Segunda-feira, 28 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Dezenas de serviços e lazer atraem mulheres à EFMM no Projeto Tenda ‘Rosas de Março’


Dezenas de serviços e lazer atraem mulheres à EFMM no Projeto Tenda ‘Rosas de Março’ - Gente de Opinião

A Prefeitura de Porto Velho realizou neste domingo, 18, uma de suas maiores manifestações de apoio e serviços às mulheres da cidade através da Tenda ‘Rosas de Março’, que acontece sempre no Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Todas as secretarias participaram levando, serviços que proporcionam autoestima, bem estar através da prática esportiva, que sana dúvidas quanto a programas de assistência social, habitação, regularização fundiária e saúde. Mais quem ganhou foi toda a família, pois uma mulher não consegue sair sozinha de casa. Ela leva sempre seu esposo e filhos. Para estes havia programações especiais e ninguém ficou de fora desta grande manifestação de alegria em servir.

Beleza

Ane Queli Gonçalves, 29, moradora do Bairro Embratel, aproveitou para ir a manicure. “Gostei muito do evento. Aproveitei pra fazer as unhas, porque minha renda familiar não dá para fazer todo o final de semana”, disse.

Maria Aparecida, 41, do Bairro Lagoinha, é cadeirante e tem paralisia cerebral. Ela cortou o cabelo e as unhas. “Muito legal”, disse feliz.

Angelina Araújo Santos, mãe da Fernanda Araújo, é do distrito de Vista Alegre do Abunã e vieram prestigiar a programação. Fernanda aproveita e mostra que mulher é vaidosa desde pequena e se maquia. “Eu sou apaixonada por este tipo de serviço, de ação cidadã. Estou aqui com minha família para prestigiar a Tenda ‘Rosas de Março’, que está embelezando as mulheres de todas as idades”, disse Angelina.

A parceira da Tenda, Piovana Cosméticos, distribuiu aos participantes amostras grátis de garrafinhas de xampus, condicionadores e esfoliantes e fez análise capilar para saber a saúde dos cabelos das participantes.


Dezenas de serviços e lazer atraem mulheres à EFMM no Projeto Tenda ‘Rosas de Março’ - Gente de Opinião

Corrida do batom

A tradicional corrida e caminhada do batom foi uma atração à parte, foi a prova de 4 mil e 100 metros. O percurso foi: Farquar, Sete de Setembro, José de Alencar, Dom Pedro II, Salgado Filho, Carlos Gomes, e Farquar, novamente. A premiação para a corrida foi: 900 reais para o primeiro lugar; 500, segundo; 400 terceiro; 300 quarto e 200 em quinto. Um total de 4 mil 610 reais. Para os que participaram da caminhada houve o sorteio de diversos prêmios. Para se inscrever na corrida foi necessário apresentar RG, CPF e pagar uma taxa de 10,00 reais.

A manauara, Ciranilde Santos da Silva, 25, foi 1º lugar na corrida. “O percurso foi bom, fizemos uma boa prova. Viemos de Manaus eu e outra atleta, que também ficou em uma boa colocação. Esta é a primeira vez que participo da Corrida do Batom”, disse vitoriosa.

A classificação ficou assim: 1º Ciranilde Santos da silva Nascimento, do Amazonas; 2º Maria José Oliveira da Silva, do Acre; 3º Irismar Gonçalves Aranha Nascimento, do Amazonas; 4º Márcia da Silva Magalhães, do Amazonas e 5º Daniela Souza da Paz, de Vilhena.

Fabiane Ferreira e Renata Oliveira Silva são páraatletas e ficaram em primeiro e segundo lugar respectivamente. “A gente treina junto. A prova foi boa, mas muito cansativa. Faço basquete e a cadeira que usei na corrida é apropriada para este esporte. Poderia me sair melhor se fosse especifica para corrida. Mais é muito cara”, conta Fabiane.

Curumim

Cristina Cortez e Ítalo Cortez mostram as obras de arte em tinta guache de Felipe Gabriel, de um ano. Viemos tomar café aqui no centro, no Mercado Central, quando vimos a movimentação e gostamos muito. Observei no folder que teria uma estação só para trabalhar a parte lúdica com as crianças. Meu filho amou”, conta Cristina.

Centenário

No ano do centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, nada melhor que uma grande exposição de obras, fotografias e documentários. E foi exatamente isso o que encontrou quem visitava um dos galpões abertos. A exibição de documentários, sobre a EFMM contando sobre o patrimônio histórico, realizado pela Prefeitura e também o documentário ‘Desafio no inferno Verde’, de Beto Bertagna atraíram dezenas de pessoas. Felicidade da Silva, 65, e suas amigas observaram as fotografias antigas de momentos importantes da história de Porto Velho. “Nasci em Guajará-mirim, mas me criei em Porto Velho. E ver tudo isso me traz muita lembrança, que chego a me arrepiar, pois da muita saudade daquele tempo e dos amigos. Eu conto para os filhos e netos e eles ficam admirados sobre a história da cidade”, disse emocionada.

DançaDezenas de serviços e lazer atraem mulheres à EFMM no Projeto Tenda ‘Rosas de Março’ - Gente de Opinião

O professor Paulo Henrique, dá aulas na Casa da Juventude, e convidou a toda a população a aprender a dançar. A aluna Bernadete Simão o acompanhou na dança country. “Todas as mulheres podem sair daqui sabendo alguns passos de dança, é muito fácil e uma forma de descontrair”, afirma Paulo.

Saúde

Na estação da saúde da mulher teve aferição de pressão, orientação sobre prevenção de doenças, colesterol, realização de vacinas e distribuição de preservativos.

Kátia Carvalho trouxe os poodles mini toy, Lady e Barão para conferir a programação. “Não consigo sair sem eles. Já visitei vários estandes e agora estou vendo os serviços oferecidos”, conta.

Terezinha Honorato, 61, aproveitou para fazer o teste de Glicemia. “Sou diabética e tenho que estar sempre verificando. Graças a Deus está tudo certo”, comenta.

Escalada

Nem Mulheres e nem homens, as corajosas foram as crianças que fizeram filas para ter um pouco de adrenalina em um paredão enorme de escalada. Os pais ficaram em baixo um pouco apreensivos, porém orgulhosos. A Amazônia Adventure, parceira da prefeitura realizou as instruções e deu todo o apoio necessário para que esta atividade fosse um sucesso. Ameli Jenifer, 8, resolveu experimentar. “É muito legal, cansa um pouco, mais é melhor que subir em árvore”, conta.

Aprendizado

Foi um dia de muita participação da população que lotou o complexo da EFMM. Muita gente aproveitando para aprender. Maria da Glória, 72, aproveitou para fazer um curso rápido de flores de EVA. “Estou aprendendo, depois de velha, muitas coisas que queria na juventude, mas não tinha tempo e oportunidade. Achei as flores fáceis de fazer e ficam lindas”, disse.

Fonte: Rebeca Barca
Fotos: Frank Néry

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 28 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

Com fala contundente durante a audiência pública realizada em Alta Floresta do Oeste nesta quinta-feira (24), o deputado Ismael Crispin (MDB) reforç

Deputado Cirone Deiró destina R$ 100 mil para abertura do Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal

Deputado Cirone Deiró destina R$ 100 mil para abertura do Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal

Com o apoio do deputado Cirone Deiró, a abertura do Campeonato Estadual de Motocross será realizada neste sábado, 26 e domingo 27 de abril em Cacoal

Cristiane Lopes participa de entrega histórica de água tratada em União Bandeirantes

Cristiane Lopes participa de entrega histórica de água tratada em União Bandeirantes

União Bandeirantes vive um marco histórico, o distrito rural de Porto Velho agora conta com um moderno sistema de abastecimento de água tratada, gar

Vereador Everaldo Fogaça visita ECO PARQUE Porto Velho e conhece como é o destino do lixo da capital

Vereador Everaldo Fogaça visita ECO PARQUE Porto Velho e conhece como é o destino do lixo da capital

Nesta sexta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) e outros membros da Câmara Municipal fizeram uma visita ao ECO PARQUE Porto Velho, que é o desti

Gente de Opinião Segunda-feira, 28 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)