Sábado, 1 de novembro de 2008 - 00h00
Unificação revela que qualidade do ensino jurídico em Rondônia se equipara ao de outras regiões
A unificação do exame de ordem da OAB demonstrou que o ensino jurídico em Rondônia não é deficitário, quanto alguns querem fazer crer. Se fizermos um comparativo vamos verificar que Rondônia mantém o mesmo índice de aprovação dos outros estados. A observação é do presidente da Seccional Rondônia da Ordem dos advogados do Brasil, Hélio Vieira, ao abrir o segundo dia do Seminário Brasileiro de Ciências Jurídicas promovido pela Uniron em parceria com a Escola Superior de Advocacia da OAB.
Hélio afirmou que, desde que assumiu a presidência da OAB, em janeiro de 2007, estabeleceu um cronograma de trabalho junto com as faculdades que têm curso de direito, buscando elevar a qualidade do ensino jurídico. "Primeiro, porque entendo que isso é contribuir para a cidadania, depois porque devemos considerar que ainda estamos na fase inicial do ensino superior em Rondônia e não podemos exigir que as escolas já tenham o mesmo nível de instituições com quase um século de experiência, como existe em outras regiões do país", disse.
Mas de uma coisa o presidente da OAB Rondônia disse estar certo. "Caiu o mito de que nossos bacharéis têm nível inferior aos formados no Sul e Sudeste. Os índices de aprovação se mantêm em torno de 22 por cento na média nacional", disse, acrescentando que o trabalho da OAB junto às faculdades é exatamente no sentido de buscar essa melhoria e proporcionar maior número de aprovados no exame de ordem.
Fim do exame
Hélio Vieira disse, ainda, que não acredita na aprovação de projetos que propõem o fim do exame de ordem para acesso a advocacia. "Acabar com o exame seria premiar aquelas faculdades que não se importam com a qualidade do ensino. Elas funcionam em instalações precárias, inadequadas à formação intelectual de nossos advogados, promotores e juízes", reiterou o presidente da OAB. Segundo Vieira, os próprios bacharéis de Rondônia perceberam que é só estudar um pouco mais que é possível ser aprovado no exame de ordem, "que não é nenhum bicho papão".
Fonte: Ascom/OAB-RO
Projeto vidas, alcançados para alcançar recebe apoio do vereador Everaldo Fogaça
Na manhã desta quarta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) recebeu em seu gabinete representante do projeto social Vidas, Alcançados para Alcança
O governador em exercício de Rondônia, Sérgio Gonçalves da Silva, sancionou a Lei Nº 5.956/2025, de autoria do deputado Alex Redano (Republicanos).
Deputado Jean Mendonça investe em capacitação profissional
Apoiar e incentivar iniciativas que promovam a geração de renda para as mulheres é um compromisso do deputado Jean Mendonça, que tem se dedicado à i
Deputada Dra. Taíssa destaca asfaltamento ao redor do hospital Regional de Guajará-Mirim
Na terça-feira (16), a deputada Dra. Taíssa Sousa (Podemos) visitou o Hospital Regional de Guajará-Mirim, obra de grande importância para a saúde pú