Segunda-feira, 4 de junho de 2012 - 06h04
Realizado na cidade de Manaus, na sede do governo do Amazonas, o Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que reúne os chefes do Executivo estadual dos noves estados da região, definiram na última sexta-feira, 1º, o documento final com a posição dos Estados para a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) que será realizada nos próximos dias no Rio de Janeiro.
A carta foi entregue a ministra Ideli Salvati, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República para ser repassada a presidenta Dilma Rouseff.
Intitulado como “Carta dos Governadores da Amazônia”, o documento contem as considerações que reflete a posição dos Estados junto ao governo Federal. Estiveram presentes no Fórum os governadores de Roraima, José de Anchieta; do Amazonas, Omar Aziz; do Mato Grosso, Sinval da Cunha; Confuncio Aires, de Rondônia e os vice-governadores do Pará, Acre, Amapá e Tocantins, além do secretário do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Carlos Mendes, representando a governadora do Maranhão, Roseana Sarney.
Pelo governo Federal as ministras Izabella Teixeira, do Meio Ambiente e Ideli Salvati, da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, participaram da discussão final da Carta.
Entre as proposições da Carta estão a criação do Conselho do Desenvolvimento Sustentável com a participação dos governos Federal e Estaduais, sociedade civil organizada e os municípios para que o desenvolvimento sustentável possa acontecer de forma mais efetiva na região Amazônica como um espaço de dialogo permanente e compromissos com a região Amazônica.
Para o governador Anchieta Júnior “A Carta posiciona a Amazônia como região estratégica para o Brasil e o mundo. A Amazônia é uma região caracterizada por uma imensa riqueza e por uma imensa exclusão. Temos que dar prioridade para as pessoas que vivem na Amazônia, ampliar os investimentos em Ciência e Tecnologia e criar um modelo de desenvolvimento para a região que concilie desenvolvimento, preservação e inclusão social”, diz Anchieta
No documento também está formalizado o pedido de uma nova estrutura de governança que considere o modelo sustentável, inclusão social, a erradicação da pobreza, economia verde e inclusiva, implementação de ferramentas para a regularização fundiária e o Programa de Aceleração do Crescimento da Economia da Floresta na Amazônia (PAC Florestal) que tem o objetivo de impulsionar o crescimento do setor florestal.
Durante toda a manhã de hoje, governadores e ministras, debateram e esclareceram diversos pontos da Carta. Em entrevista coletiva, Ideli Salvati, destacou o apelo mundial da Amazônia e a relevância que a região terá durante a conferência da ONU. “É fundamental essa iniciativa dos governadores de construir esse documento colocando suas necessidades, os avanços e os pleitos para o governo Federal”. Ideli ressaltou ainda que a Carta dos Governadores é uma das principais deliberações em avançar nos temas que será debatido na Rio+20.
Já a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, destacou a evolução da Amazônia nos últimos 20 anos quando foi realizada a ECO 92. “Se comparamos a Amazônia 20 anos atrás e como ela se apresentava ao mundo com altos índices de desmatamentos e queimadas, e hoje temos uma região que vai se apresentar ao mundo com a menor taxa de desmatamento da história e com avanços nas suas políticas de desenvolvimento regional”, disse.
O governador do Amazonas, Omar Aziz, enfatizou que os governadores da região irão continuar com o apoio a política energética do governo Federal para a Amazônia. “Fizemos tratativas sobre o documento e nele está reforçado o nosso apoio irrestrito para a sua política energética na região, pois sem isso não será possível futuramente desenvolver esses estados”, afirmou Aziz.
Ao final do Fórum, os governadores e a ministra Ideli Savalti ouviram os representantes dos grupos majoritários do Encontro de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, que estavam reunidos desde último dia 3º de maio, no hotel Tropical e receberam a “Carta da Amazônia Brasileira para Rio+20”, documento construído com as proposições dos segmentos da iniciativa privada, trabalhadores e sindicatos, mulheres, crianças e juventude, agricultores, povos indígenas e comunidades tradici
Fonte: Roraima em foco / Hanna Gonçalves
Motocross em Rondônia: Cacoal recebe primeira etapa do Campeonato Estadual
O motocross em Rondônia vive um momento de destaque e evolução, impulsionado pelo apoio de figuras políticas que acreditam no potencial do esporte p
Deputado Alex Redano prestigia reunião nacional de presidentes de Assembleias Legislativas em Belém
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), deputado Alex Redano, marcou presença na Reunião Ordinária do Colegiado de Presidentes
“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência
Com fala contundente durante a audiência pública realizada em Alta Floresta do Oeste nesta quinta-feira (24), o deputado Ismael Crispin (MDB) reforç
Deputado Cirone Deiró destina R$ 100 mil para abertura do Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal
Com o apoio do deputado Cirone Deiró, a abertura do Campeonato Estadual de Motocross será realizada neste sábado, 26 e domingo 27 de abril em Cacoal