Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Fiero defende setor produtivo em audiência sobre taxas da Sedam



Uma audiência pública no plenarinho da Assembleia Legislativa, na manhã de segunda-feira, definiu pela ampla participação do setor produtivo de Rondônia na definição de valores a serem cobrados pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) nas atividades que envolvam dano ou alteração do meio ambiente e debater alterações da Lei nº 3.769/2016, que dispõe sobre o Sistema de Licenciamento Ambiental de Rondônia.

Acompanhado de técnicos, o secretário da Sedam, Wilson Sales Machado, foi apresentando as propostas de modificação para debate entre os presentes. Alguns questionamentos relativos aos valores e obrigatoriedade da cobrança das taxas foram levantados pelos representantes de diversos segmentos da sociedade.

A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia compareceu à audiência com o 1º vice-presidente Osvaldo Rosalino; com o vice-presidente de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Ivandro Justo Behenck; com o vice-presidente de Desenvolvimento Econômico, Adélio Barofaldi; e com o superintendente Gilberto Baptista. Osvaldo Rosalino sugeriu o parcelamento dos valores das taxas e Adélio Barofaldi - que também é presidente da Associação dos Produtores Rurais de Porto Velho (Apro) -, argumentou quanto à justificativa da Sedam em cobrar as taxas para subsidiar as ações das atividades fim do órgão.
 
A verba para manutenção das atividades da Sedam já é prevista no orçamento do estado e, segundo Adélio, não se justifica criar taxas para subsidiar atividades de fiscalização, por exemplo.

Ivandro Behenck disse que ainda faltam muitos pontos a serem ajustados, mas louvou a iniciativa do debate.

Ao final da reunião, ficou definida que todos os envolvidos nos debates deverão apresentar propostas até a próxima quinta-feira, quando um técnico indicado pelo deputado Adelino Follador fará a sistematização das propostas junto com técnicos da Fiero. Em nova reunião, marcada para a próxima segunda-feira à tarde, deverão ser apreciadas todas as propostas antes do projeto ir à votação em plenário.

O setor produtivo se fez presente a audiência com representantes da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero); da Federação da Agricultura e Pecuária de Rondônia (Faperon), Sindicato dos Revendedores de Combustíveis de Rondônia (Sindipetro); Federação do Comércio (Fecomércio), Associação dos Produtores Rurais de Porto Velho (Apro).

Do Poder Legislativo, participaram os deputados Adelino Follador – relator da matéria -, Eurípedes Lebrão; Cleiton Roque e Laerte Gomes.
 
Fonte: Carlos Araújo

Gente de OpiniãoSexta-feira, 24 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto vidas, alcançados para alcançar recebe apoio do vereador Everaldo Fogaça

Projeto vidas, alcançados para alcançar recebe apoio do vereador Everaldo Fogaça

Na manhã desta quarta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) recebeu em seu gabinete representante do projeto social Vidas, Alcançados para Alcança

Projeto de Lei de autoria do deputado Alex Redano é sancionado e garante direitos aos mototaxistas de Rondônia

Projeto de Lei de autoria do deputado Alex Redano é sancionado e garante direitos aos mototaxistas de Rondônia

O governador em exercício de Rondônia, Sérgio Gonçalves da Silva, sancionou a Lei Nº 5.956/2025, de autoria do deputado Alex Redano (Republicanos).

 Deputado Jean Mendonça investe em capacitação profissional

Deputado Jean Mendonça investe em capacitação profissional

Apoiar e incentivar iniciativas que promovam a geração de renda para as mulheres é um compromisso do deputado Jean Mendonça, que tem se dedicado à i

Deputada Dra. Taíssa destaca asfaltamento ao redor do hospital Regional de Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa destaca asfaltamento ao redor do hospital Regional de Guajará-Mirim

Na terça-feira (16), a deputada Dra. Taíssa Sousa (Podemos) visitou o Hospital Regional de Guajará-Mirim, obra de grande importância para a saúde pú

Gente de Opinião Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)