Sexta-feira, 14 de setembro de 2018 - 13h01
O programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (Lider) está em seu sexto módulo. Foi criado para apoiar lideranças, a fim de estimular vocações e aperfeiçoar recursos locais, com ênfase nos pequenos negócios. Com essa iniciativa, o Sebrae busca preparar lideranças para que desenvolvam seu potencial produtivo e de comercialização, de modo que os bens e serviços produzidos nos municípios possam circular em seus próprios mercados, evitando a saída de recursos e fortalecendo a economia local.
Além de promover encontros para o desenvolvimento da região, o programa faz a integração de segmentos que antes não se conversavam – como o poder público, o privado e o terceiro setor – para trabalharem em prol de um mesmo objetivo. Segundo Elani Satelis, analista técnica do Sebrae de Pimenta Bueno, essa união entre os setores e as regiões é de extrema importância. “O programa Lider vem trabalhando com as lideranças da região de Pimenta Bueno e Cacoal para que, juntas, possam criar um plano de desenvolvimento. Os módulos são revezados: hoje está sendo realizado aqui, em Pimenta Bueno, o sexto módulo; em Cacoal haverá o sétimo módulo; e o oitavo será em Pimenta novamente. O objetivo de fazer essa interação é que possamos unir essas duas regiões, porque percebemos que são fortíssimas e que é preciso mobilizar essas lideranças locais e qualificá-las”, afirma a analista.
De acordo com o facilitador do programa Lider, João Batista Nunes Nogueira, esses encontros fazem com que os líderes criem um plano de ação para um futuro mais próspero: “a partir desses encontros teremos um plano de ações, com uma agenda estratégica, desenhando o futuro para essa região, de forma que seja um projeto viável para todas as pessoas da comunidade. Nesse primeiro dia do sexto módulo, os participantes estão definindo como querem que o território Centro-Leste de Rondônia seja conhecido no Brasil inteiro. Com base naquilo que eles vivenciaram e vivenciam no dia a dia, estão desenhando o futuro que querem ter”.
A oportunidade de crescimento econômico regional tem criado uma grande expectativa nos integrantes do projeto. É o que conta um dos líderes participantes do evento, Antônio Brito: “é uma oportunidade que a região tem para que esse grupo possa elaborar um projeto que agregue valor aos nossos produtos e promova o desenvolvimento dos municípios”.
Segundo Éder Bastos, presidente da Associação Empresarial e Câmara de Dirigentes Lojistas de Pimenta Bueno (ACIPB/CDL), participar do programa só traz benéficos. “Quem participa do Lider só tem a ganhar, porque o inter-relacionamento da equipe promove conhecimento, sinergia, e a troca de experiências é fantástica. Nós estamos construindo um projeto que trará muitos benefícios para nossa região”, conclui Éder.
Para mais informações sobre a atuação do Sebrae, acesse o sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode entrar em contato pelo número de WhatsApp (69) 98130 5656 ou pelas plataformas Instagram, Facebook,Twitter, LinkedIn, e YouTube, no perfil Sebrae RO.
Presidente Alex Redano entrega playgrounds para escolas e creches de Ariquemes
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), entregou, na tarde desta quinta-feira (14), novos playgroun
A Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira, 11 de março, o Projeto de Lei 4942/2023, de autoria das deputadas federais Cristiane Lopes (Un
Vereador Everaldo Fogaça alerta artistas e músicos para chamamento público da FUNCULTURAL
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) fez um importante alerta para artistas e músicos de Porto Velho sobre o recém-lançado chamamento público promovido
Presidente Alex Redano garante emenda de R$ 100 mil para a 20ª EXPOESTE 2025
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano, garantiu a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil par