Segunda-feira, 27 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Em abertura de seminário, Confúcio Moura afirma ser indispensável a capacitação continuada para servidores


Gente de Opinião

Para o governador Confúcio Moura, o serviço público tem de ser impessoal

Na abertura do seminário Administração Pública Antifrágil & Governança Pública Inovadora, o governador Confúcio Moura disse ser indispensável a capacitação continuada de todos os servidores públicos, mesmo os que estão em final de carreira, e os mais novos. “Espero que esse seminário venha inspirar nós todos a ter respeito maior pelo serviço público e também cuidar de sua preparação ao longo da história do Estado de Rondônia”, disse o governador.

O seminário, com palestras do professor Marcus Bettencourt, da Advocacia da União; e o professor Rodrigo Pironti, doutor em direito econômico, é a segunda iniciativa da Escola de Governo, em processo de implantação, que tem por objetivo cuidar da capacitação de pessoal no serviço público estadual. Gestores, gerentes, assessores e demais colaboradores de primeiro escalão do governo participaram do evento, realizado na manhã de ontem segunda-feira (15) no Palácio das Artes, em Porto Velho.

Referindo-se à ginasta Simone Biles e ao nadador Michel Phelps como exemplos de atletas norte-americanos que para fazer o que fazem “treinam muito, desde menino até agora”, o governador Confúcio Moura disse que o servidor público para ganhar medalha de ouro, para ser reconhecido, também deve treinar muito.

“É como se o serviço público fosse o tempo de preparação para uma olimpíada, tem que treinar. Mas normalmente no serviço público o que acontece é que, após passar em um concurso público, o funcionário não recebe treinamento, fica acomodado, passa o tempo, e muitas vezes acaba ficando resistente às mudanças porque sempre fez sua atividade da mesma forma. Acaba não melhorando o serviço público por falta de treinamento, por falta de capacitação continuada, a fim de vencer um desafio”, comparou.

Confúcio Moura disse também que o serviço público tem de ser impessoal. “Eu vou embora, em dois anos e meio não serei mais governador, mas o Estado de Rondônia continuará existindo, e só será eficiente se seus servidores conduzirem bem o estado, seja quem for o futuro governador”, declarou.

Para ilustrar a impessoalidade, o governador disse que nos Estados Unidos qualquer um dos candidatos à Presidência, que vir a ganhar, não terá liberdade de fazer muita coisa. “Porque lá tem um serviço público estruturado, carreira de estado estruturada, o presidente dá pequenos lances para a direita ou para a esquerda, mas a linha mestra do estado está definida, quem faz são os servidores públicos”, disse Confúcio Moura.

A superintendente de Gestão de Pessoas, Helena Bezerra, disse que a gestão de Confúcio Moura tem valorizado o serviço público e respeitado a Constituição, declarando que a qualidade e aprimoramento técnico dos servidores devem prevalecer na estrutura estatal em detrimento “das ações oportunistas”. “Essa revolução só depende de nós”, argumentou.

No seminário, o representante da Infoco, Jean Carlos de Paula, anunciou a oferta de mais de 27 cursos de pós-graduação, com o conteúdo 100% online. Sediada no Paraná, a empresa se instalou em Rondônia, e deve firmar com o governo estadual contrato para desenvolver cursos de capacitação em diversas áreas.

Participaram ainda da abertura do seminário, a secretária da Educação, Fátima Gavioli (a Seduc é parceira da Escola de Governo); a diretora executiva da Escola de Governo Michele Martines; o secretário-adjunto da Educação, Márcio Félix; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Silvio Rodrigues; o ouvidor-geral do estado, Vicente Moura; a superintendente de Assuntos Estratégicos, Rosana Cristina Vieira;  e outras autoridades.

Leia mais:
Escola de Governo de Rondônia se prepara para ofertar capacitação online a servidores
Palestra sobre autismo inaugura atuação da Escola de Governo de Rondônia

 


Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 27 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano prestigia elevação da comarca de Machadinho do Oeste à 2ª entrância

Deputado Alex Redano prestigia elevação da comarca de Machadinho do Oeste à 2ª entrância

Em um marco histórico para o sistema judiciário de Rondônia, o deputado Alex Redano (Republicanos) participou da solenidade que oficializou a elevaçã

Deputada Ieda Chaves articula propostas e define orçamento em R$ 17, 21 bilhões para Rondônia

Deputada Ieda Chaves articula propostas e define orçamento em R$ 17, 21 bilhões para Rondônia

Após meses de trabalho, a Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (

Mudanças no governo Marcos Rocha deve começar pela Casa Civil

Mudanças no governo Marcos Rocha deve começar pela Casa Civil

Uma substituição muito importante deve acontecer o mais breve no governo Marcos Rocha. O atual Chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, deve ser subst

Projeto vidas, alcançados para alcançar recebe apoio do vereador Everaldo Fogaça

Projeto vidas, alcançados para alcançar recebe apoio do vereador Everaldo Fogaça

Na manhã desta quarta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) recebeu em seu gabinete representante do projeto social Vidas, Alcançados para Alcança

Gente de Opinião Segunda-feira, 27 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)