Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Encontro promovido pelo Sindsef reúne servidores da saúde



Servidores da Funasa, Funai, Ministério da Saúde e Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), tiveram a oportunidade de sanar dúvidas sobre as ações judiciais de seus interesses, durante o Encontro Setorial dos Servidores da Área de Saúde promovido pelo Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia – Sindsef/RO na última terça-feira (20), no auditório da Funasa, em Porto Velho.

O encontro reuniu representantes de todos os municípios de Rondônia e contou com a presença do presidente do Sindsef, Daniel Pereira, dos secretários Francisco Torres (Ex-Território), Paulo Vieira (Assuntos Jurídicos), Ivan Francisca (Aposentados), Abson Praxedes (Saúde) e da coordenadora de Pimenta Bueno, Flávia Hiromi Takahashi, que é presidente da Comissão de Professores.

Entre os principais temas abordados na reunião, o presidente Daniel Pereira, falou sobre a atuação do Sindsef para reparar os danos dos servidores da ex-Sucam, intoxicados por DDT. Ele citou o texto da Emenda Constitucional, de autoria do sindicato, em tramite no Senado e, das ações judiciais que requerem a concessão de indenização a título de reparação de danos e tratamento de saúde aos intoxicados.

Daniel divulgou a mais recente atitude do Sindsef que é a tentativa de protocolar denuncia à Organização Internacional do Trabalho (OIT) e à Organização dos Estados Americanos (OEA), contra Estado Brasileiro por descaso a situação dos servidores.

Ainda sobre os casos de DDT, o advogado Marco Carbone anunciou a possibilidade de a Justiça Federal expedir precatórios em 2017 e 2018, com reparação de danos morais e tratamento de saúde. . “A estimativa é a de que em 2018 estaremos com 100% das ações concluídas caso não hajam imprevistos jurídicos”, afirmou.

Também participaram do encontro, os advogados do Escritório Fonseca & Assis, Felippe Pestana, Denyvaldo Paes Junioros e Emerson Salvador e a advogada Conceição, do Escritório Olympio Moraes Júnior.

Foram abordados no encontro, temas como Termo de Opção dos aposentados, Gratificação de Docência (GEAD), Reconhecimento, Saberes e Competências (RSC); Gratificação de Desempenho Pessoal do Plano Geral do Poder Executivo (GDPGPE); Isonomia do Imposto de Renda; Descongelamento dos Planos Econômicos Verão, Collor e Bresser, insalubridade e outros.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 23 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto vidas, alcançados para alcançar recebe apoio do vereador Everaldo Fogaça

Projeto vidas, alcançados para alcançar recebe apoio do vereador Everaldo Fogaça

Na manhã desta quarta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) recebeu em seu gabinete representante do projeto social Vidas, Alcançados para Alcança

Projeto de Lei de autoria do deputado Alex Redano é sancionado e garante direitos aos mototaxistas de Rondônia

Projeto de Lei de autoria do deputado Alex Redano é sancionado e garante direitos aos mototaxistas de Rondônia

O governador em exercício de Rondônia, Sérgio Gonçalves da Silva, sancionou a Lei Nº 5.956/2025, de autoria do deputado Alex Redano (Republicanos).

 Deputado Jean Mendonça investe em capacitação profissional

Deputado Jean Mendonça investe em capacitação profissional

Apoiar e incentivar iniciativas que promovam a geração de renda para as mulheres é um compromisso do deputado Jean Mendonça, que tem se dedicado à i

Deputada Dra. Taíssa destaca asfaltamento ao redor do hospital Regional de Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa destaca asfaltamento ao redor do hospital Regional de Guajará-Mirim

Na terça-feira (16), a deputada Dra. Taíssa Sousa (Podemos) visitou o Hospital Regional de Guajará-Mirim, obra de grande importância para a saúde pú

Gente de Opinião Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)