Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Hélio lembra excluídos em painel na Conferência Nacional da OAB


 
“É triste presenciar milhares de cidadãos que estão tendo seus direitos esquecidos em nosso país. O direito à saúde, segurança e saneamento básico é esquecido pelos nossos governantes. O direito a um trabalho digno é esquecido pelos patrões. O direito à cidadania é esquecido pelas autoridades. O direito a uma infância livre é esquecido pelos adultos”.

A observação é do presidente da OAB Rondônia, advogado Hélio Vieira, ao abrir, na tarde desta quinta-feira, 13, o painel ‘Direitos Esquecidos’, na XX Conferência Nacional da OAB, em Natal (RN).

Presidindo o painel, Hélio destacou ainda o brilhantismo dos palestrantes e, antes de declarar aberto os trabalhos, lembrou ainda que há nesse mundo milhões de pessoas esquecidas pelo direito. “Cabe a cada um de nós lembrar todos os dias que o direito de nossos cidadãos não são nada além do que nosso próprio direito, e por eles lutar de modo implacável”, lembrou.

Com uma administração que trabalha na defesa da advocacia e pelo fortalecimento da cidadania, focando na parceria com os movimentos sociais, o presidente da OAB Rondônia reafirmou sua crença de que a XX Conferência Nacional retifica a já conhecida opção da advocacia brasileira pela defesa dos menos favorecidos. De acordo com Hélio Vieira, a própria definição de um painel sobre os direitos esquecidos é mais um indicativo dessa preferência pela defesa do estado democrático de direito e de uma sociedade mais justa e igual para todos.

O painel 14 da Conferência nacional da OAB, presidido por Hélio Vieira foi composto ainda por juristas de renome como Dalmo Dallari, Flávio Piovesan, Ângela Serra Sales, Azilene Inácio Kaingáng e Eduardo Rabenhorst. Eles abordaram os temas proteção dos defensores dos direitos humanos; questão indígena no Brasil; proteção dos saberes tradicionais e as ameaças de globalização; constituição e proteção de grupos vulneráveis; e as ações afirmativas nos 20 anos da Constituição.

Hélio Vieira encerrou o painel considerando da maior relevância os temas debatidos e disse acreditar que eles dão uma importante contribuição às ações de apoio à cidadania, levadas a efeito pela OAB.

Fonte: Ascom/OAB-RO

Gente de OpiniãoSexta-feira, 24 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mudanças no governo Marcos Rocha deve começar pela Casa Civil

Mudanças no governo Marcos Rocha deve começar pela Casa Civil

Uma substituição muito importante deve acontecer o mais breve no governo Marcos Rocha. O atual Chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, deve ser subst

Projeto vidas, alcançados para alcançar recebe apoio do vereador Everaldo Fogaça

Projeto vidas, alcançados para alcançar recebe apoio do vereador Everaldo Fogaça

Na manhã desta quarta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) recebeu em seu gabinete representante do projeto social Vidas, Alcançados para Alcança

Projeto de Lei de autoria do deputado Alex Redano é sancionado e garante direitos aos mototaxistas de Rondônia

Projeto de Lei de autoria do deputado Alex Redano é sancionado e garante direitos aos mototaxistas de Rondônia

O governador em exercício de Rondônia, Sérgio Gonçalves da Silva, sancionou a Lei Nº 5.956/2025, de autoria do deputado Alex Redano (Republicanos).

 Deputado Jean Mendonça investe em capacitação profissional

Deputado Jean Mendonça investe em capacitação profissional

Apoiar e incentivar iniciativas que promovam a geração de renda para as mulheres é um compromisso do deputado Jean Mendonça, que tem se dedicado à i

Gente de Opinião Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)