Quinta-feira, 15 de setembro de 2022 - 08h30
A pandemia da covid-19 veio
para durar bem mais do que o esperado. Com o aumento disparado de casos da
doença no mundo em 2020, restrições tiveram que ser adotadas por Estados e
municípios do país, onde órgãos públicos, empresas e até mesmo as escolas
tiveram que paralisar suas atividades. O momento exigiu uma resposta imediata
do Poder Executivo, não somente na área da saúde, mas também na área social que
até hoje, é uma das marcas fortes da gestão do coronel Marcos Rocha, candidato
pelo União Brasil (44).
O coronel Marcos Rocha encarou o desafio com firmeza para não deixar a economia do Estado parar e ao mesmo tempo, não colocar a vida da população em risco. “Junto com minha equipe de governo, tivemos que agir com sabedoria. Em relação as escolas, como professor que fui a vida inteira, tive que pensar, porque sei da realidade de muitas famílias. Muitos estudantes vão para a escola para estudar, mas alguns vão para também receber a merenda escolar, que por muitas das vezes, é a única refeição que eles têm. Mas o que fazer, se as escolas estavam fechadas?”, se questionava.
ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
O Estado já tinha em execução o Programa Estadual de Alimentação Escolar – PEALE, que inclui o peixe e produtos de pequenos agricultores na merenda escolar a um custo de R$ 2 por estudante, complementando os R$ 0,36 do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, do Governo Federal. “As compras feitas pelo Governo, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, com recurso da merenda escolar, reflete em investimento direto, não só na piscicultura, mas também na agricultura familiar especializada na produção de frutas, legumes e verduras”, esclareceu o coronel Marcos Rocha.
Uma das maiores fornecedoras do Estado é a piscicultora e empresária Nara Regina de Souza Cruz, responsável por um frigorífico de pescado e pela cooperativa Coopeixe. Filha de ribeirinhos e desde 2015, montou na Linha Progresso, área rural de Porto Velho, uma empresa para beneficiar o pescado, que passou a integrar a alimentação escolar por meio de programas estaduais e federais, relacionados à merenda escolar. “Conseguimos empregar e dar vazão à produção de pescado de cerca de 40 criadores de Porto Velho, Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste e Ariquemes. Sem contar a produção própria do frigorífico, que conta com 12 tanques de tambaquis, pintados e pirarucus. Porém, quando veio a pandemia, o cenário mudou. As escolas fecharam, o peixe ficou estocado e os produtores ficaram endividados e não sabíamos mais o que fazer”, relembra Nara Regina com a voz embargada.
O GOVERNADOR ME OUVIU
Foi quando a empresária resolveu pedir ajuda. “Tive receio de ligar diretamente para o coronel Marcos Rocha, não sabia se ele iria me atender, ainda mais em um domingo e em plena pandemia. Mesmo assim liguei, me identifiquei e contei tudo o que estava acontecendo. Ele me ouviu, me compreendeu e de forma rápida, agiu para resolver o nosso problema. Convocou os secretários de oito pastas envolvidas para buscar uma solução”, complementou Nara Regina.
Entre as soluções, estava a compra inicial de 40 toneladas de peixes com recursos do programa da merenda escolar, que estava parado devido as escolas estarem fechadas. Com o peixe e outros produtos da agricultura familiar, foram montados kits de alimentação que foram distribuídos para a comunidade escolar, divididos em duas remessas em vários municípios do Estado. “O coronel Marcos Rocha para abençoou nossa vida e a dos piscicultores, que conseguiram vencer durante devido a atenção que recebemos do Governo. Nosso projeto de incluir o peixe na merenda escolar hoje é modelo para o Brasil. Isso é resultado do trabalho de toda uma equipe”, conta a empresária, que ficou orgulhosa.
ÁREA SOCIAL
O frigorífico de peixes que integra a cooperativa continua entregando pescado para as escolas estaduais em vários municípios. Toda a produção da empresa é destinada a merenda escolar de 98 unidades de ensino. Com a piscicultura fortalecida, toda a cadeia produtiva também foi beneficiada, incluindo as agroindústrias e as indústrias de ração. Em seguida, foi criado o cartão alimentação escolar que destinou recursos do Estado, beneficiando 48 mil estudantes da Rede Estadual de Ensino. Para a dona de casa Ruth de Souza, residente em Ariquemes há 30 anos e mãe de quatro filhos, “o kit alimentação durante a pandemia foi uma ajuda importante do coronel Marcos Rocha, que beneficiou os alunos com o peixe e outros alimentos essenciais”.
O DIA NA HISTÓRIA - 3 de outubro de 2024 - BOM DIA!
RONDÔNIA1930 – O general Cândido Rondon é preso por determinação do governo federal, mas teve comprovada sua inocência.1972 – Aliethe Matha Mory torna
Plano de Governo de Léo Moraes tem foco em Gestão, Cidade e Pessoas
Recentemente foi protocolado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Rondônia, o plano de governo do candidato à Prefeitura de Porto Velho pelo Pode
Cristiane Lopes parabeniza vitória do governador de Rondônia Cel Marcos Rocha nas eleições
Em uma caminhada árdua ao lado do candidato e agora reeleito governador do Estado de Rondônia Cel Marcos Rocha, a deputada federal eleita Cristiane Lo
O Coronel Marcos Rocha, que concorre à reeleição ao Governo de Rondônia pelo União Brasil 44, foi o governador que mais investiu nos servidores públic