Domingo, 30 de setembro de 2007 - 03h54
Uma figura humana tão especial, que cumpre com as suas obrigações com o máximo rigor e que, ainda assim, consegue ser gentil, educada e simpática em todos os momentos do dia. Por isto, hoje, a homenagem é toda para ela.
Datilógrafa
Lilian Sholes foi a primeira mulher a datilografar
Muitas secretárias participavam dos concursos, que passaram a ser repetidos todos os anos, no dia 30 de setembro. O data tornou-se conhecida como o "Dia das Secretárias". Com o surgimento das associações de classe, a data foi popularizada como forma de reconhecimento da profissão.
Alguns Estados brasileiros tornaram oficial o 30 de setembro.
São Jerônimo
Segundo outra versão, São Jerônimo, homenageado em 30 de setembro, é o santo protetor das secretárias. Ele nasceu em Estrido, na Dalmácia. Estudou gramática, retórica e filosofia
1 de outubro
Dia do Vereador
O Poder Legislativo municipal é exercido pela Câmara de Vereadores. Os representantes têm entre suas atribuições fazer a Lei Orgânica do Município (espécie de Constituição municipal) e legislar sobre tributos e serviços.
Preocupado em criar um marco para lembrarmos disso tudo, o legislador federal buscou valorizar a pessoa que faz parte desta história, estabelecendo através da lei 7.212/84 o "Dia do Vereador", para ser comemorado em 1º de outubro.
Não dá para se falar em vereadores sem antes falar em vila, cidade, da instituição que este integra e do seu papel para a sociedade.
1ª eleição
Os dados históricos indicam que a primeira eleição de todas as Américas aconteceu
Nessa época, os intendentes, como eram chamados, cuidavam de funções próprias dos atuais vereadores e prefeito, já que, além de legislar, o Intendente-Geral arrecadava tributos, realizava obras de infra-estrutura, promovia a ordem pública e limpava a vila. Enfim, funções de competência da figura que chamamos, hoje, de prefeito.
Autonomia
A autonomia das vilas, cidades, era garantida pela importância das Casas Legislativas, pois seus integrantes selecionavam as ordens vindas da Coroa conforme suas necessidades, tornando a instituição cada vez mais enraizada na vida dos moradores da colônia.
Não é sem motivo que as Câmaras Municipais sobreviveram à independência proclamada no dia 7 de setembro, tanto é que na Constituição do Império de 1824 havia previsão de sua existência. Quatro anos depois, em 1828, foram regulamentados por meio de lei infraconstitucional os dispositivos que cuidavam dos municípios e a data da assinatura desta lei, 1º de outubro, foi escolhida muitos anos depois como o "Dia Nacional do Vereador".
A propósito, foi somente em 1835, durante o período da Regência, que se criou, na Província de São Paulo, o primeiro cargo de prefeito no Brasil. Até então as funções eram acumuladas e exercidas pela Câmara Municipal.
Poder limitado
A primeira Constituição da República (1891) ainda contemplava a existência do município, porém com menos autonomia, posto que deveria se reportar ao Presidente da Província.
Em 1930, com a revolução liderada por Getúlio Vargas, as Casas Legislativas foram dissolvidas, criando certa esperança de funcionamento com a Constituição Federal de 1934 que, logo após, deixou de ser respeitada ante a instituição do Estado Novo em 1937, pelo mesmo Getúlio, no qual restaram dissolvidas, outra vez, as Câmaras Municipais.
Eleições
Com a Constituição de 1946, as Câmaras voltaram a funcionar, e as eleições ocorreram em 1947, tomando posse centenas de vereadores nas Câmaras Municipais.
Em 1968, com o Ato Institucional nº 5, os militares voltaram a dissolver as Casas Legislativas brasileiras decretando o recesso, inclusive, nas Câmaras Municipais. Foi um período muito conturbado, em que o parlamentar não tinha segurança para atuar como sua consciência indicava, pesando sobre sua cabeça o uniforme militar.
Somente com a Constituição Cidadã de 1988 é que a liberdade restou restabelecida e, a atuação dos parlamentares, garantida.
Perto do povo
Dentro deste contexto, sempre observamos que a Casa Legislativa que melhor repercutiu as aspirações da sociedade foi a Câmara Municipal. Afinal é ela que se encontra mais próxima, tratando dos assuntos de maior interesse da sociedade - daí porque sua importância.
Os vereadores, como não poderiam deixar de ser, são os protagonistas do sistema representativo, porque são os porta-vozes da sociedade junto ao administrador local (o prefeito), são os fiscais da atuação de toda a estrutura capitaneada pelo prefeito e, ainda, têm o poder de regulamentar, por lei, os assuntos de interesse local.
Reflexão
Tudo vem demonstrar que o sistema democrático, aquele no qual o poder emana do povo e em nome dele deve ser exercido, está muito bem caracterizado na figura do vereador. Aí porque o dia 1º de outubro deve ser utilizado pelo eleitor para reflexão histórica e cidadã; afinal, 2007, é antevéspera das eleições em que escolheremos os nossos novos representantes (em 2008).
1 de outubro
Dia do Prefeito
Além de homenagem, isto é mais um lembrete aos senhores prefeitos: governar com dignidade e justiça.
Para refletir
"Num país onde todos têm direitos, mas, ninguém tem obrigações, não existe democracia e sim, anarquia. Num país em que a maioria sucumbe, bovinamente, ante uma minoria barulhenta, não existe democracia, mas um simulacro hipócrita. Se tirarmos o pano do politicamente correto, veremos que vivemos numa sociedade feudal: um rei que detém o poder central (presidente e suas MPs), seguido de duques, condes, arquiduques e senhores feudais (ministros, senadores, deputados, prefeitos, vereadores). Todos sustentados pelo povo que paga tributos que têm como único fim, o pagamento dos privilégios do poder. E ainda somos obrigados a votar!" - Arnaldo Jabor (mas, poderia ter sido eu).
Fonte: roquevha@hotmail.com
Vereador Everaldo Fogaça vai presidir Comissão de Honrarias da Câmara Municipal de Porto Velho
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) se destaca como presidente da Comissão de Honrarias da Câmara Municipal de Porto Velho, uma das comissões mais dinâ
Vereador Everaldo Fogaça discute projetos de inclusão na rede municipal de ensino de Porto Velho
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) esteve em reunião com o secretário de educação de Porto Velho, Leonardo Leocadio, e o secretário adjunto, Walter Na
O governador de Rondônia Coronel Marcos Rocha sancionou a Lei nº 5.976/25, que estabelece validade indeterminada para laudos médicos periciais que a
DER atende indicação e inicia recuperação da RO-420 entre Buritis e Nova Mamoré
Redano, comemorou a recuperação da RO-420 que está sendo feita pelo Governo do Estado via Departamento de Estradas de Rodagem (DER), no trecho que l