Quinta-feira, 3 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Governo de Rondônia inicia ano de 2018 com estrutura administrativa mais enxuta


O governo de Rondônia inicia o ano de 2018 com uma estrutura administrativa mais enxuta e menos onerosa. A reforma administrativa do Executivo, aprovada na sessão plenária do dia 13 de dezembro de 2017, foi sancionada pelo governador Confúcio Moura na quarta-feira (20).

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) assume as atribuições e competências da Superintendência de Estado de Políticas sobre Drogas (Sepoad), extinta com as medidas de contenção de gastos. No projeto original, o governo fez ajustes, a partir de discussões com parlamentares de maior atuação no setor de segurança pública, garantindo a manutenção da estrutura atual da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). O principal argumento é de que tramita no Congresso o projeto de emenda constitucional que cria a polícia penitenciária.

O artigo 161 prevê que a Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo (Fease), vinculada à Secretaria de Estado de Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), terá por finalidade o atendimento socioeducativo no Estado de Rondônia por meio do incremento e a manutenção das execuções de medidas socioeducativas de internação e semiliberdade, destinadas a adolescentes em conflito com a lei.

A Fease compete administrar os Centros de Atendimento a Adolescentes Infratores; administrar orçamentária e financeira os recursos destinados à Fundação; coordenar a programação física e financeira das ações desenvolvidas pelos Centros de Atendimento a Adolescentes Infratores; elaborar e programar a política de formação, qualificação e capacitação dos socioeducadores para atendimento a adolescentes.

Estabelecerá, em parceria com outros órgãos estaduais, iniciativa privada, organismos não governamentais, nacionais e internacionais, a execução de programas e projetos que visem à formação e qualificação profissional para o grupo pertencente à faixa etária dos 16 anos e esteja sob medida socioeducativa.

É a terceira reforma administrativa do atual governo, tem por objetivo promover ajustes para imprimir um novo ritmo de trabalho no Estado.  De acordo com o governador Confúcio Moura, é possível “fazer mais com menos”, sem prejuízo da prestação de serviços públicos de qualidade, melhorando o atendimento direto ao cidadão rondoniense sem, contudo, onerar os cofres públicos.

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) foi contemplada na reforma com reestruturação de cargos. O órgão passa a ter cargos em comissão e funções gratificadas para atender necessidades nos município onde mantém regionais.


Fonte
Texto: Abdoral Cardoso
Fotos: Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 3 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente Alex Redano recebe superintendente dos Correios em Rondônia e destaca parceria institucional

Presidente Alex Redano recebe superintendente dos Correios em Rondônia e destaca parceria institucional

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), recebeu nesta quarta-feira o superintendente dos Correios n

Presidente Alex Redano celebra credenciamento de clínicas para cirurgias ortopédicas e exames de imagem em Ariquemes

Presidente Alex Redano celebra credenciamento de clínicas para cirurgias ortopédicas e exames de imagem em Ariquemes

Os moradores de Ariquemes e de toda a região do Vale do Jamari agora terão acesso a cirurgias ortopédicas e exames de imagem sem a necessidade de de

Nota da ASPRORURAL JEQUITIBÁ sobre votação na Câmara Municipal de Porto Velho

Nota da ASPRORURAL JEQUITIBÁ sobre votação na Câmara Municipal de Porto Velho

A ASPRORURAL JEQUITIBÁ vem por meio desta nota expressar sua profunda preocupação e lamentar a votação da Câmara dos vereadores que aprovou a Marqui

Cristiane Lopes destina 360 mil para ampliar atendimento aos Autistas em Rondônia

Cristiane Lopes destina 360 mil para ampliar atendimento aos Autistas em Rondônia

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, a deputada federal Cristiane Lopes reafirmou seu compromisso com a causa ao v

Gente de Opinião Quinta-feira, 3 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)