Quinta-feira, 22 de março de 2012 - 12h06
Duas chapas disputaram o primeiro turno das eleições do Conselho Regional de Odontologia de Rondônia. A Eleição foi realizada no dia 20 deste mês. A Chapa 1, tinha o cirurgião dentista, Luiz Fernando Rodrigues Rosa, buscando a reeleição para presidência do CRO/RO e obteve 389 votos. A Chapa 2, encabeçada por Marco Antônio Zico, recebeu 220 votos.
Segundo a comissão organizadora do pleito, a eleição transcorreu dentro do normal. A votação começou às 8 horas e terminou às 18 horas, na Sede do Conselho, na Rua Duque de Caxias, 508, Bairro Caiari em Porto Velho. Os cirurgiões Dentistas do interior votaram através de correspondência.
Para o presidente da Comissão Eleitoral, Carlos Alberto, todo o processo foi feito de forma democrática e histórica para a categoria. “A escolha da diretoria foi pautado pela legalidade e respeitou todas as fases previstas no Regimento Eleitoral”, disse ele.
De acordo com o atual presidente, Luiz Fernando Rosa, a Comissão Eleitoral manteve durante toda a eleição um comportamento ético, transparente, democrático e eficiente, sendo que a decisão e divulgação dos resultados respeitaram a formalidade, legalidade e moralidade administrativa, “princípios estes que compõe o Estado Democrático de Direito”, finalizou.
Mas o resultado das urnas não foi o suficiente para garantir a eleição em uma única votação. Faltaram 20 votos para dar a vitória em primeiro turno à Chapa 1. O Regimento Eleitoral do CRO/RO estabelece que a chapa vencedora precisa atingir o percentual de 50% +1 dos votos válidos. Portanto, será definido a escolha da nova diretoria somente no dia 9 de abril quando acontecerá o segundo turno.
A Atual diretoria ressalta aos Cirurgiões Dentistas que deixaram de votar a importância de justificar dentro de 8 dias, a contar da data da eleição, para regularizar a situação, caso contrário, transcorrerá multa no valor 1/3 da taxa de anuidade.
O Regimento Eleitoral e a decisão da nomeação da nova diretoria estarão disponíveis no site do CFO www.cfo.org.br, uma vez que o princípio da publicidade foi respeitado e aplicado.
O Regimento Interno que normatizou as eleições no CRO/RO é o mesmo aplicado em todas as eleições dos Conselhos de Odontologia no Brasil. “Cabe afirmar que não há qualquer irregularidade no Regimento Eleitoral, uma vez que caso houvesse este já teria sofrido intervenção judicial, o que jamais ocorreu”, concluiu Rosa.
Fonte: Naiana Mello
“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência
Com fala contundente durante a audiência pública realizada em Alta Floresta do Oeste nesta quinta-feira (24), o deputado Ismael Crispin (MDB) reforç
Deputado Cirone Deiró destina R$ 100 mil para abertura do Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal
Com o apoio do deputado Cirone Deiró, a abertura do Campeonato Estadual de Motocross será realizada neste sábado, 26 e domingo 27 de abril em Cacoal
Cristiane Lopes participa de entrega histórica de água tratada em União Bandeirantes
União Bandeirantes vive um marco histórico, o distrito rural de Porto Velho agora conta com um moderno sistema de abastecimento de água tratada, gar
Vereador Everaldo Fogaça visita ECO PARQUE Porto Velho e conhece como é o destino do lixo da capital
Nesta sexta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) e outros membros da Câmara Municipal fizeram uma visita ao ECO PARQUE Porto Velho, que é o desti