Quarta-feira, 25 de junho de 2008 - 22h37
Gestores públicos de todo o Estado, como o governador Ivo Cassol, a presidente do TJRO, desembargadora Zelite Andrade Carneiro, os prefeitos José de Abreu Bianco, Sueli Aragão, o presidente da Associação Rondoniense de Município e prefeito do município de Vale do Paraíso, Luiz Carlos Sorroche, procuradores de estado e de diversos municípios, técnicos de informática e advogados assistiram hoje(25) pela manhã a duas palestras sobre o tema Governo Eletrônico, proferida por especialistas de Santa Catarina e São Paulo.
Ao discursar na primeira parte do encontro, o governador Cassol mostrou seu entusiasmo com a idéia lançada pela desembargadora Zelite, de desenvolvimento de um modelo de Estado Digital. Para os presentes, ficou claro que o estado digital é aquele que permite que o cidadão seja incluído no mundo digital, com acesso fácil à intenet e aos serviços que sejam disponibilizados pelo governo, pelo judiciário ou pelo legislativo.
Na ocasião, a presidente do TJ teceu elogios ao Governador Cassol, por sua sensibilidade no trato com as demandas do Judiciário, e salientou a importância da discussão sobre o que há de mais moderno no mercado de tecnologia. Apontando a relevância de Rondônia torna-se o primeiro Estado Virtual do Brasil.
A presidente explicou que o PROJUDI é hoje o carro-chefe do judiciário rondoniense, mas enfatizou que existem outros projetos em andamento. "A nossa justiça é a mais ágil do país e estamos procurando torná-la a mais econômica, mais eficiente e próxima do ideal de justiça que nos anima a todos os operadores do direito".
A primeira palestra do dia foi ministrada pelo especialista em soluções digitais para a justiça, Ilson A. Stabile, que participou e liderou o desenvolvimento de diversas soluções de informática para o Governo do Estado de Santa Catarina. Na palestra foram abordados assuntos sobre as vantagens do mundo digital, redução de tempo, de custos, celeridade nas ações e cuidado com o meio ambiente.
O governador, Ivo Cassol, disse ter plena convicção que o Estado terá uma economia expressiva e de imediato refletirá diretamente no cidadão. "Vamos economizar tempo, papel, trabalho humano e além de tudo isso, iremos proporcionar um trabalho ágil".
Já na visão da administração municipal, a prefeita de Cacoal, Sueli Aragão, explicou que veio buscar conhecimento e transmiti-lo na sua administração, através de todos as ferramentas disponíveis dentro da tecnologia apresentada pelos palestrantes.
Após o encerramento das palestras destinadas aos Poderes do Estado e Municípios, reuniram-se representantes do executivo estadual, judiciário e Ministério Público que decidiram formalizar um acordo de cooperação e gestão tecnológica, gerenciada pela secretaria estadual de planejamento, para a formulação de um projeto de aquisição e operação de infraestrutura de comunicação digital que atenda às necessidades dos órgãos do estado e dos municípios.
Fonte: TJ/RO
Deputada Dra. Taíssa destaca asfaltamento ao redor do hospital Regional de Guajará-Mirim
Na terça-feira (16), a deputada Dra. Taíssa Sousa (Podemos) visitou o Hospital Regional de Guajará-Mirim, obra de grande importância para a saúde pú
Deputado Lucas Torres solicita lotação de delegado na Polícia Civil de Extrema
O deputado estadual Delegado Lucas (PP) apresentou uma indicação ao governo de Rondônia e à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (S
Recursos na conta da Prefeitura para nova rodoviária de Cacoal
O deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil) disse nesta segunda-feira (13) que os recursos para a construção da nova rodoviária intermunicipal d
Com apoio do deputado Alan Queiroz, Festival Rondônia de Música será realizado no ano de 2025
O deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) destinou uma emenda parlamentar que viabilizou a realização do Festival Rondônia de Música (Rondofest), u