Segunda-feira, 19 de maio de 2008 - 16h08
O prefeito Roberto Sobrinho visitou, no último sábado, as estradas recentemente abertas nas linhas do Pavão e Quatro e a reabertura da linha 10, em União Bandeirantes. Ao todo foram abertos 20 quilômetros e reabertos outros 15. O trabalho ainda está em andamento, com patrolamento e encascalhamento dos pontos críticos. Os agricultores destacam as principais vantagens do benefício. "A estrada abre caminho para o ônibus escolar utilizado pelas crianças e permite o escoamento da produção", disse o presidente da associação dos moradores da linha Pavão, Reginaldo Batista, conhecido como Baiano.
Porto Velho conta com 3.600 quilômetros de estrada. No primeiro ano da atual gestão foram recuperados 800 quilômetros; 700 quilômetros no ano seguinte e mais 900 quilômetros no ano passado. Em 2008, serão recuperados mais 900 quilômetros.
A Prefeitura anunciou a aquisição de três tratores que ficarão em União Bandeirantes, para apoiar os agricultores, com a limpeza e destoque. Os agricultores recebem calcário para melhorar a produtividade do solo, e a Prefeitura está adquirindo um caminhão bi-trem para o transporte do produto, duas máquinas de beneficiamento de arroz, duas trituradoras; construiu dois barracões, uma casa de farinha, e ministrou cursos de viveristas, higiene e limpeza para a comunidade.
A Prefeitura leva em conta a importância da produção de União Bandeirantes, responsável pelo abastecimento e desenvolvimento da região. Os agricultores da comunidade produzem café, arroz, macaxeira, abacaxi e melancia, entre outros produtos. Segundo a secretária municipal de Agricultura, Josélia Saraiva, o caminhão da produção da Prefeitura passa duas vezes por semana na região, "mas se passasse todo dia sairia do local abarrotado", aponta.
Luz Para Todos
Os moradores de União Bandeirantes vivem a expectativa da chegada da energia elétrica, prevista para 10 de julho, segundo o diretor da Ceron, Inácio Azevedo. Os postes já estão sendo instalados. O investimento total será de R$ 3 milhões e 994 mil. A chegada da energia elétrica em União Bandeirantes foi possibilitada pela intervenção do prefeito Roberto Sobrinho junto ao Ministério Público Estadual e Federal, ao Incra e à Ceron.
Educação
A abertura das estradas nas linhas é um estímulo para a educação em União Bandeirantes, porque facilita o acesso de professores e estudantes. Nesta gestão foram criadas 20 escolinhas anexas com ensino multisseriado, de primeira à quinta série, para atender áreas mais afastadas do centro urbano da localidade, onde a escola Três de Dezembro oferece ensino de primeira a nona séries. O número de alunos é de aproximadamente 1.200, sendo que as escolas rurais, construídas com apoio dos moradores, atendem no total, 180 estudantes. Para atender a demanda, a Prefeitura chamou profissionais concursados e emergenciais e agora viabiliza a contratação de professores que vivem em União Bandeirantes.
Fonte: Ascom
Deputada Dra. Taíssa destaca asfaltamento ao redor do hospital Regional de Guajará-Mirim
Na terça-feira (16), a deputada Dra. Taíssa Sousa (Podemos) visitou o Hospital Regional de Guajará-Mirim, obra de grande importância para a saúde pú
Deputado Lucas Torres solicita lotação de delegado na Polícia Civil de Extrema
O deputado estadual Delegado Lucas (PP) apresentou uma indicação ao governo de Rondônia e à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (S
Recursos na conta da Prefeitura para nova rodoviária de Cacoal
O deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil) disse nesta segunda-feira (13) que os recursos para a construção da nova rodoviária intermunicipal d
Com apoio do deputado Alan Queiroz, Festival Rondônia de Música será realizado no ano de 2025
O deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) destinou uma emenda parlamentar que viabilizou a realização do Festival Rondônia de Música (Rondofest), u