Domingo, 27 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

DPE-RO busca apoio para implantar sistema virtual de resolução de conflitos na área da saúde



A semana terminou com uma ótima notícia para quem mora no interior do Estado de Rondônia e necessita de apoio para resolver conflitos na área de saúde, como busca por medicamentos, exames ou internações, por exemplo.

A Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO), por meio de seu representante máximo, o Defensor Público-Geral, Marcus Edson de Lima, assinou dia 19, um Termo de Cooperação técnica com a Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo (DPE-ES), solicitando o apoio para a implantação do programa Procedimento de Extrajudicialização da Saúde (PES).

O PES é destinado à realização de conciliações virtuais para a busca de resoluções extrajudiciais em conflitos de saúde, ou seja, com o programa não se torna necessária a presença física dos agentes do processo, sejam eles operadores do direito ou agentes de saúde.

“Nós já desenvolvemos um programa em Porto Velho que vem dando muitos resultados positivos na área de resolução extrajudicial de conflitos de saúde, que é o Sus Mediado. Mas agora queremos oferecer este serviço também à população do interior do Estado” explica o Defensor Público-Geral, Marcus Edson de Lima.

“Queremos propor este programa à Secretaria de Saúde de Rondônia para que, se aceito, seja interligado à Secretaria, para leva-lo a todos os municípios do interior, começando nas maiores cidades e estendendo, depois, às demais Comarcas do Estado”, finaliza.

Assinatura do Termo de Cooperação

O Termo de Cooperação Técnica entre as Defensorias foi assinado pelo Defensor Público-Geral de Rondônia, Marcus Edson de Lima, pela Defensora Pública-Geral do Espírito Santo, Sandra Mara Vianna Fraga, pelo Defensor Público-Geral do Amazonas, Rafael Barbosa, e pelo Defensor Público do Estado da Bahia, representando o Defensor Público-Geral Clériston Cavalcante.

Participaram da solenidade de assinatura: o Subdefensor Público-Geral do Espírito Santo, Fábio Ribeiro Bittencourt; o Diretor-Geral Administrativo da DPE-ES, Sérgio Pôncio; e o Diretor de Tecnologia da Informação da Defensoria Pública da Bahia.

Fonte: Ascom / DPE-RO

Gente de OpiniãoDomingo, 27 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

Com fala contundente durante a audiência pública realizada em Alta Floresta do Oeste nesta quinta-feira (24), o deputado Ismael Crispin (MDB) reforç

Deputado Cirone Deiró destina R$ 100 mil para abertura do Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal

Deputado Cirone Deiró destina R$ 100 mil para abertura do Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal

Com o apoio do deputado Cirone Deiró, a abertura do Campeonato Estadual de Motocross será realizada neste sábado, 26 e domingo 27 de abril em Cacoal

Cristiane Lopes participa de entrega histórica de água tratada em União Bandeirantes

Cristiane Lopes participa de entrega histórica de água tratada em União Bandeirantes

União Bandeirantes vive um marco histórico, o distrito rural de Porto Velho agora conta com um moderno sistema de abastecimento de água tratada, gar

Vereador Everaldo Fogaça visita ECO PARQUE Porto Velho e conhece como é o destino do lixo da capital

Vereador Everaldo Fogaça visita ECO PARQUE Porto Velho e conhece como é o destino do lixo da capital

Nesta sexta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) e outros membros da Câmara Municipal fizeram uma visita ao ECO PARQUE Porto Velho, que é o desti

Gente de Opinião Domingo, 27 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)