Segunda-feira, 7 de janeiro de 2008 - 17h01
Durante a sessão solene de abertura do Ano Judiciário de 2008, ocorrida na manhã desta segunda-feira (07), perante um auditório lotado e na presença do governador Ivo Cassol e do presidente da Assembléia Legislativa Estadual, a Presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargadora Zelite Andrade Carneiro, defendeu um novo modelo de prestação da Justiça. Já não bastam ideais de uma justiça pronta. Temos que treinar, reinventar, conciliar e dirigir enérgicas ações voltadas para o cumprimento de nosso mister constitucional, enfatizou.
A presidente falou também sobre o estabelecimento de prioridades na sua gestão e sobre a escolha de caminhos para a agilização da prestação jurisdicional. Reestruturação organizacional, concurso público para servidores, nomeação de juizes, instalação de comarcas e de novas varas na Capital, expansão do Projudi, capacitação de servidores para as práticas cartorárias e seu treinamento para um melhor envolvimento e comprometimento com nossas atividades, além da construção de fóruns no interior são algumas das metas a serem perseguidas, destacou.
A necessidade de harmonia para o fortalecimento dos Poderes também foi ressaltada. Estaremos afinados com as nossas autoridades, com os segmentos públicos, objetivando o fortalecimento das instituições, bem assim, a mais estrita observância aos preceitos constitucionais.
A desembargadora Zelite destacou ainda o rápido crescimento do Estado de Rondônia e projetos de desenvolvimento que estão por vir. Nosso Estado cresce punjantemente e temos que nos preparar para seu desenvolvimento: Gasoduto, Pontes sobre o Rio Madeira, as Hidrelétricas do Madeira e Jirau, abertura para o Pacífico e a reconstrução da rodovia para Manaus já prenunciam uma conseqüente explosão demográfica em Porto Velho. O Poder Judiciário não pode parar. Estruturar-se é a ordem, afirmou. (Leia o discurso na íntegra)
O Procurador-Geral da Justiça, Abdiel Ramos Figueira, também fez uso da palavra e ressaltou a importância da solenidade para demonstrar a equilibrada e respeitosa harmonia existente entre os Poderes do Estado de Rondônia. O representante do Ministério Público afirmou que o MP está pronto para a informatização total do processo judicial.
Já o Conselheiro Federal da OAB de Rondônia, representando o presidente da Ordem, Hélio Vieira da Costa, falou da efetividade da justiça e destacou a sensibilidade feminina à frente do Poder Judiciário de Rondônia. Estamos esperançosos porque a sensibilidade feminina haverá de retribuir aos jurisdicionados com dedicação e afeto que todos esperam, concluiu.
Fonte: TJ/RO
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) foi destaque no programa Fala Rondônia, transmitido em nível estadual pelo Sistema Gurgacz de Comunicação (SGC). A
Deputada Ieda Chaves propõe Política de Conscientização e Prevenção da Depressão em Pessoas Idosas
A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou, recentemente, a Indicação N.º 8443/2024 para a criação de uma Política Estadual de Consc
Alunos da Escola João Bento da Costa promovem debate crítico no plenário da Assembleia Legislativa
Nesta quinta-feira (28), o plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) se transformou em um espaço de aprendizado e reflexão, recebendo a
Deputada Cristiane Lopes prestigia os 49 anos da Polícia Militar de Rondônia
A Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) celebrou na última segunda-feira de novembro (25) seu 49º aniversário, em uma solenidade realizada na