Terça-feira, 23 de janeiro de 2018 - 17h48
Os irmãos Victor Gabriel de Oliveira, 9 anos, e Marcos Vinicius de Oliveira, 8, foram os primeiros a ter acesso à carteira de identidade retirada no posto de identificação inaugurado no município de Governador Jorge Teixeira na segunda-feira (22) a tarde. Instalado na sede da prefeitura, o posto é o 28ª unidade de atendimento implantada a partir de parceria com prefeituras mediante termo de cooperação.
“Em apenas 25 municípios de Rondônia o serviço de carteira de identidade era feito, em mais de trinta anos. Saltamos para 43, em dois anos de trabalho, e no final do mês chegaremos a 44, com Itapuã do Oeste. E daqui a 90 dias acredito que o governo de Rondônia, através do Instituto de Identificação Engracia da Costa Francisco, estará em 100% dos municípios”, disse o vice-governador Daniel Pereira.
A instalação dos postos de identificação, feita mediante termo de cooperação com prefeituras, está permitindo que as pessoas tenham o documento em menos tempo, e evitem deslocamento para outra cidade. No caso de Governador Jorge Teixeira, seus moradores se deslocam para Jaru e até mesmo Ji-Paraná.
A instalação de postos para oferta de carteira de identidade ganhou impulso há dois anos quando, nomeado diretor-geral a Polícia Civil pelo governador Confúcio Moura, o delegado Eliseu Mûller recebeu a missão de agilizar a emissão de identidade. O vice-governador Daniel Pereira iniciou articulação com prefeitos para implantar o serviço.
Servidora há mais de 10 anos do município, Fabiana Tavares Ferreira recebeu treinamento de 15 dias no Instituto de Identificação, em Porto Velho. “Gostei muito, é um serviço de cidadania importante, agora as pessoas de Jorge Teixeira poderão evitar deslocamentos e gastos”, disse.
Assistente social que trabalha no distrito de Colina Verde, Solange Boaventura disse que não apenas na área urbana o posto fará diferença mas também no campo. “É um serviço necessário, e sua falta afeta também os agricultores. A maioria deles não tem recursos para se deslocar de um lugar a outro. Estão de parabéns o governo e a prefeitura”, disse.
Segundo o vice-governador Daniel Pereira, a ideia é avançar ainda mais, fazendo com que, do requerimento do documento até o retorno ao cidadão, o tempo não ultrapasse sete dias. “Um projeto está sendo licitado, o uso da tecnologia favorece, e em pouco tempo acredito que Rondônia será um dos estados em que a emissão de identidade seja uma das mais rápidas do país”, avalia.
HOMENAGEM
Além do posto, o governo de Rondônia em parceria com a 17ª Brigada de Infantaria e Selva (BIS) e prefeitura assinaram termo de cooperação para a construção de um memorial temático, na praça da cidade, em homenagem ao governador Jorge Teixeira de Oliveira.
“Estamos celebrando não apenas o lançamento da pedra fundamental, mas também a honra de um grande governador e funcionário do Exército, e a honra deve perdurar ao longo do tempo. Agradeço a todos, ao governo, ao Exercito, aos que se deslocaram de Porto Velho para contribuir com Governador Jorge Teixeira,” declarou o prefeito João Paciência.
O projeto do memorial começou a ser elaborado, contando com a participação da historiadora Yeda Pinheiro Borzacov.
Com presença do senador Valdir Raupp, deputados federais Lucio Mosquini, Lindomar Garçon e Marinha Raupp, o vice-governador e o presidente da Junta Comercial de Rondônia, Vladimir Oriani, anunciaram a instalação da Junta Comercial de Rondônia em Governador Jorge Teixeira, iniciativa que será levada também a outros municípios onde não há escritório do órgão, destacando-se os que sediam a Operação Teixeirão, iniciada no dia 20 de janeiro, com estudantes universitários de instituições de ensino superior do Estado levando oficinas a 9 municípios.
“A Jucer é uma das melhores do país na atualidade. Queremos que esteja presente em Rondônia para auxiliar ainda mais nossas empresas, e da mesma forma vamos ampliar a presença do Banco do Povo”, declarou Daniel Pereira.
O presidente da Jucer, Vladimir Oriani, disse que o Estado não pode ser um empecilho na vida de quem produz. “É preciso desburocratizar mais, avançar, facilitar a vida dos nossos empresários para que empregos sejam gerados”, afirmou.
Estiveram em Governador Jorge Teixeira a historiadora Yeda Borzacov; o diretor da Ditel, professor Helder Risler; diretor do Instituto de Identificação Engracia da Costa Francisco Júlio Kasper; o secretário-adjunto de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), delegado Luiz Roberto de Mattos; o comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva (BIS), general José Eduardo Leal de Oliveira; os deputados Adelino Follador e Ribamar Araújo e outras autoridades.
Leia mais:
Emissão de carteiras de identidade aumenta
em mais de 70% em Rondônia
Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Fotos: Marcos Nobre Jr.
Secom - Governo de Rondônia
Deputada Dra. Taíssa destaca asfaltamento ao redor do hospital Regional de Guajará-Mirim
Na terça-feira (16), a deputada Dra. Taíssa Sousa (Podemos) visitou o Hospital Regional de Guajará-Mirim, obra de grande importância para a saúde pú
Deputado Lucas Torres solicita lotação de delegado na Polícia Civil de Extrema
O deputado estadual Delegado Lucas (PP) apresentou uma indicação ao governo de Rondônia e à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (S
Recursos na conta da Prefeitura para nova rodoviária de Cacoal
O deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil) disse nesta segunda-feira (13) que os recursos para a construção da nova rodoviária intermunicipal d
Com apoio do deputado Alan Queiroz, Festival Rondônia de Música será realizado no ano de 2025
O deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) destinou uma emenda parlamentar que viabilizou a realização do Festival Rondônia de Música (Rondofest), u