Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

GillettePRESS - Ulisses Guimarães


 

 

 

Ulisses Guimarães

Hoje, o doutor Ulisses Guimarães completaria 91 anos de idade - nascido que foi em 6 de outubro de 1916. (Faleceu (?) em 12/10/1992)

Um dos maiores brasileiros

Ulysses Silveira Guimarães - ou Ulisses Guimarães - nasceu em Rio Claro (SP), no dia 6 de Outubro de 1916, filho de Ataliba Silveira Guimarães, e de dona Amélia Correa Fontes. Foi casado com dona Ida de Almeida Guimarães, e teve dois filhos, Tito Enrique e Celina Ida

Formou-se advogado, pela Universidade de São Paulo (USP), em 1940. Antes de ingressar na política, foi secretário da Federação Paulista de Futebol. Se elegeu  deputado estadual em 1947, pelo Partido Social Democrático (PSD). Três anos depois, passou a ser deputado federal, função que exerceu durante 11 (!) mandatos, consecutivos.

Foi presidente do MDB e PMDB durante vários anos e seu presidente de honra. Em 1987, o Dr. Ulisses presidiu a Assembléia Nacional Constituinte.

Candidato à Presidência da República, em 1989, não obteve sucesso, mas marcou a história do Brasil.

Ulisses Guimarães morreu (desapareceu, misteriosamente) no Rio de Janeiro, em 12 de outubro de 1992.

Musa de Renan

GillettePRESS - Ulisses Guimarães - Gente de OpiniãoJosé Erinaldo da Silva, funcionário da ‘banca do Congresso’, localizada na chapelaria, ou seja, na entrada principal dos deputados e senadores, está feliz da vida. “Nunca teve essa procura. Desde o tempo que eu trabalho aqui, nunca vi isso. O pessoal não pára de perguntar pela revista”, revelou.

- Adivinhe de quem o Zé falava?

 

Coelhinha

Mônica é a jornalista que tem uma filha com Renan Calheiros. Ele foi acusado de usar um lobista para pagar despesas com a filha e responde a processo no Conselho de Ética. Apesar de o Conselho ter aprovado o relatório que pedia a sua cassação, ele foi “absolvido” pelo plenário (coleguinhas) do Senado da acusação.

- Mônica Veloso é a capa da revista "Playboy" deste mês.

Procura e demanda

José Erinaldo trabalha no ramo de bancas de revista há 13 anos, 11 deles no Congresso. Já conhece os servidores dos gabinetes parlamentares, que recebem a missão da chefia para comprar a revista masculina. A banca vende, normalmente, 40 edições da "Playboy" por mês. Desta vez, no entanto, ele pediu um reforço da distribuição: “Agora,  o movimento vai duplicar, ou, até, triplicar. Eu espero vender cerca de 90 exemplares. E

acho que vai esgotar no primeiro dia. Tomara que seja assim!”, prevê.

Congestionamento

Será que as curvas de Mônica vão congestionar a porta do Congresso?

- Abaixo algumas preciosidades que recebi, pela Internet, de diletos leitores (colaboradores):

ricardo bráulio |04/10/2007 16h20

“TODAS AS ESPOSAS DE DEPUTADOS SÃO CORNAS, AQUI EM BRASILIA.

A MONICA É SÓ MAIS UMA DAS PIRANHAS INTELIGENTES, POIS A PROFISSÃO QUE ELA SE FORMOU (JORNALISTA)  NÃO DEU CERTO E TEVE QUE IR SE REBAIXAR , QUEM DERA EU FAZER FILHO COM SENADOR E GANHAR UMA PENSÃO DESSAS. QUEM VAI SE DAR BEM É O RICARDÃO”.

Sandra |04/10/2007 16h19

“Isso tinha que ser Brasil, país de ninguém, país onde todos fazem o que querem, e não dá em nada. Bom, é uma pena ter denegrido a imagem da jornalista e ofender as prostitutas! E, a bicha é feinha, hein! Mas, como já foi mencionado, se até a Hortência  ficou bonita na foto, com essa foi igual... !”

 

Vergonha para Rondônia

 Ao agir na contramão da história democrática, contrariando a ética de seu próprio partido cuja sigla (PMDB) significa Partido do Movimento Democrático Brasileiro, o senador Valdir Raupp envergonha o povo de Rondônia, e, sobretudo, os seus milhares de eleitores.

- “Eu, como eleitor de Raupp por quatro vezes seguidas, gostaria de ouvir do senador uma explicação para o episódio em que ele destituiu da Comissão de Constituição e Justiça, um dos mais brilhantes líderes políticos, e democrata, que este país já teve, o senador Pedro Simon (PMDB)”, desabafou um conterrâneo, muito revoltado.

Ultraje

O que o ex-governador Valdir Raupp fez representa um ultraje à democracia e ao princípio da livre manifestação de pensamento no Congresso Nacional, e atenta contra a inviolabilidade de opinião e manifestação no parlamento.

- Embora o mandato deva pertencer aos partidos, o direito à opinião e manifestação é prerrogativa da pessoa humana. Não se deve misturar os dois institutos sob pena de se instaurar a ditadura dos partidos e a violação aos princípios que norteiam as constituições democráticas.

Marco Maciel

O presidente da CCJ, Marco Maciel (DEM-PE), quando divulgou a nota sobre a destituição de Simon e Jarbas Vasconcelos, desabafou: "Fiquei surpreendido com a decisão do líder do PMDB, senador Valdir Raupp, de afastar os ilustres e operosos´  senadores Jarbas Vasconcelos e Pedro Simon da condição de membros titulares da CCJ. Minha estranheza é tanto maior quando se sabe que tal procedimento não está em harmonia com as tradições da casa, caracterizada pelo respeito às opiniões dos parlamentares".

- É... com essa, VR se desacreditou de vez.

Contaminação política

“…ninguém, neste país, é tão poderoso que não possa escapar dos efeitos desta poluição (política).”

“E, como muitas pessoas, estou muito preocupado com esses tóxicos", disse o líder do Partido Social Democrata (canadense), Jack Layton. “Tenho trabalhado durante anos para banir ou reduzir os pesticidas políticos, e outros tóxicos. À luz desses recentes resultados, nosso partido redobrará seus esforços porque isto reforça nosso compromisso de ser duro com as pessoas que poluem e a Justiça que não age. E, é claro, este compromisso deveria estar muito além dos partidos políticos.”

- Eu pensei que o JL estava falando de brasilidade...

Bola santa

A Igreja Católica da Itália decidiu entrar em campo para que o futebol volte a ser “fator de educação e valor no país”.

Nesta semana, a Conferência Episcopal Italiana (CEI) comprou o Ancona, um time que nos últimos anos enfrentou problemas financeiros e judiciais, além de estar envolvido no último grande escândalo do futebol no país, quando vários times foram condenados por participar de um esquema de manipulação de resultados.

-Por monde andamos...!

- E tem (há?) gente que condena RR Soares, Edir Macedo, Casal Hernandes, e por aí afora.

Para refletir

“Brasileiro é um povo trabalhador. Mentira. Brasileiro é vagabundo, por excelência. O brasileiro tenta se enganar, fingindo que os políticos que  ocupam cargos públicos no país, surgiram de Marte, e pousaram em seus cargos, quando na verdade, são oriundos do povo”. - Arnaldo Jabor

Fonte: roquevha@hotmail.com

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Maurício Carvalho e Sebrae/RO unem forças para impulsionar o empreendedorismo rural em Rondônia

Deputado Maurício Carvalho e Sebrae/RO unem forças para impulsionar o empreendedorismo rural em Rondônia

Em encontro realizado no dia 26 de novembro em Brasília/DF, o deputado federal Maurício Carvalho, o Presidente do Conselho Deliberativo Estadual do

Deputado Alex Redano propõe ampliação do atendimento para 24h na Delegacia da Mulher em Rondônia

Deputado Alex Redano propõe ampliação do atendimento para 24h na Delegacia da Mulher em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou a Indicação Nº 9655/24 ao Poder Executivo do Estado de Rondônia, sugerindo a ampliação do

Deputado Alex Redano destaca importância de campanhas educativas para a proteção das mulheres em Rondônia

Deputado Alex Redano destaca importância de campanhas educativas para a proteção das mulheres em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou a Indicação nº 9654, que sugere ao Poder Executivo, em parceria com a Secretaria de Estad

Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia

Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia

Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia aprovaram, durante a sessão desta semana, dois importantes projetos que promovem mudanç

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)