial da indústria frigorífica para o desenvolvimento econômico de Rondônia

Deputado Cássio Gois destaca potencial da indústria frigorífica para o desenvolvimento econômico de Rondônia

O deputado estadual Cássio Gois (PSD) tem acompanhado de perto o crescimento da indústria frigorífica no estado, setor que vem se consolidando como

Gente de Opinião Segunda-feira, 10 de março de 2025 | Porto Velho (RO)