Sexta-feira, 12 de outubro de 2007 - 07h45
Nossa Senhora Aparecida
(Nossa Senhora Aparecida das Águas)
Durante 15 anos, Pedroso ficou com a imagem em sua casa, onde recebia várias pessoas para rezas e novenas. Mais tarde, a família construiu um oratório para a imagem, até que em 1735, o vigário de Guaratinguetá (São Paulo) erigiu uma capela no alto do Morro dos Coqueiros. Como o número de fiéis fosse cada vez maior, teve início em 1834 a construção da chamada Basílica Velha. O ano de 1928 marcou a passagem do povoado nascido ao redor do Morro dos Coqueiros a município e, um ano depois, o papa Pio XI proclamava a santa como Rainha do Brasil e sua padroeira oficial. A necessidade de um local maior para os romeiros era inevitável, e, em 1955, teve início a construção da Basílica Nova, que em tamanho só perde para a de São Pedro, no Vaticano.
1º milagre
O arquiteto Benedito Calixto idealizou um edifício em forma de cruz grega, com 173 metros de comprimento por 168 metros de largura; as naves com 40 metros e a cúpula com 70 metros de altura, capaz de abrigar 45 mil pessoas. Os 272 mil metros quadrados de estacionamento comportam 4 mil ônibus e 6 mil carros. Tudo isso para atender cerca de 7 milhões de romeiros por ano.
Estando a noite serena, repentinamente as duas velas que iluminavam a Santa se apagaram. Houve espanto entre os devotos, e Silvana da Rocha, querendo acendê-las novamente, nem tentou, pois elas acenderam por si mesmas. Este foi o primeiro milagre de Nossa Senhora.
2º milagre
Em meados de 1850, um escravo chamado Zacarias, preso por grossas correntes, ao passar pelo Santuário, pede ao feitor permissão para rezar para Nossa Senhora Aparecida. Recebendo autorização, o escravo se ajoelha e reza contrito. As correntes, milagrosamente, soltam-se de seus pulsos deixando Zacarias livre.
Conversão
Um cavaleiro de Cuiabá, passando por Aparecida, ao se dirigir para Minas Gerais, viu a fé dos romeiros e começou a zombar, dizendo, que aquela fé era uma bobagem. Quis provar o que dizia, entrando a cavalo na igreja. Não conseguiu. A pata de seu cavalo se prendeu na pedra da escadaria da igreja (Basílica Velha ), e o cavaleiro arrependido, entrou na igreja como devoto.
Cura
Mãe e filha caminhavam às margens do rio Paraíba, quando, surpreendentemente, a filha cega de nascença comenta surpresa com a mãe: "Mãe, como é linda esta igreja!" (Basílica Velha).
Correnteza
O pai e o filho foram pescar. Durante a pescaria, a correnteza estava muito forte, e, por um descuido, o menino caiu no rio e não sabia nadar; a correnteza o arrastava cada vez mais rápido, e o pai desesperado pede a Nossa Senhora Aparecida para salvar o menino. De repente o corpo do menino para de ser arrastado, enquanto a forte correnteza continua e o pai salva o menino.
Onça
Um caçador estava voltando de sua caçada, já sem munição. De repente, ele se deparou com uma enorme onça. Ele se viu encurralado e a onça estava prestes a atacar. Então o caçador pede desesperado a Nossa Senhora Aparecida por sua vida.. a onça vira e vai embora.
- Vamos todos celebrar este dia - verdadeiramente único - dos brasileiros de fé!
Dia da Criança
O Dia das Crianças no Brasil foi "inventado" por um político. O deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920.
Os deputados aprovaram, e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança, pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do Decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.
A Estrela
Somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o Dia das Crianças é comemorado com muitos presentes!
Comercial
Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto.
A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.
Outros países
Alguns países comemoram o Dia das Crianças em datas diferentes do Brasil.
Na Índia, por exemplo, a data é comemorada em 15 de novembro.
Em Portugal e Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho.
Em 5 de maio, é a vez das crianças da China e do Japão comemorar!
Dia Universal da Criança
Muitos países comemoram o Dia das Crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o Dia Universal das Crianças, pois nessa data, também, é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.
Para refletir
"Se é inimputável na hora de receber punição, como pode ser imputável na hora de eleger um Renan, um Negreiros, um Jeferson, um Valdir, um da Silva, um Nilton, e tantos outros que desrespeitam a confiança do pobre eleitor?" - arf
Fonte: rquevha@hotmail.com
Vereador Everaldo Fogaça vai presidir Comissão de Honrarias da Câmara Municipal de Porto Velho
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) se destaca como presidente da Comissão de Honrarias da Câmara Municipal de Porto Velho, uma das comissões mais dinâ
Vereador Everaldo Fogaça discute projetos de inclusão na rede municipal de ensino de Porto Velho
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) esteve em reunião com o secretário de educação de Porto Velho, Leonardo Leocadio, e o secretário adjunto, Walter Na
O governador de Rondônia Coronel Marcos Rocha sancionou a Lei nº 5.976/25, que estabelece validade indeterminada para laudos médicos periciais que a
DER atende indicação e inicia recuperação da RO-420 entre Buritis e Nova Mamoré
Redano, comemorou a recuperação da RO-420 que está sendo feita pelo Governo do Estado via Departamento de Estradas de Rodagem (DER), no trecho que l