Terça-feira, 29 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Falta de médicos nos distritos é debatida na Câmara


Outro assunto que mobilizou a atenção na Câmara Municipal de Porto Velho, durante a sessão de segunda-feira, foi o problema da falta de médicos nos distritos da Capital, onde enfermeiros realizando trabalho clínico, receitando medicamentos e solicitando exames laboratoriais.

A denúncia foi feita pela vereadora Ellis Regina (PC do B) se referindo ao Distrito de Alto Alegre do Abunã “mas que também vem ocorrendo em quase todos os distritos de Porto Velho” afirmou. Muito aparteada, ouviu explicações da vereadora Mariana Carvalho (PSDB), que é médica e do vereador Sid Orleans (PT) que é enfermeiro, de que este profissional tem competência técnica e habilitação profissional para, na ausência de médicos, exercer essa atividade.

Ramiro Negreiros (PMDB) que presidiu parte da sessão, falou de haver testemunhado doentes que utilizam medicação controlada, vindo dos distritos atrás de atendimento em Porto Velho por não haver profissionais atendimento nem medicamentos nos distritos.

Sid Orleans, que já foi secretário municipal de saúde, aproveitou para explicar que recente concurso público aprovou vários profissionais de medicina que serão brevemente chamados a tomar posse dos seus cargos. E que o chefe do executivo deverá enviar, o mais rápido possível, projeto de lei criando uma gratificação de localidade para aprovação da Casa de Leis.

- Essa gratificação para contratos de 20 e de 40 horas é o instrumento de atração para que os médicos se disponham a trabalhar nos distritos, explicou Sid Orleans. Ele reconhece que a dificuldade é antiga e a solução é complicada pois os médicos preferem atuar em locais com melhor condições de moradia e trabalho.

Fonte: Osmar Silva

Gente de OpiniãoTerça-feira, 29 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Motocross em Rondônia: Cacoal recebe primeira etapa do Campeonato Estadual

Motocross em Rondônia: Cacoal recebe primeira etapa do Campeonato Estadual

O motocross em Rondônia vive um momento de destaque e evolução, impulsionado pelo apoio de figuras políticas que acreditam no potencial do esporte p

Deputado Alex Redano prestigia reunião nacional de presidentes de Assembleias Legislativas em Belém

Deputado Alex Redano prestigia reunião nacional de presidentes de Assembleias Legislativas em Belém

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), deputado Alex Redano, marcou presença na Reunião Ordinária do Colegiado de Presidentes

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

Com fala contundente durante a audiência pública realizada em Alta Floresta do Oeste nesta quinta-feira (24), o deputado Ismael Crispin (MDB) reforç

Deputado Cirone Deiró destina R$ 100 mil para abertura do Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal

Deputado Cirone Deiró destina R$ 100 mil para abertura do Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal

Com o apoio do deputado Cirone Deiró, a abertura do Campeonato Estadual de Motocross será realizada neste sábado, 26 e domingo 27 de abril em Cacoal

Gente de Opinião Terça-feira, 29 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)