Segunda-feira, 12 de março de 2018 - 14h44
O deputado Dr. Neidson (PMN) foi proponente, junto com o presidente Maurão de Carvalho (MDB), da audiência pública realizada no distrito de Extrema para tratar do PLP nº137/2015, que tramita no Congresso Nacional e trata da criação, incorporação, fusão e desmembramento de distritos.
O deputado defende a emancipação de Extrema que, caso ocorra, será um município formado pelos distritos de Nova Califórnia, Vista Alegre do Abunã, Fortaleza do Abunã e Extrema (sede).
Em seu pronunciamento na audiência, Dr. Neidson agradeceu a presença de todos e aproveitou para lembrar que durante o Festival de Música de Extrema, realizado com o apoio do parlamentar, ouviu dos moradores dezenas de reclamações quanto ao abandono em que se encontra o distrito.
O parlamentar disse ter ficado decepcionado com a situação de Extrema, uma vez que o local, segundo o deputado, apresenta todas as condições para sua emancipação. Dr. Neidson destacou que Extrema já deveria ter sido emancipado por meio de um projeto de lei criado em 2010, que acabou sendo vetado integralmente em 2014, pela então presidente Dilma Rousseff, sob o argumento de que o texto aumentaria as despesas públicas.
No entanto, o deputado ressalta que o distrito já se adiantou em muitos procedimentos legais necessários para o desmembramento, o que tornaria o processo ainda mais rápido caso o projeto seja aprovado em Brasília.
O deputado disse entender que no início será difícil e que o novo município precisará de apoio. Dessa forma, Dr. Neidson disse esperar que todos os poderes, executivos e legislativos, unam forças para contribuir com o futuro município de Extrema de Rondônia.
DER
O deputado aproveitou a oportunidade para destacar seu descontentamento em relação à retirada da residência do DER que ficava no distrito de Extrema. Segundo o parlamentar, o órgão dava todo o suporte necessário para a manutenção das estradas vicinais da região da Ponta do Abunã.
Dr. Neidson ressaltou que a distância entre Porto Velho e a região, que já tem dificuldade no acesso à comunicação por telefonia celular e Internet, torna ainda mais difícil a chegada de maquinários para atender os distritos. Para o deputado, o governo deveria fortalecer a região, não o contrário.
“A população clama pelo retorno da residência do DER. Muitos distritos sentem-se abandonados também por conta desta ação do governo. Com a regional do órgão, é possível descentralizar os trabalhos do DER na capital, com atendimento mais rápido em relação às necessidades de manter o tráfego e o escoamento das produções”, concluiu o parlamentar.
Fonte: Juliana Martins
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil), titular na Comissão de Viação e Transportes na Câmara dos Deputados, participou nesta quinta-feir
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) foi destaque no programa Fala Rondônia, transmitido em nível estadual pelo Sistema Gurgacz de Comunicação (SGC). A
Deputada Ieda Chaves propõe Política de Conscientização e Prevenção da Depressão em Pessoas Idosas
A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou, recentemente, a Indicação N.º 8443/2024 para a criação de uma Política Estadual de Consc
Alunos da Escola João Bento da Costa promovem debate crítico no plenário da Assembleia Legislativa
Nesta quinta-feira (28), o plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) se transformou em um espaço de aprendizado e reflexão, recebendo a