Terça-feira, 1 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

DPE-RO busca apoio para implantar sistema virtual de resolução de conflitos na área da saúde



A semana terminou com uma ótima notícia para quem mora no interior do Estado de Rondônia e necessita de apoio para resolver conflitos na área de saúde, como busca por medicamentos, exames ou internações, por exemplo.

A Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO), por meio de seu representante máximo, o Defensor Público-Geral, Marcus Edson de Lima, assinou dia 19, um Termo de Cooperação técnica com a Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo (DPE-ES), solicitando o apoio para a implantação do programa Procedimento de Extrajudicialização da Saúde (PES).

O PES é destinado à realização de conciliações virtuais para a busca de resoluções extrajudiciais em conflitos de saúde, ou seja, com o programa não se torna necessária a presença física dos agentes do processo, sejam eles operadores do direito ou agentes de saúde.

“Nós já desenvolvemos um programa em Porto Velho que vem dando muitos resultados positivos na área de resolução extrajudicial de conflitos de saúde, que é o Sus Mediado. Mas agora queremos oferecer este serviço também à população do interior do Estado” explica o Defensor Público-Geral, Marcus Edson de Lima.

“Queremos propor este programa à Secretaria de Saúde de Rondônia para que, se aceito, seja interligado à Secretaria, para leva-lo a todos os municípios do interior, começando nas maiores cidades e estendendo, depois, às demais Comarcas do Estado”, finaliza.

Assinatura do Termo de Cooperação

O Termo de Cooperação Técnica entre as Defensorias foi assinado pelo Defensor Público-Geral de Rondônia, Marcus Edson de Lima, pela Defensora Pública-Geral do Espírito Santo, Sandra Mara Vianna Fraga, pelo Defensor Público-Geral do Amazonas, Rafael Barbosa, e pelo Defensor Público do Estado da Bahia, representando o Defensor Público-Geral Clériston Cavalcante.

Participaram da solenidade de assinatura: o Subdefensor Público-Geral do Espírito Santo, Fábio Ribeiro Bittencourt; o Diretor-Geral Administrativo da DPE-ES, Sérgio Pôncio; e o Diretor de Tecnologia da Informação da Defensoria Pública da Bahia.

Fonte: Ascom / DPE-RO

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Vereadores rejeitam projeto que mantém Marquise em Porto Velho e agora será encaminhado ao TCE, MP e GAECO

Vereadores rejeitam projeto que mantém Marquise em Porto Velho e agora será encaminhado ao TCE, MP e GAECO

A Câmara Municipal de Porto Velho rejeitou, em primeira discussão e votação , o Projeto de Lei nº 4.708/2025 , de autoria do Executivo Municipal, q

Prefeito Léo Moraes sofre derrota na Câmara Municipal de Porto Velho

Prefeito Léo Moraes sofre derrota na Câmara Municipal de Porto Velho

Na sessão da Câmara Municipal de Porto Velho, desta segunda-feira 31 de março o Projeto de Lei n° 4.708/2025, de autoria do Executivo Municipal, foi

Deputada Ieda Chaves recebe homenagem por ações em defesa da igualdade e contra a violência às mulheres

Deputada Ieda Chaves recebe homenagem por ações em defesa da igualdade e contra a violência às mulheres

Em reconhecimento pela luta por igualdade e contra a violência contra as mulheres em Porto Velho, a deputada Ieda Chaves (União Brasil) recebeu, nes

Presidente Alex Redano indica construção de Centro Olímpico completo em Porto Velho

Presidente Alex Redano indica construção de Centro Olímpico completo em Porto Velho

Com o objetivo de fomentar o esporte e oferecer estrutura adequada para atletas e talentos esportivos de Rondônia, o presidente da Assembleia Legisl

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)