Segunda-feira, 27 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Embrapa Rondônia realizará Circuito Tecnológico na Portoagro



Está chegando o início da Feira de Negócios e Tecnologias Rurais Sustentáveis de Porto Velho –Portoagro, que acontece de 24 a 28 de agosto de 2016, no Parque dos Tanques, na capital. Para a segunda edição da Feira, a Embrapa Rondônia irá apresentar inovações ao setor agropecuário durante o Circuito Tecnológico, levando para o Campo Experimental da Embrapa em Porto Velho grande número de produtores para conhecerem, na teoria e na prática, as tecnologias disponíveis para cafeicultura, produção de leite, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), mandiocultura e fruticultura. Esta ação acontecerá durante a Portoagro, nos dias 25 e 26 de agosto, das 9h às 12h, com inscrições gratuitas e no local.

É a primeira vez que a Embrapa Rondônia realiza o Circuito Tecnológico e pretende fixar este evento como uma maneira de apresentar inovações e tecnologias desenvolvidas para as principais áreas de produção de Rondônia, todas acessíveis aos produtores e que podem transformar para melhor a realidade no campo. “Contamos com uma gama de tecnologias já disponíveis e acessíveis aos produtores que podem proporcionar uma produção sustentável, sendo possível produzir mais, com menor custo, em menor área e de maneira a preservar o meio ambiente”, destaca o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Rondônia, Frederico Botelho.

A Embrapa estará presente na Portoagro também na área dos estandes institucionais e em demais ações realizadas na Feira, sempre com profissionais à disposição do público todos os dias do evento. Os destaques deste ano são: os livros “Café na Amazônia” e "Ginecologia e ultrassonografia reprodutiva em bovinos"; uma maquete da Barcaça Seca Café, tecnologia simples e acessível para a secagem de café com qualidade; a nova técnica de Inseminação Artificial em Tempo Fixo – IATF em Blocos, que aumenta em até 20% a prenhez em vacas; e o dispositivo Vetscore, desenvolvido pela Embrapa Rondônia para avaliação nutricional do rebanho bovino, que estará exposto na Feira e deve chegar no segundo semestre ao mercado. A comercialização será realizada pela Prático de Garça, empresa habilitada pela Embrapa para comercializar o produto.

Além destas ações, o pesquisador da Embrapa Rondônia, Vicente Godinho, irá ministrar a palestra "Agronegócios em Rondônia: culturas anuais", no dia 28/08, das 9h às 10h, no Parque dos Tanques. Durante a Portoagro o público ainda poderá degustar os cafés arábica e conilon de alta qualidade de bebida cultivados em áreas de experimentos da Embrapa Rondônia no estado.
 
Programação do Circuito Tecnológico

As atividades acontecem dias 25 e 26 no Campo Experimental da Embrapa Rondônia, em Porto Velho. Confira a programação:

Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF)

09h30 – 10h20: ILPF em Rondônia: Perspectivas e potencialidades, com Dr. Vicente de Paulo Campos Godinho.
10h20 – 11h10: Aspectos gerais do componente animal nos sistemas de ILPF, com Dr. Ademir Hugo Zimmer .
11h10 – 12h: Inserção do componente florestal em sistemas de ILPF,  mestre M.Sc. Henrique Nery Cipriani.

Leite

09h30 – 10h20   Manejo sustentável das pastagens, com Dr. Pedro Gomes Cruz.
10h20 – 11h10: Estratégias para controle do carrapato dos bovinos, com Dr. Fábio da Silva Barbieri.
11h10 – 12h: Aspectos gerais da reprodução e seu impacto na produtividade da fazenda, com Dr. Luiz Francisco Machado Pfeifer.

Café

09h30 – 10h20: A importância da utilização de materiais melhorados na formação das lavouras, com Dr. Alexsandro Lara Teixeira.
10h20 – 11h10: Manejo do cafeeiro, com Dr. Marcelo Curitiba Espindula.
11h10 – 12h: Colheita semi-mecanizada, com João Maria Diocleciano.

Mandioca e Fruticultura

09h30 – 10h20: Cultivo do Açaí, com Dr. Victor Ferreira de Souza.
10h20 – 11h10: Cultivo da banana, com Dr. José Nilton Costa.
11h10 – 12h: Mandiocultura, com Dr. Rogério Sebastião Correa da Costa.
 

Realização e parcerias

O Circuito Tecnológico é uma realização da Embrapa e são parceiros o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Porto Velho (Semagric), Associação dos Proprietários Rurais de Rondônia (APRRO), Associação Rural de Jaci-Paraná (ARJAP), Sebrae, Sistema OCB/Sescoop-RO e a Emater-RO.

--------------------
Renata Silva / Embrapa Rondônia
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 27 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves articula propostas e define orçamento em R$ 17, 21 bilhões para Rondônia

Deputada Ieda Chaves articula propostas e define orçamento em R$ 17, 21 bilhões para Rondônia

Após meses de trabalho, a Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (

Mudanças no governo Marcos Rocha deve começar pela Casa Civil

Mudanças no governo Marcos Rocha deve começar pela Casa Civil

Uma substituição muito importante deve acontecer o mais breve no governo Marcos Rocha. O atual Chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, deve ser subst

Projeto vidas, alcançados para alcançar recebe apoio do vereador Everaldo Fogaça

Projeto vidas, alcançados para alcançar recebe apoio do vereador Everaldo Fogaça

Na manhã desta quarta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) recebeu em seu gabinete representante do projeto social Vidas, Alcançados para Alcança

Projeto de Lei de autoria do deputado Alex Redano é sancionado e garante direitos aos mototaxistas de Rondônia

Projeto de Lei de autoria do deputado Alex Redano é sancionado e garante direitos aos mototaxistas de Rondônia

O governador em exercício de Rondônia, Sérgio Gonçalves da Silva, sancionou a Lei Nº 5.956/2025, de autoria do deputado Alex Redano (Republicanos).

Gente de Opinião Segunda-feira, 27 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)