Sábado, 27 de outubro de 2007 - 08h49
Dia Mundial da Oração Pela Paz
Oh! Deus de infinita misericórdia e bondade, hoje rezamo-Vos com o coração agradecido nesta terra que outrora foi pisada por São Paulo.
Às nações ele proclamou a verdade, de que Deus vive em Cristo, fazendo o mundo reconciliar-se com Ele (cf. 2 Cor 5, 19).Que a vossa voz ressoe no coração de todos os homens e mulheres, enquanto os convidais a seguir o caminho da reconciliação e da paz e a ser misericordiosos como Vós sois misericordioso.
Senhor, Vós dirigis palavras de paz ao vosso povo e a todos os que se convertem a Vós no seu coração (cf. Sl 85, 9). Rezamo-vos pelos povos do Médio Oriente. Ajudai-os a derrubar os muros da hostilidade e da divisão e a edificar juntos um mundo de justiça e de solidariedade. Senhor, Vós criais novos céus e uma nova terra (cf. Is 65, 17). A Vós confiamos os jovens destas regiões.
Aspirações
Nos seus corações eles aspiram a um futuro mais luminoso; revigorai a sua determinação em ser homens e mulheres pacificadores e arautos da nova esperança para os seus povos. Pai, Vós fazeis a justiça germinar na terra (cf. Is 45, 8). Rezamos pelos líderes civis desta região para que possam procurar satisfazer as justas aspirações dos seus povos e educar os jovens pelos caminhos da justiça e da paz. Inspirai-os a trabalhar com generosidade pelo bem comum, a respeitar a dignidade inalienável de cada pessoa e os direitos fundamentais que encontram a sua origem na imagem e semelhança do Criador, impressa em todos e em cada ser humano.
Pelas autoridades
Rezamos de maneira especial pelos responsáveis desta nobre terra brasileira. Concedei-lhes sabedoria, clarividência e perseverança; que eles nunca cedam ao desânimo na sua tarefa comprometedora de construir uma política fiel e duradoura a que todos aspiramos.
Orientai os seus passos na verdade e no amor. Que eles sejam um só, como Vós sois um, com o Filho e o Espírito Santo. Oxalá eles dêem testemunho da paz que ultrapassa toda a compreensão (cf. Fl 4, 7), e da luz que triunfa sobre a escuridão da hostilidade, do pecado e da morte.
Senhor do céu e da terra, Criador da única família humana, rezamos pelos seguidores de todas as religiões.
Que eles procurem a vossa vontade, na oração e na pureza do coração; oxalá eles vos adorem e louvem o vosso santo nome. Orientai-os a fim de que encontrem em Vós a fortaleza para ultrapassar o medo e a desconfiança, cresçam na amizade e vivam juntos em harmonia.
Pai misericordioso, que todos os crentes encontrem a coragem de perdoar uns aos outros, de tal forma que todas feridas possam ser curadas, e não constituam um pretexto para ulteriores sofrimentos no presente.
- Amém!
Exemplo de fora
Uma escritora holandesa lançou o livro Sinais de Fumaça (Rooksgnalen, no original), minuciosa história dos indígenas rondonianos. A jornalista Ineke Holtwijk passou para trás os nossos escritores, e saiu na frente com inédito estudo das nações patrícias, seus hábitos e costumes. O mérito da obra está em que com seu trabalho, a escriba holandesa veio - aqui, ao Brasil - contribuir para a preservação da nossa história, o que deveria ser feito por brasileiros. Taí um exemplo e uma dica para os pesquisadores - antropólogos, sociólogos e arqueólogos - patrícios.
- Ah! Ineke foi assessorada pelo (meu amigo) escritor Julio Olivar, de Vilhena.
Incompetência + preguiça
O presidente (provisório) do Senado Tião Viana foi questionado sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que manteve o direito de greve dos servidores, mas determinou que as paralisações do funcionalismo devem seguir as mesmas regras do setor privado. Exigiu, por exemplo, que se mantenha o funcionamento dos serviços básicos. Tião reconheceu que esse é mais um assunto em que faltou ao Parlamento legislar.
- Nós vivemos a verdadeira judicialização da política e penso que isso não é bom para as obrigações constitucionais, para as grandes responsabilidades que têm as instituições. Agora também não podemos culpar o STF. A responsabilidade tem que ser transferida ao Legislativo, porque não estamos legislando, cumprindo nossas obrigações devidamente.
- Se o presidente falou, está falado!
Parlamento omisso
Apesar de entender o comportamento do Judiciário em legislar onde o Parlamento é omisso, o presidente interino do Senado considerou contudo que, antes de tomadas decisões unilaterais, deveria haver um diálogo entre Legislativo, STF e TSE. Aconselhou que esse procedimento "seria melhor para as relações institucionais e republicanas".
- Faltou ao Congresso fazer o dever de Casa, presidente? - indagou-lhe um jornalista.
- Isso é uma critica merecida ao Legislativo e absolutamente correta, mas isso não é impedimento para que se construa um bom diálogo e a elevada consideração entre as instituições que formam o Estado republicano. Se caminharmos para o desequilíbrio institucional, isso não é bom para a democracia. Acho que cada um deve fazer bem a sua parte. A Justiça brasileira tem uma enorme dívida de julgamentos e o Poder Legislativo tem uma enorme dívida de legislação. Então nós temos, cada um, de cumprir bem a sua parte - afirmou Tião Viana.
- É isso, presidente! É um alerta para que (nós) os brasileiros escolham melhores representantes, competente, e... gente sem preguiça.
Para refletir
"O mais valioso de todos os talentos é aquele de nunca usar duas palavras quando uma basta." - Thomas Jefferson
Fonte: roquevha@hotmail.com
Em encontro realizado no dia 26 de novembro em Brasília/DF, o deputado federal Maurício Carvalho, o Presidente do Conselho Deliberativo Estadual do
Deputado Alex Redano propõe ampliação do atendimento para 24h na Delegacia da Mulher em Rondônia
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou a Indicação Nº 9655/24 ao Poder Executivo do Estado de Rondônia, sugerindo a ampliação do
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou a Indicação nº 9654, que sugere ao Poder Executivo, em parceria com a Secretaria de Estad
Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia
Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia aprovaram, durante a sessão desta semana, dois importantes projetos que promovem mudanç