Sexta-feira, 26 de outubro de 2007 - 07h46
O contexto da construção civil nos anos 90 é apresentado por GRANDI (1993) como uma das mais difíceis épocas para a indústria da construção no Brasil. Um panorama econômico do setor relativo ao ano de 1998, realizado pelo SINDUSCON-MG, aponta que a indústria da construção passa a perder dinamismo a partir do 2º trimestre desse ano. Os dados apresentados indicam queda na geração de empregos na indústria da construção no Brasil no ano de 1998, em relação ao período entre 1996 e 1997. Na região metropolitana de Porto Velho, assim como em todo o restante do estado, o documento aponta o recrudescimento do desemprego no setor.
Singular
Estudos sobre a construção civil apontam a singularidade dessa indústria em relação à indústria da transformação. São destacados como características do processo construtivo a descentralização e a descontinuidade das atividades, o caráter não-homogêneo e não-seriado do produto, a imobilidade do produto e a mobilidade da unidade produtiva, o período longo de produção, a possibilidade apenas parcial de mecanização, a dependência em relação às habilidades do trabalhador e a elevada absorção e alta rotatividade da mão-de-obra. E, aponta a indústria da construção como híbrida, uma vez que nela a mecanização parcial convive com atividades de base artesanal.
Dependência
O processo construtivo permanece dependente das habilidades técnicas e, em alguns casos, artísticas dos trabalhadores. As especificidades do processo produtivo da indústria da construção vão imprimir ao espaço produtivo - o canteiro de obras - características também singulares. Esse espaço é dinâmico, mutante e não padronizado, abrigando relações de trabalho peculiares. As peculiaridades do processo construtivo levam à discussão da possibilidade de classificação da indústria da construção através dos mesmos parâmetros adotados para caracterizar as atividades industriais
O "herói"
O trabalhador da construção civil é caracterizado, no senso comum, como pouco qualificado e realizador de uma tarefa predominantemente braçal, que exige muita força e pouco conhecimento. Outro aspecto, a humilhação sofrida no relacionamento com superiores hierárquicos no local de trabalho, e o trabalho na construção civil apontado pelos sujeitos da pesquisa foi a falta de condições de trabalho adequadas. Entretanto, os trabalhadores têm sentimento de orgulho - orgulho de ser um construtor - de saber construir moradias e outros prédios. Esse sentimento se relaciona à consciência de um saber, um saber fazer que abrange conhecimentos que os tornam capazes de reconhecer erros e apontar a melhor maneira de realizar as diferentes fases de uma obra.
- Parabéns a todos os heróis das mãos calejadas, e aos empresários que possibilitam trabalho digno e geram economia e empregos!
Mais um Rolex
Um ator foi assaltado, na semana passada,
Aulas do da Silva
Depois de considerar Burkina Faso - sangrento matagal africano - uma democracia "pelo que sabemos", Luiz Inácio da Silva, e o semi-alfabetizado Marco Aurélio Garcia estão a um passo de Havana. A próxima etapa é condecorar Fidel Castro pelas "suas boas maneiras" com os prisioneiros políticos. O Aerolula já está sendo lubrificado para a próxima viagem.
Crime ambiental
Os supermercados comercializam cerca de 50 milhões de garrafas pet no nosso estado. (Este cálculo chutado é meu). Pela lei, deveriam recomprar no mínimo 25% dessas embalagens, montando postos de recolhimento e apoiando cooperativas de catadores, mas, a maioria se recusa.
Casamento bem curtido
Morreu dona Adelfa Volfe, a argentina de 82 anos que se casou com um jovem de 24 anos
Premiação
Henrique Meirelles foi eleito, pela revista "Euromoney", o presidente do banco central do ano.
- Ele merece, afinal, o Brasil está entre os países que melhor remunera o capital estrangeiro.
Tarifa de importação
As maiores multinacionais americanas querem que o Brasil reduza a tarifa de importação. Segundo eles, se o Itamaraty aceitar as condições sugeridas do acordo da Organização Mundial do Comércio, menos da metade dos produtos seriam afetados na economia brasileira. O governo brasileiro rebateu o argumento alegando que sem ganhos concretos na agricultura não haveria razão para permitir o corte de tarifas industriais.
Contra a política
Os preparativos para as Olimpíadas de 2008 em Pequim estão avançados. Mas quando o assunto é referente à política, a coisa se complica. Grupos de direitos humanos se unem para fazer manifestações contra o governo repressor. O Comitê, no entanto, afirma que os jogos serão seguros.
Ocidente polui aqui
Estudos realizados na Inglaterra comprovam que um quarto do chamado efeito estufa é devido à produção e serviços que o continente Ocidental consome. Só na Grã-Bretanha foram consumidas 6,5 milhões de toneladas de produtos fabricados na China, em 2006. O que corresponde a 10% das importações inglesas no mesmo ano. A China não respeita nada.
- E, de lá, para cá vem - o Brasil acolhe a tudo
Para refletir
"Se nós pudéssemos nos ver como os outros nos vêem, compreenderíamos até que ponto as aparências são enganosas." - (Franklin Jones)
Fonte: roquevha@hotmail.com
Vereador Everaldo Fogaça vai presidir Comissão de Honrarias da Câmara Municipal de Porto Velho
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) se destaca como presidente da Comissão de Honrarias da Câmara Municipal de Porto Velho, uma das comissões mais dinâ
Vereador Everaldo Fogaça discute projetos de inclusão na rede municipal de ensino de Porto Velho
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) esteve em reunião com o secretário de educação de Porto Velho, Leonardo Leocadio, e o secretário adjunto, Walter Na
O governador de Rondônia Coronel Marcos Rocha sancionou a Lei nº 5.976/25, que estabelece validade indeterminada para laudos médicos periciais que a
DER atende indicação e inicia recuperação da RO-420 entre Buritis e Nova Mamoré
Redano, comemorou a recuperação da RO-420 que está sendo feita pelo Governo do Estado via Departamento de Estradas de Rodagem (DER), no trecho que l