Sexta-feira, 23 de março de 2018 - 00h03
A partir desta sexta-feira (23), o juiz de direito do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia Francisco Borges, entra para a história da magistratura nacional. O magistrado passa a ser o segundo juiz rondoniense a ocupar a cadeira da presidência da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e exercerá a função até domingo (01/04).
Eleito em 2016 como Vice-Presidente de Interiorização da AMB, Francisco Borges, integrava a chapa AMB Forte, Independente e Representativa, encabeçada pelo então candidato à presidência Jayme de Oliveira do TJSP. O juiz Francisco Borges também presidiu a Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron), por dois mandatos consecutivos, entre os anos de 2013 e 2016, e atualmente também compõe a diretoria de eventos.
O presidente interino da AMB, Francisco Borges, classifica a nomeação como, “uma forma de demonstração do prestígio de Rondônia no cenário nacional. Eu me sinto honrado por representar os magistrados de Rondônia e por estar à frente de uma entidade que congrega mais de dezesseis mil juízes”, declara.
A convocação de Borges para assumir a presidência interina da AMB, decorre da ausência do presidente Jayme de Oliveira que estará representando a magistratura do Brasil na Conferência do Tribunal do Povo que vai acontecer na China e terá como participantes as autoridades judiciárias dos países da língua portuguesa. “Seremos os únicos representantes da associação de classe e o que motivou esse convite é a dimensão da AMB, maior associação de juízes do mundo e muito respeitada no exterior”, afirma o magistrado paulista.
A AMB congrega 36 associações regionais, sendo 27 de juízes estaduais, sete trabalhistas e duas militares. A entidade foi fundada aos 10 de setembro de 1949 com a proposta de qualificar os magistrados para levar a excelência no exercício da profissão, promovendo debates, cursos especializados e esclarecer a sociedade acerca das atribuições dos profissionais que atuam no Judiciário.
Histórico
No período de 2011 até 2013, na gestão do então presidente Nelson Calandra, o desembargador Raduan Miguel Filho se tornou o primeiro o magistrado rondoniense a ocupar a presidência da AMB de forma interina, fato que se repetiu em diversas ocasiões enquanto exercia a função de Vice-Presidente da entidade.
A representatividade e a relação de Rondônia nos assuntos que envolvem a magistratura nacional e o Judiciário são profundas e longínquas. A juíza Maria Abadia de Castro Mariano Soares Lima, hoje aposentada, se tornou a primeira juíza rondoniense a ocupar a cadeira de Vice-Presidente da AMB, na gestão do presidente Antônio Carlos Viana Santos (TJSP), no biênio 2000/2001. No entanto, a magistrada não chegou a ocupar a presidência temporária da AMB.
Fonte: Marco Sales
Deputada Dra. Taíssa destaca asfaltamento ao redor do hospital Regional de Guajará-Mirim
Na terça-feira (16), a deputada Dra. Taíssa Sousa (Podemos) visitou o Hospital Regional de Guajará-Mirim, obra de grande importância para a saúde pú
Deputado Lucas Torres solicita lotação de delegado na Polícia Civil de Extrema
O deputado estadual Delegado Lucas (PP) apresentou uma indicação ao governo de Rondônia e à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (S
Recursos na conta da Prefeitura para nova rodoviária de Cacoal
O deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil) disse nesta segunda-feira (13) que os recursos para a construção da nova rodoviária intermunicipal d
Com apoio do deputado Alan Queiroz, Festival Rondônia de Música será realizado no ano de 2025
O deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) destinou uma emenda parlamentar que viabilizou a realização do Festival Rondônia de Música (Rondofest), u