Segunda-feira, 6 de março de 2023 - 14h19
Nesta sexta-feira,
3 de março, o deputado federal Maurício Carvalho protocolou um ofício ao
Ministério de Saúde solicitando que a vacina Qdenga seja inserida o mais rápido
possível no Sistema único de Saúde (SUS).
“Espero que o mais rápido possível a vacina seja inserida no Sistema único de Saúde e na câmara dos deputados não medirei esforços para que isso aconteça pois sabemos da importância que a vacina tem não só para a população do nosso estado mas de todo o Brasil. Se olharmos para o ano de 2022 observamos que foi um ano com maior número de contaminação e de mortes, inclusive no meu Estado, Rondônia, houve uma explosão tanto de pessoas contaminadas como de mortes. A aprovação por parte da Anvisa é um avanço e um passo enorme no combate a dengue pois ultrapassa a primeira barreira em uma corrida de obstáculos e a inserção dela no SUS seria, talvez, o último obstáculo, visto que a doença é perigosa, pois promove um choque na pessoa – queda súbita da pressão arterial, redução da oxigenação, diminuição da temperatura que pode levar ao óbito se não for tratado. E nos deixa esperançosos em saber que o Ministério tem como prioridade a inclusão do imunizante no SUS e que vai solicitar a avaliação junto a Comissão Nacional de incorporação de Tecnologias - CONITEC”. destacou o deputado.
A Qdenga foi aprovada nesta quinta-feira, 2 de março, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por meio da Resolução RE 661/23. A vacina foi produzida pela empresa Tekeda Pharma LTDA e é composta por quatro diferentes sorotipos do vírus causador da doença, conferindo assim uma ampla proteção contra a dengue.
O produto está destinado à população pediátrica acima de 4 anos, adolescentes e adultos até 60 anos de idade. Estará disponível para administração via subcutânea em esquema de duas doses, com intervalo de 3 meses entre as aplicações.
O parlamentar tem acompanhado o processo da vacina da dengue desde 2020 quando fez uma visita ao instituto Butantan acompanhado da sua irmã, a ex-deputada federal, Mariana Carvalho e o Prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves.
“Fico extremamente feliz com a nova vacina aprovada na Anvisa, acompanhei o processo de uma das vacinas executadas no Butantan em 2020 e hoje, para nós é uma grande vitória que vai mudar a realidade do nosso estado que sofre diariamente com o contágio da dengue.” acrescentou o deputado.
Em Rondônia a dengue é uma das principais preocupações para as autoridades de saúde, em 2020 foram registrados mais de 16 mil casos da doença no estado, com 8 óbitos confirmados. Já em 2022 o contágio teve uma queda significativa porém os números continuam altos, foi registrado mais de 13 mil possíveis casos de dengue no estado.
“Precisamos combater a dengue. Não podemos deixar que ela se espalhe mais, vamos trabalhar para que todos tenham acesso a vacina o mais rápido possível e assim, juntos, podemos combater a dengue e garantir a saúde e bem estar da nossa população.” conclui Mauricio Carvalho
Nota de esclarecimento do ex-vereador Isaque Machado
Nos últimos dias, Isaque Machado, ex-vereador e atual Assessor de Políticas Governamentais da Prefeitura de Porto Velho, tem sido alvo de ataques
O Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (SEOSP) e da Coordenadoria de Saneamento Básico (CSB)
Na última quinta-feira (20), a deputada federal Cristiane Lopes esteve na sede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), em Brasília,
Presidente Alex Redano prestigia posse do Desembargador Gilberto Barbosa no CCOGE em Brasília
Na tarde da última quinta-feira, 20, o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), deputado Alex Redano (Republicanos), esteve presen