Sábado, 25 de fevereiro de 2012 - 07h23
A reativação da BR-319 que liga Porto Velho a Manaus, tem sido defendida pelo Presidente do tribunal de Contas da União - TCU, Benjamin Zymler, que afirma ser necessária e viável ao País. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Rondônia – FECOMÉRCIO ressalta a importância dessa pavimentação.
O Presidente da FECOMÉRCIO, Raniery Araújo Coelho, observa os benefícios socioeconômicos que a Rodovia trás à região que liga o Brasil ao Caribe. “As melhorias que a transamazônica vai causar são inúmeras, além da ligação do Brasil com os dois oceanos e o mar do Caribe muitas cidades que dependem da rodovia para o desenvolvimento também serão favorecidas”, afirma Raniery.
Segundo os engenheiros do DNIT-RO o trecho que consiste ao Estado de Rondônia já está concluído, porém, para que a Transamazônica seja concluída é preciso que o Amazonas finalize a pavimentação.
Conforme matéria divulgada no G1 o DNIT-AM solicitou na última semana junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a concessão da licença ambiental para a construção dos 406 km da BR-319, no Amazonas.
Segundo o diretor geral do Dnit, general Jorge Fraxe, há um convênio entre a entidade e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), mas o início das obras da rodovia ainda deve demorar. "Foi exigida uma complementação de estudo e estamos desencadeando isso através desse convênio. A assinatura da documentação é para esta semana, mas a execução do projeto ainda tem que esperar um período de estiagem e um período de chuva, então tem que esperar mais um ano inteiro", afirmou.
Raniery ressalta ainda que o asfaltamento da BR-319 é uma obra inserida dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e teve orçamento medido em quase R$ 1 bilhão. A estrada é a única ligação rodoviária entre a Amazônia e o Centro-Sul do brasileiro, com 885km de extensão.
Fonte: Karla Cabral
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