A Farmácia Popular do Brasil, localizada na rua Dom Pedro II esquina com a Joaquim Nabuco, em Porto Velho, registrou 83.464 atendimentos em 2006, com média diária de 291 clientes atendidos e com o valor médio por venda de medicamentos de R$ 7,45. Os dados são do levantamento anual de produtividade divulgado nesta quarta-feira pela farmacêutica Jaçoneide Poubel Vieira, gerente da farmácia.
Em Porto Velho o Programa Farmácia Popular do Brasil do Governo Federal, foi implementado pela Prefeitura Municipal que banca todos os gastos com manutenção e pessoal. O programa atende toda a população e é dirigido, sobretudo, às pessoas que interrompem o tratamento por não conseguirem arcar com o preço dos remédios.
Os usuários das farmácias recebem tratamento personalizado, realizado por três farmacêuticos e sete atendentes para orientar o uso correto dos medicamentos. Segundo Jaçoneide, para impedir a auto-medicação as Farmácias Populares em todo o país, exigem a apresentação da receita médica no ato da aquisição do remédio. A relação dos medicamentos disponíveis para venda é padronizada pelo Ministério da Saúde de acordo com as doenças mais comuns.
Os produtos existentes nas Farmácias Populares representam mais de 2 mil apresentações encontradas no mercado. Hipertensão,diabetes, úlcera gástrica, depressão,asma, infecções, inflamações, verminoses e anticoncepcionais são alguns exemplos de doenças para as quais as Farmácias Populares tem os genéricos correspondentes. “É importante destacar que o Programa Farmácia Popular do Brasil não substitui o fornecimento gratuito de remédios na rede municipal de saúde. O laboratório Fiocruz repassa os medicamentos para as Farmácias Populares em consignação e a preço de custo. As Farmácias Populares devolvem a Fiocruz o valor do produto comercializado sem nenhum lucro. São, portanto, serviços diferenciados,” explicou.
A farmacêutica fez questão de lembrar ainda que, “graças aos esforços do prefeito Roberto Sobrinho, Porto Velho ganhará em breve mais uma Farmácia Popular, a ser instalada na rua José Amador dos Reis, prevista para ser inaugurada no primeiro trimestre de 2007”, finalizou.
Fonte: Ascom
Quinta-feira, 26 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)