Domingo, 3 de abril de 2011 - 11h32
O Projeto Estradão está baseado em cinco pontos que preveem o encascalhamento de 100% das estradas não pavimentadas de responsabilidade do Estado; substituição de pontes de madeira; abertura laterais das estradas; sinalização das estradas (com os nomes das rodovias e linhas vicinais, indicando os próximos municípios, curvas e locais perigosos) e a Iluminação dos trevos estaduais. O ‘Estradão’ será executado pelo Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER).
O projeto foi lançado na manhã deste sábado (2), no parque de exposições de Cacoal, pelo governador Confúcio Moura e pelo diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), engenheiro Lúcio Mosquini.
Rondônia – na visão do governador Confúcio – vive ótimo momento e o Governo precisa dar sustentabilidade para que os trabalhadores ajudem a fomentar a economia. “O que é produzido no campo não pode se perder por falta de estradas em condições de trafegabilidade”, disse Confúcio, afirmando que o Projeto Estradão impulsionar o desenvolvimento de Rondônia.
Lúcio Mosquini destacou a importância do ‘Estradão’, seu primeiro grande projeto que começa a ganhar corpo. “Sem estradas não há desenvolvimento. Precisamos dar condições de tráfego ao grande e pequeno produtor, que formam a base da economia rondoniense”, enfatizou o diretor.
Disse também que o Estado pretende dobrar o total de quilômetros de estradas não pavimentadas de responsabilidade do DER. Para isso, afirmou Mosquini, o Governo fará parcerias com as prefeituras e adotará critérios técnicos para adotar as estradas municipais, como tráfego e importância.
Conforme Mosquini, a ideia de reabrir a Residências Regionais de Jaru e Alvorada do Oeste foi reforçada durante a idealização do Projeto Estradão. A unidade de Jaru foi reaberta em fevereiro e a de Alvorada na última sexta-feira. Elas irão funcionar com as demais regionais: Porto Velho, Ariquemes, Ouro Preto, Ji-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno, Colorado do Oeste, Vilhena.
Para Mosquini, o ‘Estradão’ será um marco na história de Rondônia, haja vista que as estradas ganharão um tratamento diferenciado, inclusive com a iluminação dos trevos. “Só mesmo quem precisa trafegar pelas estradas vicinais sabe o quanto é importante a sinalização e a iluminação”, acrescentou.
A festa contou as presenças do chefe da Casa Civil, Ricardo Sá; dos senadores Valdir Raupp e Acir Gurgacz; dos deputados federais Nilton Capixaba, Natan Donadon e Marinha Raupp; dos deputados estaduais Valter Araújo (presidente da Assembleia), Jesualdo Pires, Luizinho Goebel, Maurão de Carvalho, Glaucione Neri, Valdivino Tucura e Lourival Amorim, além dos prefeitos de Cacoal, Jaru, Espigão do Oeste, Cerejeiras, Castanheira, Primavera de Rondônia, Ministro Andreazza, Novo Horizonte e Seringueiras e dos residentes regionais do DER.
Fonte: Decom
Deputado Alex Redano propõe ampliação do atendimento para 24h na Delegacia da Mulher em Rondônia
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou a Indicação Nº 9655/24 ao Poder Executivo do Estado de Rondônia, sugerindo a ampliação do
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou a Indicação nº 9654, que sugere ao Poder Executivo, em parceria com a Secretaria de Estad
Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia
Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia aprovaram, durante a sessão desta semana, dois importantes projetos que promovem mudanç
Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) celebrou a retomada das obras de asfaltamento no bairro Jardim Santana, na Zona Leste de Porto Velho, como parte do