Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Governo apóia piscicultura em Alta Floresta



A proposta é verticalizar e fomentar a produção de pescado na Zona da Mata

Para viabilizar a comercialização da piscicultura em Alta Floresta do Oeste, o secretário estadual de Agricultura esteve esta semana no município para resolver a questão do escoamento do pescado da região. Carlos Magno foi acompanhado do empresário Eduardo Sbaraini de Sorriso, MT, gerente responsável pelo setor de parcerias da Indústria Brasileira de Pescados Amazônicos S.A (Nativ), empresa ligada ao grupo Sadia.

Recentemente, alguns piscicultores procuraram a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri) em busca de solução para o problema de comercialização dos peixes cultivados em cativeiro em Alta Floresta e região. O impasse para negociar o pescado é motivado pela falta de funcionamento do frigorífico local. 

O resultado disso é que está sobrando peixe para vender e o mercado nem tem capacidade de estoque, nem absorve toda produção. Preocupado, Carlos Magno fez contato com a Nativ para procurar uma saída viável. “Procuramos intermediar essa negociação porque sabemos do interesse do governador Ivo Cassol em fazer uma parceria e em realizar essa integração com contrato de compra garantida”, enfatizou o secretário de Agricultura.

Parceria

Durante a visita ao município, Eduardo Sbaraini adquiriu 15 toneladas de pescado, cujo peso médio dos peixes era de dois quilos. Sbaraini comentou que é de extrema importância para o futuro da atividade, que o pescado seja industrializado e já processado. O empresário demonstrou interesse na continuidade dessa parceria que, conforme ele, pode se estender a outros municípios.

Para Carlos Magno, o sistema de parcerias com a Nativ é de fundamental importância para o andamento e o sucesso de todo o empreendimento. “Essas ações de comercialização tem como fundamento principal ajudar o produtor a não ficar com o produto preso”, enfatizou o secretário de Agricultura que vê nesse mercado uma ótima opção para a diversificação da economia. Ele acrescentou que a piscicultura, em um futuro próximo, pode se tornar um dos carros-chefe para o desenvolvimento sustentável regional da Zona da Mata.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 24 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto vidas, alcançados para alcançar recebe apoio do vereador Everaldo Fogaça

Projeto vidas, alcançados para alcançar recebe apoio do vereador Everaldo Fogaça

Na manhã desta quarta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) recebeu em seu gabinete representante do projeto social Vidas, Alcançados para Alcança

Projeto de Lei de autoria do deputado Alex Redano é sancionado e garante direitos aos mototaxistas de Rondônia

Projeto de Lei de autoria do deputado Alex Redano é sancionado e garante direitos aos mototaxistas de Rondônia

O governador em exercício de Rondônia, Sérgio Gonçalves da Silva, sancionou a Lei Nº 5.956/2025, de autoria do deputado Alex Redano (Republicanos).

 Deputado Jean Mendonça investe em capacitação profissional

Deputado Jean Mendonça investe em capacitação profissional

Apoiar e incentivar iniciativas que promovam a geração de renda para as mulheres é um compromisso do deputado Jean Mendonça, que tem se dedicado à i

Deputada Dra. Taíssa destaca asfaltamento ao redor do hospital Regional de Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa destaca asfaltamento ao redor do hospital Regional de Guajará-Mirim

Na terça-feira (16), a deputada Dra. Taíssa Sousa (Podemos) visitou o Hospital Regional de Guajará-Mirim, obra de grande importância para a saúde pú

Gente de Opinião Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)