Sexta-feira, 23 de maio de 2008 - 09h20
No início desta semana, a Eletronorte oficializou a etapa final do Programa de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica Procel Educacional, em Porto Velho, Candeias do Jamari e Guajará-Mirim. Três escolas, das 21 participantes de todas as etapas do programa iniciado em 2005 receberam um data-show como reconhecimento do uso racional de energia elétrica.
A entrega da premiação foi iniciada em Porto Velho, na Escola Estadual Franklin Roosevelt, onde também estiveram presentes representantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Jaime Barcessat de Candeias do Jamari e da Representação de Ensino de Porto Velho (REM), da Secretaria Estadual de Educação Seduc.
Porto Velho
A escola Franklin Roosevelt concorreu com mais seis da cidade e se destacou pelo comprometimento da diretoria, professores, alunos e comunidade. O trabalho desenvolvido pela escola contagiou os moradores do bairro Triângulo para o combate ao desperdício de energia elétrica, trazendo economia deste consumo também para a instituição.
"É um orgulho para a nossa escola receber este prêmio. Quando assumi a direção, a redução do consumo de energia elétrica era uma preocupação diária e o Procel nos ajudou muito nesse processo", explicou a diretora da Franklin Roosevelt, Salomé Conde.
Rosa Maria Rodrigues de Araújo da REM de Porto Velho também destacou a importância do Procel no aprendizado dos alunos da rede pública. "Ele é um programa muito arrojado que possibilitou aos professores e alunos uma mudança na rotina do ensino-aprendizagem".
Candeias do Jamari
A instituição de ensino de Candeias do Jamari, município de abrangência da Usina Hidrelétrica Samuel, cujo nome é uma homenagem a funcionário falecido da Eletronorte Jaime Barcessat não poderia deixar de marcar sua participação no Procel, de forma positiva. Ela foi a Escola Eficiente do uso de energia elétrica, conquistando um data-show para as atividades pedagógicas e administrativas.
Uma das responsáveis por esta conquista foi à professora de ensino fundamental, Édina Azevedo Klein. "Nosso trabalho só foi possível porque tivemos total apoio da diretoria da escola para desenvolvermos as atividades do Procel. Isso facilitou os trabalhos e incentivou os alunos a aderirem ao uso racional de energia elétrica em suas casas e na escola", destacou a professora.
Guajará-Mirim
Treze escolas, da rede pública estadual concorreram no município de Guajará-Mirim mostrando a importância do uso eficiente da energia elétrica na preservação dos bens naturais. A segunda instituição mais antiga da histórica Pérola do Mamoré, com seus 42 anos de existência foi à vencedora: Escola Almirante Tamandaré. Mais de 480 alunos do ensino fundamental aderiram ao Procel.
"Sentimos a mudança dos estudantes na forma de utilizar a energia elétrica em suas casas e na sala de aula. Todos nós, estamos mais conscientes sempre nos policiamos para não deixarmos as luzes acesas sem necessidade, à geladeira aberta por tempo demais", citou a professora-multiplicadora do programa na escola, Rosa Eurídice.
O representante de Ensino da REM de Guajará-Mirim, Miguel Edson Hurtado Oreyai, citou a importância da parceria entre a Eletronorte e a Seduc. "Ficamos muito felizes por termos parceiros como a Eletronorte. A economia de energia elétrica irá possibilitar investimentos da Secretaria Estadual de Educação em outras áreas da própria escola", comentou Miguel Edson.
Marina de Frias coordenadora do Procel na Eletronorte, em Brasília, entregou os certificados de Participação no Procel e Escola Eficiente em Energia explicando que a Escola Almirante Tamandaré foi a que mais de destacou durante o programa, das três cidades. "O comprometimento da Almirante Tamandaré, que deu entrevistas em rádios e palestras sobre o Procel em diversos bairros foi algo que não poderíamos deixar de reconhecer", destacou Marina.
Combate ao desperdício de energia elétrica e preservação ambiental
O coordenador do Procel, em Rondônia, Orlando Francisco de Souza, durante a entrega em Porto Velho e Guajará-Mirim lembrou a importância do uso racional da energia elétrica para a preservação do meio ambiente. "Se todos aprendessem como vocês aprenderam a usar a energia de forma eficiente não precisaríamos mais construir usinas como a do Complexo do Rio Madeira e outras que estão em construção no Brasil", falou Orlando que destacou ainda o empenho do falecido gerente Regional, Fernando Fonseca, na implantação do Procel em Rondônia e do atual gerente Regional, Edgard Temporim na continuidade desse processo.
Fonte: Ascom / Eletronorte - RO
Deputada Dra. Taíssa destaca asfaltamento ao redor do hospital Regional de Guajará-Mirim
Na terça-feira (16), a deputada Dra. Taíssa Sousa (Podemos) visitou o Hospital Regional de Guajará-Mirim, obra de grande importância para a saúde pú
Deputado Lucas Torres solicita lotação de delegado na Polícia Civil de Extrema
O deputado estadual Delegado Lucas (PP) apresentou uma indicação ao governo de Rondônia e à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (S
Recursos na conta da Prefeitura para nova rodoviária de Cacoal
O deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil) disse nesta segunda-feira (13) que os recursos para a construção da nova rodoviária intermunicipal d
Com apoio do deputado Alan Queiroz, Festival Rondônia de Música será realizado no ano de 2025
O deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) destinou uma emenda parlamentar que viabilizou a realização do Festival Rondônia de Música (Rondofest), u