Quarta-feira, 17 de agosto de 2016 - 05h04
Na abertura do seminário Administração Pública Antifrágil & Governança Pública Inovadora, o governador Confúcio Moura disse ser indispensável a capacitação continuada de todos os servidores públicos, mesmo os que estão em final de carreira, e os mais novos. “Espero que esse seminário venha inspirar nós todos a ter respeito maior pelo serviço público e também cuidar de sua preparação ao longo da história do Estado de Rondônia”, disse o governador.
O seminário, com palestras do professor Marcus Bettencourt, da Advocacia da União; e o professor Rodrigo Pironti, doutor em direito econômico, é a segunda iniciativa da Escola de Governo, em processo de implantação, que tem por objetivo cuidar da capacitação de pessoal no serviço público estadual. Gestores, gerentes, assessores e demais colaboradores de primeiro escalão do governo participaram do evento, realizado na manhã de ontem segunda-feira (15) no Palácio das Artes, em Porto Velho.
Referindo-se à ginasta Simone Biles e ao nadador Michel Phelps como exemplos de atletas norte-americanos que para fazer o que fazem “treinam muito, desde menino até agora”, o governador Confúcio Moura disse que o servidor público para ganhar medalha de ouro, para ser reconhecido, também deve treinar muito.
“É como se o serviço público fosse o tempo de preparação para uma olimpíada, tem que treinar. Mas normalmente no serviço público o que acontece é que, após passar em um concurso público, o funcionário não recebe treinamento, fica acomodado, passa o tempo, e muitas vezes acaba ficando resistente às mudanças porque sempre fez sua atividade da mesma forma. Acaba não melhorando o serviço público por falta de treinamento, por falta de capacitação continuada, a fim de vencer um desafio”, comparou.
Confúcio Moura disse também que o serviço público tem de ser impessoal. “Eu vou embora, em dois anos e meio não serei mais governador, mas o Estado de Rondônia continuará existindo, e só será eficiente se seus servidores conduzirem bem o estado, seja quem for o futuro governador”, declarou.
Para ilustrar a impessoalidade, o governador disse que nos Estados Unidos qualquer um dos candidatos à Presidência, que vir a ganhar, não terá liberdade de fazer muita coisa. “Porque lá tem um serviço público estruturado, carreira de estado estruturada, o presidente dá pequenos lances para a direita ou para a esquerda, mas a linha mestra do estado está definida, quem faz são os servidores públicos”, disse Confúcio Moura.
A superintendente de Gestão de Pessoas, Helena Bezerra, disse que a gestão de Confúcio Moura tem valorizado o serviço público e respeitado a Constituição, declarando que a qualidade e aprimoramento técnico dos servidores devem prevalecer na estrutura estatal em detrimento “das ações oportunistas”. “Essa revolução só depende de nós”, argumentou.
No seminário, o representante da Infoco, Jean Carlos de Paula, anunciou a oferta de mais de 27 cursos de pós-graduação, com o conteúdo 100% online. Sediada no Paraná, a empresa se instalou em Rondônia, e deve firmar com o governo estadual contrato para desenvolver cursos de capacitação em diversas áreas.
Participaram ainda da abertura do seminário, a secretária da Educação, Fátima Gavioli (a Seduc é parceira da Escola de Governo); a diretora executiva da Escola de Governo Michele Martines; o secretário-adjunto da Educação, Márcio Félix; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Silvio Rodrigues; o ouvidor-geral do estado, Vicente Moura; a superintendente de Assuntos Estratégicos, Rosana Cristina Vieira; e outras autoridades.
Leia mais:
Escola de Governo de Rondônia se prepara para ofertar capacitação online a servidores
Palestra sobre autismo inaugura atuação da Escola de Governo de Rondônia
Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia
Deputado Alex Redano prestigia elevação da comarca de Machadinho do Oeste à 2ª entrância
Em um marco histórico para o sistema judiciário de Rondônia, o deputado Alex Redano (Republicanos) participou da solenidade que oficializou a elevaçã
Deputada Ieda Chaves articula propostas e define orçamento em R$ 17, 21 bilhões para Rondônia
Após meses de trabalho, a Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (
Mudanças no governo Marcos Rocha deve começar pela Casa Civil
Uma substituição muito importante deve acontecer o mais breve no governo Marcos Rocha. O atual Chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, deve ser subst
Projeto vidas, alcançados para alcançar recebe apoio do vereador Everaldo Fogaça
Na manhã desta quarta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) recebeu em seu gabinete representante do projeto social Vidas, Alcançados para Alcança