Domingo, 26 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Governança aplicada ao setor público é tema de evento feito pelo TCE-RO para seus membros e servidores



Contando com a participação de membros, secretários, diretores e assessores do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO) e do Ministério Público de Contas (MPC-RO), foi realizada nessa segunda-feira (19) a abertura do evento Governança aplicada ao Setor Público, ação realizada pela Corregedoria-Geral (CG) da Corte de Contas com o apoio da Escola Superior de Contas (Escon), cujo foco é o repasse de conceitos de governança corporativa aplicada à administração pública.Governança aplicada ao setor público é tema de evento feito pelo TCE-RO para seus membros e servidores - Gente de Opinião

A capacitação, que se estende até esta terça-feira (20), na sala de aula II da Escon, tem como instrutor o auditor federal de controle externo Renato Braga, que, inicialmente, citou a importância dos estudos referentes à temática para que se possa compreender o modelo de governança corporativa proposto para o setor público, até o ponto em que sejam identificadas oportunidades de melhoria, bem como práticas que levem à implantação de mecanismos de governança na organização.

Fundamentado no Referencial Básico de Governança Aplicável a Órgãos e Entidades da Administração Pública (acesse aqui), publicado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o instrutor pontuou, entre outros aspectos, os ganhos que uma boa governança e uma boa gestão trazem não só para a área estatal, mas para a sociedade em geral, a partir da oferta de serviços públicos com excelência e efetividade.

Abordou também as diferenças entre os conceitos de governança e gestão: “A rigor, a governança é o que fazer, enquanto a gestão compreende como fazer”, acentuou Renato Braga.

No setor público, a governança, de acordo com o instrutor, se constitui em mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão, visando à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade.

Além de aprimorar conhecimentos durante a parte expositiva da capacitação e realizar atividades didático-pedagógicas, os participantes também têm participado, de modo interativo com o instrutor, em discussões acerca de oportunidades de melhoria na governança do Tribunal de Contas.

Gente de OpiniãoDomingo, 26 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mudanças no governo Marcos Rocha deve começar pela Casa Civil

Mudanças no governo Marcos Rocha deve começar pela Casa Civil

Uma substituição muito importante deve acontecer o mais breve no governo Marcos Rocha. O atual Chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, deve ser subst

Projeto vidas, alcançados para alcançar recebe apoio do vereador Everaldo Fogaça

Projeto vidas, alcançados para alcançar recebe apoio do vereador Everaldo Fogaça

Na manhã desta quarta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) recebeu em seu gabinete representante do projeto social Vidas, Alcançados para Alcança

Projeto de Lei de autoria do deputado Alex Redano é sancionado e garante direitos aos mototaxistas de Rondônia

Projeto de Lei de autoria do deputado Alex Redano é sancionado e garante direitos aos mototaxistas de Rondônia

O governador em exercício de Rondônia, Sérgio Gonçalves da Silva, sancionou a Lei Nº 5.956/2025, de autoria do deputado Alex Redano (Republicanos).

 Deputado Jean Mendonça investe em capacitação profissional

Deputado Jean Mendonça investe em capacitação profissional

Apoiar e incentivar iniciativas que promovam a geração de renda para as mulheres é um compromisso do deputado Jean Mendonça, que tem se dedicado à i

Gente de Opinião Domingo, 26 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)