Sexta-feira, 5 de outubro de 2007 - 07h27
Dia Mundial da Habitação
A Casa - o Homem e o Meio
As casas se identificam nos processos e técnicas construtivas, nos materiais empregados, nas características de composição e decoração de fachadas. Contribuíram para isso os pedreiros que traziam o ofício da Itália, e aplicavam, aqui, as técnicas transmitidas ao longo das gerações e que pertencem à história das habitações populares.
Eram auxiliados pelas famílias que decidiam os espaços da casa e repetiam os hábitos de sua origem. Esse conjunto de construções aderia perfeitamente à paisagem, especialmente se lembrarmos que as construções e os materiais eram provenientes da própria terra, e até mesmo a cor das casas sem revestimento era a mesma da terra e da estrada.
Pissarrão
Nas casas revestidas frequentemente era acrescentado à cal da pintura o "pissarrão", terra proveniente de barrancos de estrada que acrescenta um tom claro de terra ao branco da cal. As janelas e as portas recebiam tinta verde.
A implantação das casas ocorre sempre em assentos naturais dos terrenos, e faz construções agregadas, utilizadas para o trabalho, quando em desníveis, acompanham naturalmente o relevo do terreno. As plantas das casas foram determinadas pela necessidade das famílias.
Cômodos
O tamanho da família determinava o número de cômodos da casa, a amplitude do paiol (maior a família, maior a produção) e até mesmo o tamanho das tábuas de polenta. O que podemos constatar é a liberdade na articulação dessas casas, decorrente das necessidades funcionais de trabalho e conforto.
Liberdade
As modificações subseqüentes são resultado de casamentos, nascimentos, e dos elementos necessários ao trabalho: depósitos (alimentos, ferramentas, etc.), cantinas, paióis, fornos de pão e aumentos e acréscimos de cozinhas. Luigi Cosenza, em "Stória Dell´Abitazione", demonstra que a história das habitações populares, em continuo desenvolvimento, em função da melhoria das condições de vida do homem, apenas pode ocorrer em condições de liberdade.
Falanstérios
Ocorre a involução da habitação quando o homem vive sob exploração do seu trabalho; exemplos disso são os falanstérios e as senzalas. Em condições de liberdade, as tradições construtivas populares se desenvolvem e expressam as aspirações do homem na conquista de seus ideais.
As diferenças nas articulações das casas caracterizaram a liberdade do homem na definição do seu espaço, em função de suas necessidades. Relação esta cada vez mais rara nas aspirações do homem em nossos dias.
O que + se comemora hoje
Aniversário de Roraima
O estado de menor população no Brasil e também o que registra a menor densidade demográfica. Mas, detém a terceira maior população indígena do país - 14% do total do estado - que ocupa mais da metade do território.
Aniversário do Tocantins
Situado na Região Norte, o Tocantins está numa zona de transição geográfica entre o cerrado, e a floresta Amazônica, misturando animais e plantas das duas regiões. E é a riqueza natural que marca o estado.
Dia das Aves
Todos os seres vivos (exceto os pernilongos) merecem uma homenagem toda especial. As belas criaturas que possuem o privilégio de voar são as escolhidas de hoje.
Dia Internacional dos Professores
Nós fazemos a homenagem aos professores em 15 de outubro; mas, conta-se, hoje, como uma homenagem a todos os professores de todas as nações.
Dia do Bóia-fria
Essas grandes pessoas são personagens que mais caracterizam nosso trabalhador rural, pela sua força, coragem e luta por tempos melhores.
Fim para os inativos
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou uma proposta de emenda à Constituição que revoga artigo 4° da Emenda Constitucional da Reforma da Previdência, acabando com a cobrança de contribuição previdenciária sobre os proventos dos servidores públicos aposentados, os inativos.
- Essa cobrança foi uma das "mais cruéis medidas tomadas contra os servidores públicos aposentados" e "residiu, sem dúvida, na instituição de cobrança previdenciária sobre seus proventos".
Fedentina
O mau cheiro que sai de algumas bocas-de-lobo na região central de Porto Velho indica que alguém está usando as galerias pluviais como saída para esgotos orgânicos. Basta observar as grades de ferro e as paredes dessas aberturas nas ruas, para perceber resquícios de gordura. Expediente muito usado por lanchonetes e restaurantes, despejar a gordura usada nas bocas-de-lobo provoca entupimentos e a proliferação de insetos e ratos.
- Aqui, ainda, falta um serviço de recolhimento da gordura inservível, para fins de reciclagem.
Nepotismo
A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados vê como retrocesso a tentativa de 22 dos 24 deputados estaduais de alterarem a Lei do Nepotismo para permitir o empreguismo de parentes no serviço público. "É como se, em Rondônia, a moralidade no serviço público desse um passo à frente e dez para trás", comparou o presidente da OAB, advogado Hélio Vieira.
- É uma pena que os deputados estaduais, cuja maioria foi eleita como demonstração de insatisfação com as práticas verificadas no Legislativo até a legislatura passada, não compreendam que o Brasil está passando por mudanças salutares e que Rondônia não pode perder o trem da história.
"Quem indica"
A prática do nepotismo, na visão da OAB, é imoral e privilegia o 'quem indica' em detrimento da competência profissional no preenchimento dos cargos públicos. "No nosso entendimento, o critério para o preenchimento de cargos comissionados deveria ser o da competência profissional, destinando-os preferencialmente aos funcionários de carreira. Fora desse critério, só obedecendo rigorosamente o que diz a legislação", acentua o representante da advocacia rondoniense.
Inconstitucional
A OAB está acompanhando a tramitação na Assembléia Legislativa da emenda constitucional coletiva que desfigura o sentido da lei anti-nepotismo aprovada naquela mesma Casa de Leis. Depois disso, estudará as ações a serem propostas, coma a interposição de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade. O entendimento da OAB nessa questão se dá em função de sua obrigação de zelar pelo interesse coletivo.
Escândalo na Justiça
O deputado Miguel Sena denunciou o Ministério Público, o Tribunal de Contas e o Tribunal de Justiça de Rondônia, que no ano de 2006 foram privilegiados com um aumento salarial retroativo a 16 meses anteriores.
- Uai, não são os deputados que autorizam aumentos salariais?
Deus com Renan
O senador disse Deus está com ele mais do que nunca.
- Ainda bem, que o "meu" Deus não é o mesmo dele!
Brasilândia e Miguel
O deputado Valter Araújo apresentou requerimento ao Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia para que sejam tomadas providências para o cumprimento do Decreto Legislativo nº 145, de 18 de agosto de 1999, que determina a realização de consulta plebiscitária na área dos municípios de São Miguel do Guaporé e Nova Brasilândia do Oeste.
- É aquela história: leis brasileiras, nem sempre, "pegam".
- Mas, deputado, passaram só OITO aninhos... Tenha paciência!
Para refletir
"Política não se faz com ódio, pois não é função hepática - é filha da consciência, irmã do caráter, hóspede do coração. Eventualmente, pode até ser açoitada pela mesma cólera com que Jesus Cristo, o político da Paz e da Justiça, expulsou os vendilhões do Templo. Nunca com a raiva dos invejosos, maledicentes, frustrados ou ressentidos. Sejamos fiéis ao evangelho de Santo Agostinho: ódio ao pecado, amor ao pecador. Quem não se interessa pela política, não se interessa pela vida". - Ulysses Guimarães
Fonte: roquevha@hotmail.com
Em encontro realizado no dia 26 de novembro em Brasília/DF, o deputado federal Maurício Carvalho, o Presidente do Conselho Deliberativo Estadual do
Deputado Alex Redano propõe ampliação do atendimento para 24h na Delegacia da Mulher em Rondônia
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou a Indicação Nº 9655/24 ao Poder Executivo do Estado de Rondônia, sugerindo a ampliação do
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou a Indicação nº 9654, que sugere ao Poder Executivo, em parceria com a Secretaria de Estad
Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia
Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia aprovaram, durante a sessão desta semana, dois importantes projetos que promovem mudanç